Autor |
Co-autor |
Artigos |
Aletea Hoffmeister Mattes |
Rosangela Cherem |
ARTE CONTEMPORÂNEA:
INJUNÇÕES TEMPORAIS E ARTICULAÇÕES COM O ESPECTADOR |
Alexandre Santos |
--- |
AS IMAGENS EM TRÂNSITO DE ORLAN |
Almerinda da Silva Lopes |
--- |
MARY VIEIRA: "CRIAR É ROMPER LIMITES E PARÂMETROS" |
Ana Emília Jung |
--- |
O ESTRANGEIRO COMO UMA CONDIÇÃO DA IMAGEM NA SÉRIE POLAROIDS DE ROBERT FRANK |
Ana Maria Tavares Cavalcanti |
--- |
TRANSVERSALIDADES NAS ARTES VISUAIS – RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARTE NO BRASIL |
Angela Maria Grando Bezerra |
--- |
(DES)ARTICULAR SITUAÇÕES: CERTAS IDEIAS CONCEITUAIS |
Anita Prado Koneski |
--- |
REFLEXÔES SOBRE UM “MODO OUTRO” DE SER ESCRITURA |
Aparecido José Cirilo |
Ciliane Celante |
AMÉRICA: 500 ANOS DE DEVASTAÇÃO E SAQUE (DE WASHINGTON SANTANA): DO ANTI-MONUMENTO À ARTE PÚBLICA EM VITÓRIA, ES |
Atila Ribeiro Regiani |
Ruth Moreira de Sousa |
ARTE EM DESLOCAMENTO: EXPERIMENTAÇÕES EM CIRCUITOS NÃO – INSTITUCIONAIS |
Bárbara Duarte |
--- |
“VENTANIA”, DE ATHOS BULCÃO: PAINEL ARQUITETÔNICO E MURAL MODERNISTA |
Bianca Knaak |
--- |
PARA UMA HISTÓRIA DA MAIOR MOSTRA DE ARTE DA AMÉRICA LATINA: AFIRMAÇÕES TRANSVERSAIS, CURADORIAS, PROJETOS E OPORTUNIDADES |
Bráulio Romeiro |
--- |
NONSITES: OS LIMITES DO MAPEAMENTO |
Carla Beatriz Benassi |
--- |
COLETIVOS DE ARTE NA ATUALIDADE BRASILEIRA: PANORAMA, APRESENTAÇÃO E DOIS ESTUDOS DE CASO |
Carmen Regina Bauer Diniz |
--- |
MOVIMENTOS FEMINISTAS DA DÉCADA DE SESSENTA E SUAS MANIFESTAÇÕES NA ARTE CONTEMPORÂNEA |
Carmen Sylvia Guimarães Aranha |
Amaury C. Brito
Alex Rosato
Evandro C. Nicolau |
ASAS DO OLHAR: CRIATIVIDADE NAS ARTES VISUAIS |
Célia Maria Antonacci Ramos |
--- |
POLÍTICAS E POÉTICAS NO PÓS-COLONIALISMO |
Célia Maria Antonacci Ramos |
Aracéli Cecília Nichelle e Pedro Teixeira |
POR GENTILEZA, QUE MURO É ESSE? |
Christine Pires Nelson de Mello |
--- |
RETRATOS IN MOTION: O BEIJO – VIDEOINSTALAÇÃO DE luiz duVa |
Claudia Maria Guanais Aguiar Fausto |
--- |
TRADIÇÃO DE RENDAS EM POLICROMIAS DE TRES IMAGENS SACRAS CATÓLICAS DE SALVADOR |
Cristian Poletti Mossi |
Marilda Oliveira de Oliveira |
SOBRE HABITAR VESTES E DESABITAR CORPOS:
A PRODUÇÃO CRÍTICA DA ARTE |
Cristiane P. De Alcântara |
Juscelino Humberto Cunha Machado Junior |
ARTE E URBE: RE-SIGNIFICAÇÔES DA PAISAGEM |
Dalila dos Santos Cerqueira Pinto |
--- |
PAISAGEM / PASSAGEM A ARTE DO ESPETÁCULO NO PANORAMA DE VICTOR MEIRELLES E NO SISTEMA VISORAMA |
Daniel Hora |
--- |
ARTE-HACKEAMENTO NA ERA DA REPROGRAMABILIDADE TECNOLÓGICA |
Daniela Pinheiro Machado Kern |
--- |
PAISAGEM MODERNA: BAUDELAIRE, RUSKIN E AS GRANDES EXPOSIÇÕES DE 1851 E 1855 |
Danielle Rodrigues Amaro |
--- |
A CRUZ DESCONHECIDA PELOS DEMÔNIOS |
Domingos Sávio de Castro Oliveira |
--- |
