--




Apresentação
18º Encontro Nacional da ANPAP


Sob a temática Transversalidades nas Artes Visuais, considerando-se o hibridismo, as interfaces e as permeabilidades das linguagens artísticas na contemporaneidade, a ANPAP recebeu para o seu 18º Encontro trezentos e setenta e sete artigos, oriundos de pesquisadores de dezessete estados brasileiros, distribuídos nos cinco comitês da seguinte forma: cento e vinte e seis em Poéticas Artísticas, cento e cinqüenta em História, Teoria e Crítica de Artes, nove em Curadoria, dez em Patrimônio, Conservação e Restauro e oitenta e dois em Educação em Artes Visuais.

Foram selecionados trezentos e oito artigos, através do impecável trabalho dos membros do Conselho Editorial e dos pareceristas ad-hoc, que não mediram esforços para vencermos esta significativa etapa. Nesta perspectiva, consideramos expressivo o aumento do número de participantes, o que vem a acentuar o trabalho sério e comprometido das diretorias anteriores e dos membros associados ao longo destes vinte e dois anos de existência da ANPAP.

Assim, o registro aqui apresentado implica na assunção de uma responsabilidade e de um desafio concomitantes, sobretudo pela envergadura e proporção abrangente e ampliada de textos oriundos dos pesquisadores dos Programas de Pós Graduação em nível de Mestrado e Doutorado, dos bolsistas PIBIC da graduação e da pesquisa autônoma. Todos se ampliam gradativamente, como aumentam e se ramificam as pesquisas dos membros associados, espelhadas no LATTES que disponibilizamos no site www.anpap.org.br.

Pontuamos também, neste Encontro, o fortalecimento das parcerias internacionais entre universidades, com a presença do artista pesquisador Professor Miguel Molina Alarcón, uma mostra das pesquisas visuais dos anpapianos com o coletivo Outros papéis e a nossa homenagem ao artista pesquisador Sílvio Zamboni.

Sob estas considerações, agradecemos inicialmente o acolhimento e apoio institucional do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, o zelo criterioso na tesouraria do Prof. Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire e a credibilidade do Prof. Dr. Roaleno Amâncio Ribeiro Costa, diretor da centenária Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia.

Ressaltamos também a importância desta Diretoria ser composta por membros das Universidades Federais de Pernambuco, da Paraíba e do Recôncavo da Bahia, o que propicia uma maior visibilidade das nossas especificidades e o fortalecimento das regionais do nordeste.

É significativo pontuar ainda o patrocínio do CNPq, CAPES, FAPESB e FASPEP; a presença constante da nossa estagiária Nicole Avillez; o apoio incondicional de Didonet Thomaz no anpapinforma; a competência de Mari Fiorelli, Vitor Menezes, Laís Andrade e Cibelle Moraes no núcleo de design; a colaboração dos discentes da Graduação e do Mestrado, nossos monitores; o apoio dos docentes da EBA e essencialmente, a confiança dos antigos e novos pesquisadores  que adentram agora na nossa Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

Sejam todos bem-vindos às águas da Bahia nesta primavera de 2009, com a certeza de que para nós é uma honra presidir a ANPAP, que neste ano tornou-se nossa grande companheira.

Afetos e saludos,


Maria Virginia Gordilho Martins (VigaGordilho)
Presidente da ANPAP

Maria Herminia Olivera Hernández
Vice-Presidente

Biênio 2009/2010

���������������������������� �
-