A (RE)DESCOBERTA DE UM MONUMENTO DA BELÉM DO GRÃO-PARÁ DO SÉCULO XVIII: O (O)CASO DA CAPELA POMBO |
Dulce Regina Baggio Osinski |
--- |
IMAGENS NA REDE: AS ARTES VISUAIS E A FESTA CIBERNÉTICA |
Edjane Cristina Rodrigues da Silva |
--- |
INFLUÊNCIA DA ICONOGRAFIA
INDO-PORTUGUESA NA REPRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS DO MONTE |
Eduardo Tsutomu Murayama |
--- |
A CAPELA DE SANTA TERESA DA VENERÁVEL ORDEM TERCEIRA DO CARMO DA CIDADE DE SÃO PAULO E O RESGATE DA PINTURA DO PADRE JESUÍNO DO MONTE CARMELO |
Edvaldo Souza Couto |
--- |
DANILLO BARATA: AS FRONTEIRAS TECNOLÓGICAS DO CORPO-IMAGEM |
Elena O´Neill |
--- |
AS OPERAÇÕES DE LÁSZLÓ MOHOLY-NAGY: ESPAÇO, LUZ E MOVIMENTO |
Elke Otte Hulse |
--- |
O TROMPE L'OEIL NA TAPEÇARIA |
Elyane Lins Corrêa |
--- |
A ARTE CONTEMPORÂNEA E A NECESSIDADE DA FILOSOFIA |
Fábio Lopes de Souza Santos |
Vanessa Rosa Machado |
LYGIA PAPE NA TERRA DOS BRASIS ENTRE TUPINAMBÁS E CÍLIOS POSTIÇOS |
Fabricia Cabral de Lira Jordão |
--- |
APONTAMENTOS SOBRE A ARTE CONCEITUAL NO NORDESTE:
PAULO BRUSCKY E NAC/UFPB |
Fátima Nader Simões Cerqueira |
Almerinda da Silva Lopes |
ADRIANA VAREJÃO:
O CORPO CANIBAL NAS FIGURAS DE CONVITE |
Felipe Scovino Gomes Lima |
--- |
DRIBLANDO O SISTEMA: UM PANORAMA DO DISCURSO DAS ARTES VISUAIS BRASILEIRAS DURANTE A DITADURA |
Fernanda Lopes Torres |
--- |
NOTAS SOBRE NOSSO TEMPO HISTÓRICO A PARTIR DE ALGUNS TRABALHOS DE YVES KLEIN, ANDY WARHOL E ROBERT SMITHSON |
Fernanda Maria Trentini Carneiro |
Sandra Makowiecky |
A ENVOLTURA BARROCA ENTRE ADRIANA VAREJÃO E A CIDADE |
Fernanda Pequeno da Silva |
--- |
NOTAS DE PESQUISA SOBRE O FILME CATITI CATITI DE LYGIA PAPE |
Francisco de Assis Portugal Guimarães |
--- |
“OBRA ABERTA”: UMA PLURALIDADE DE SIGNIFICANTES |
Gentil Porto Filho |
--- |
ARTE COMO TEORIA DA ARTE:
O PARADIGMA LINGÜÍSTICO NA ARTE NORTE-AMERICANA DOS ANOS SESSENTA |
Giuliano Orsi Marques de Carvalho |
Édis Evandro Teixeira de Carvalho |
TRANSDISCIPLINARIDADES: A ARTE NO ENSINO DE DIFERENTES DISCIPLINAS |
Greice Antolini Silveira |
Nara Cristina Santos |
A INTERATIVIDADE COMO MEDIADORA DA COMPREENSÃO DA REALIDADE VIRTUAL:
EM HEARTSCAPES, DE DIANA DOMINGUES |
Guilherme Freitas Grad |
--- |
ARTE PÚBLICA NA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS POLÍTICOS E CONHECIMENTO DO SUJEITO AUTOR |
Jacqueline Wildi Lins |
--- |
O RETRATO COMO BIOGRAFIA EM VALDA COSTA:
O DIÁLOGO ENTRE VIDA E OBRA |
Jordana Falcão Tavares |
Maria Elizia Borges |
PROJETO A-PONTE PARA A ARTE
MODOS DE OLHAR E PENSAR A ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO |
Jorge Anthonio e Silva |
--- |
A ARQUITETURA DO (IN) SENSATO |
José Afonso Medeiros Souza |
--- |
NOTAS SOBRE A TRANSVERSALIDADE NA PESQUISA E NO CONHECIMENTO EM ARTE E A CONDIÇÃO DE PERIFÉRICOS.
QUE TRANSVERSALIDADE? |
José Claudio Cruz e Silva |
Gentil Porto Filho |
DESVIO BRASILEIRO: O DÉTOURNEMENT EM “LUIS INÁCIO GUEVARA DA SILVA” DE RAUL MOURÃO |
Juzélia de Moraes Silveira |
Ayrton Dutra Correa |
O SEXO NA OBRA DE ROBERT MAPPLETHORPE: APONTAMENTOS SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE COMO ABORDAGEM NA ARTE CONTEMPORÂNEA |
Laudete Vani Balestreri |
--- |
CARTOGRAFIAS SUBJETIVAS: ENUNCIADAS DE UM ESTAR AÍ POÉTICO |
Lilian de Carvalho Soares |
--- |
MADOZ: A FOTOGRAFIA E A VIRTUALIZAÇÃO DO SENTIDO |
Lilian Maus Junqueira |
James Zortéa Gomes |
O ATELIÊ ABERTO COMO INTERFACE DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM ESFERA PÚBLICA: EXPERIÊNCIAS DO ATELIER SUBTERRÂNEA |
Lorena Pompei Abdala |
Míriam da Costa Mendonça |
PRÁTICAS DE SI: MODA COMO REPRESENTAÇÃO SIMBÓLICA |
Luciana Carla de Almeida |
--- |
PAULO BRUSCKY: INCURSÕES PELO CINEMA EXPERIMENTAL E O FILME DE ARTISTA |
Luciane Ruschel Nascimento Garcez |
Sandra Makowiecky |
HUBERT DUPRAT E CILDO MEIRELES: A FORÇA DA MATÉRIA EM UM MUNDO SEM FRATURAS |
Luciano Vinhosa Simão |
--- |
DOCUMENTOS E REGISTROS: UM PONTO DE VISTA CRÍTICO SOBRE OS DISCURSOS DA ARTE E A FOTOGRAFIA |
Ludmilla da Silva Ribeiro Britto |
--- |
DE MALLARMÉ À VICENTE DO REGO MONTEIRO: A POESIA VISUAL NA OBRA DE PAULO BRUSCKY |
Luiz Alberto Ribeiro Freire |
--- |
IMAGINÁRIA E IMAGINÁRIO NO BRASIL COLONIAL |
Luiz Cláudio da Costa |
--- |
O EFEITO-ARQUIVO: A TRANSVERSALIDADE COMO ESPAÇO DISCURSIVO |
Luiz Felipe Ferreira |
--- |
ÍNDIOS DE CORDÃO: IDENTIDADE BRASILEIRA E CARNAVAL |
Luiz Sérgio de Oliveira |
--- |
VANGUARDAS, NEOVANGUARDAS, GEOVANGUARDAS:
OS DESAFIOS DA HISTÓRIA DA ARTE DIANTE DAS NOVAS PRÁTICAS DE ARTE NA ESFERA PÚBLICA |
Luizan Pinheiro |
--- |
INTERVENÇÃO URBANA: DA MÁQUINA DE GUERRA, OS DISPAROS |
Madalena de Fátima Zaccara Pekala |
Marluce de Vasconcelos Carvalho |
CONSTRUÇÃO E DESAFIO: O DISCURSO POÉTICO NA OBRA DE ORIANA DUARTE |
Madalena de Fátima Zaccara Pekala |
--- |
TEXTO E IMAGEM, MEMÓRIA E FICÇÃO NA OBRA DE ALICE VINAGRE |
Marcelo Mari |
--- |
SIMILARIDADES POÉTICAS: LIVRO-POEMA E BICHOS |
Márcia Regina Pereira de Sousa |
--- |
POESIA CONCRETA, EXPERIÊNCIAS NEOCONCRETAS E AS ORIGENS DO LIVRO DE ARTISTA NO BRASIL |
Marcos Rizolli |
--- |
A ARTE CONTEMPORÂNEA E O ESPECTADOR CRIATIVO |
Maria Antonia Couto da Silva |
--- |
“NUNCA A PAISAGEM FOI ASSIM LAVRADA NO RIO DE JANEIRO: COMENTÁRIO ACERCA DA OBRA DO FOTÓGRAFO REVERT HENRIQUE KLUMB” |
Maria de Fátima Morethy de Couto |
--- |
ENTRE A HISTÓRIA E A CRÍTICA |
Maria do Carmo Couto da Silva |
--- |
IMAGENS DA MULHER E DA MORTE NA ARTE DO SÉCULO XIX BRASILEIRO: TENDÊNCIAS SIMBOLISTAS NA ESCULTURA DE RODOLFO BERNARDELLI |
Maria Luisa Luz Tavora |
--- |
A GRAVURA DE MARÍLIA RODRIGUES, ANOS 60: MÚLTIPLOS DE TENSÃO E INTERIORIDADE |
Maria Madalena Roberto Cabral |
Maria Elizia Borges |
ARTE PÚBLICA: TRAÇANDO O ROTEIRO DA ESCULTURA EM GOIÂNIA |
Marília Andrés Ribeiro |
--- |
A TRANSVERSALIDADE NAS POÉTICAS DE GEGO E JORGE DOS ANJOS |
Marina Pereira de Menezes |
--- |
NOTAS DE PESQUISA SOBRE O ARTISTA E SUA FORMAÇÃO |
Marisa de Oliveira Mokarzel |
--- |
IMPRECISAS IMAGENS: A FOTOGRAFIA DE MARIANO KLAUTAU FILHO |
Marivaldo Bentes da Silva |
--- |
PARA UMA COMPREENSÃO DO DISCURSO GLOBALIZADO DA FESTA DO BOI-BUMBÁ DE PARINTINS |
Marize Malta |
--- |
O CASO DE UMA OBRA SEM LUGAR E A DISCUSSÃO SOBRE O LUGAR DA OBRA DE ARTE DECORATIVA |
Martha Telles Machado da Silva |
--- |
A EXPERIÊNCIA COM A DANÇA, A MÚSICA, O CINEMA E A ESCRITA NA REDEFINIÇÃO DO CONCEITO DE ESCULTURA DE RICHARD SERRA |
Maryclea Carmona Maués Neves |
--- |
CAMPANA E DUCHAMP: DESIGN READY TO MAKE ARTE NO MAM |
Mauricius Martins Farina |
--- |
DESCOLAMENTOS E CIRCULARIDADE. O ORIGINAL É A CÓPIA |
Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça |
--- |
O CONSUMO DO SONHO |
Mônica Maria Linhares Castrioto |
--- |
ENTRE A CRUZ E O TRIDENTE: ESPERTEZAS SIMBÓLICAS |
Nara Cristina Santos |
Henrique Neto, Patrícia Mucelin, Manoela Vares |
HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA PRODUÇÃO EM ARTE, TECNOLOGIA E MÍDIAS DIGITAIS |
Nara Cristina Santos |
--- |
EMERGÊNCIA DA ARTE E TECNOLOGIA:
POR UMA AÇÃO INCORPORADA |
Neide Marcondes |
Nara Silvia Marcondes |
ARTE CONTEMPORÂNEA/POÉTICAS em MUNDO LÍQUIDO |
Nelyse Aparecida Melro Salzedas |
Guiomar Josefina Biondo |
A TRANSVERSALIDADE DO GESTUAL NA ARTE E NA MÍDIA |
Niura A. Legramente Ribeiro |
--- |
APONTAMENTOS FOTOGRÁFICOS EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO PICTÓRICOS E GRÁFICOS |
Olympio José Pinheiro |
Haroldo Coltri Eguchi |
ARTE OU DESIGN? METODOLOGIA E IDEOLOGIA NA OBRA DOS IRMÃOS CAMPANA |
Olympio José Pinheiro |
Lucas Farinelli Pantaleão |
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: INTUIÇÃO E ACASO EM ARTE E DESIGN |
Orlando Maneschy |
Danielle Barbosa da Silva |
A PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA NA ARTE CONTEMPORÂNEA DE BELÉM: UMA ABORDAGEM DA SITUAÇÃO |
Patricia Leal Azevedo Correa |
--- |
CONSTRUÇÕES DE DANÇA: ROBERT MORRIS E SIMONE FORTI |
Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira |
--- |
AOS 31 ANOS, O FIM DE UMBRELLA, UM PERIÓDICO DISCRETO |
Paulo Eduardo Santos de Faria |
--- |
DESVIOS: ANÁLISE DE UM TRABALHO DE JOSEPH CORNELL POR MEIO DA SEMIÓTICA DISCURSIVA |
Pedro de Andrade Alvim |
--- |
MACIEJ BABINSKI: A GRAVURA NA PINTURA |
Priscila Almeida Cunha Arantes |
--- |
TRANSVERSALIDADE EM I/LEGÍTIMO: DENTRO E FORA DO CIRCUITO |
Raquel Quinet Pifano |
--- |
PINTURA COLONIAL BRASILEIRA: O ATRAVESSAMENTO DO TEXTO |
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago |
--- |
AS BIENAIS NACIONAIS DE SÃO PAULO: 1970-76 |
Renata Simoni Homem de Carvalho |
--- |
MATÉRIA-ETÉRIA [OU A PARTE INVISÍVEL DA OBRA DE ARTE] |
Roberta Bacellar Orazem |
--- |
NOSSA SENHORA PROTETORA: REPRESENTAÇÕES DA ICONOGRAFIA MARIANA EM IGREJAS CARMELITAS NAS REGIÕES DE SERGIPE E BAHIA |
Roberto Luís Torres Conduru |
--- |
MUNDOS PRÓPRIOS.
ARTE E MODERNIDADE, AMAZÔNIA, BRASIL E ALÉM |
Rosa Gabriela de Castro Gonçlves |
--- |
A MORTE DA CONSCIÊNCIA MODERNA DO TEMPO |
Rosangela de Jesus Silva |
--- |
CRÍTICA DE ARTE E CARICATURA: REFLEXÕES SOBRE ARTE BRASILEIRA NO SEGUNDO IMPÉRIO |
Rosangela Miranda Cherem |
--- |
APARÊNCIA E APARIÇÃO, O JOGO DE TRANSTORNOS NUM RETRATO DE ALMEIDA JÚNIOR |
Ruth Moreira de Sousa |
Ana Lucia Marsillac |
TRANSVERSALIDADES UTÓPICAS ENTRE ARTE E SAÚDE |
Sainy C. B. Veloso |
--- |
A ESTÉTICA DA CONTESTAÇÃO: INVASÕES VISUAIS NO PLANO PILOTO DE BRASÍLIA |
Sandra Makowiecky |
--- |
PAULO GAIAD – ARTISTA – VIAJANTE |
Sheila Cabo Geraldo |
--- |
O LUGAR DA CRÍTICA NA PRODUÇÃO ACADÊMICO-UNIVERSITÁRIA: INTERFACE COM A TEORIA E A HISTÓRIA |
Tânia Maria Crivilin |
--- |
O MODELO E OS CAIPIRAS DE ALMEIDA JUNIOR:
UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS DA MODA |
Vera Maria Bagatoli |
--- |
O CAMINHAR COMO POÉTICA |
Vicente Vitoriano Marques Carvalho |
--- |
A PRESENÇA DA FOTOGRAFIA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA EM NATAL – RN – 2006-2008 |
Virgínia de Fátima de O. e Silva |
--- |
OBSTINAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO E RENOVAÇÃO: A ESCOLA BAIANA DE GRAVURA |