Amanda Ehrhardt Cherici Nogueira e Tatiana Duarte Menezes
|
PLANO VAIVÉM: A MEDIAÇÃO CULTURAL COMO UMA PRÁTICA CARTOGRÁFICA
|
Ana Maria A. Souza
|
IMAGENS DE MULHERES NEGRAS SURFISTAS NO ENSINO DE ARTE: ATIVIDADE CRIADORA E EDUCAÇÃO NO COMBATE À INVISIBILIDADE
|
Andrea Hofstaetter
|
REGINA SILVEIRA, JOGO E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
|
Andrea Lalli e Valquiria Prates
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DOS PÚBLICOS NA MEDIAÇÃO CULTURAL
|
Andrea Lalli, Elaine Santana e Carolina Velasquez
|
PLOTS AND TERRITORIES: WEAVING DIALOGUES BETWEEN FORMAL AND NON - FORMAL EDUCATION
|
Annelise Nani da Fonseca e Ana Mae Tavares Bastos Barbosa
|
MOVIMENTOS DISPERSIVOS DA CRIATIVIDADE: DA NOVIDADE AO ENGAJAMENTO
|
Artur Luiz de Souza Maciel e Ione Guimarães Figueiredo Lopes
|
PROCURAR SENTIDO ENTRE A DISPERSÃO: A LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS
|
Artur Luiz de Souza Maciel e Ivana Rocha
|
DISPERSÕES-WEIWEI: CONTRIBUIÇÕES POÉTICAS DOS TRABALHOS DE AI WEIWEI PARA O ENSINO DE ARTE
|
Auvaneide Ferreira de Carvalho e Maria Betânia e Silva
|
IDENTIDADE E MEMÓRIA: TRAJETOS DE FORMAÇÃO
|
Berenice Knuth Bailfus, Dhara Fernanda Nunes Carrara e Cláudia Mariza Mattos Brandão
|
O (CON)TATO COM O BARRO E SUAS REVERBERAÇÕES
|
Bruna Donato Reche
|
A ARTE DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O COVID ARTE MUSEU A LUZ DE THEODOR ADORNO
|
Bruna Donato, Vinicius Luge e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
|
CONTRIBUIÇÕES DE GYORGY LUKACS E THEODOR ADORNO AO PENSAMENTO ESTÉTICO SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO: DISSÔNANCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALETICO
|
Caio de Sousa Feitosa e Lidia Raquel de Sousa Silva
|
IDIOSSINCRASIAS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO PIAUÍ: DA FORMAÇÃO SUPERIOR AO CHÃO DA ESCOLA
|
Camila Freire
|
O TEMPO DA PAUSA: REFLEXÕES SOBRE AS ARTES VISUAIS E A EDUCAÇÃO POPULAR NA CIDADE DE BELÉM.
|
Cinara Barbosa de Sousa
|
AÇÕES EM ARTE NAS REDES SOCIAIS: EXPOSIÇÕES E PROJETOS DE ARTE UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA
|
Dânia Soldera e Leda Guimarães
|
OS ESTUDOS DECOLONIAIS COMO BASE EPISTÊMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ATELIER NA EAD
|
Débora Caroline Viana Almeida e Ana Paula Maciel Soukef Mendes
|
RISCANDO O MAPA PELAS MARGENS: A DIMENSÃO DO ENSINO DAS ARTES NOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS GUARANI MBYA (SC) E TRUKÁ (PE)
|
Filipe Salles
|
ASPECTOS ARQUETÍPICOS DA ARTE-EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM JUNGUIANA
|
Flávia Braga Gonçalves
|
GAMES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E ENSINO DE ARTE
|
Gilvânia Maurício Dias de Pontes e Analice Dutra Pillar
|
DISPERSÕES OU PAUSAS PARA RESSIGNIFICAR NOSSAS RELAÇÕES COTIDIANAS: UMA LEITURA DE ALIKE
|
Guilherme Panho e Maria Emilia Sardelich
|
A DISPERSÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE NO ORDENAMENTO DA BNCC
|
Gustavo Chaves Machado e Luiz Carlos Pinheiro Ferreira
|
A QUESTÃO DAS IMAGENS: NOTAS DE PESQUISA
|
Hertha Silva
|
DECOLONIALIDADES DESDE AS ARTES VISUAIS: DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA E SABERES SITUADOS
|
Iana Francisca Quirino do Nascimento e Alice Fátima Martins
|
SOBRE PERCORRER FEIURAS: MODIFICANDO O OLHAR A PARTIR DO DISFORME
|
Italo Augusto de Castro e Carla Luzia De Abreu
|
PLATAFORMA DE ORIGEM: AGENCIAMENTO E CONTEXTO, APRENDENDO A SER "MENINO" SOB A PLATAFORMA
|
Jailson César Borges dos Santos
|
O ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA REFLEXIVA E CONSTRUTIVA
|
Jorge Aladir da Cruz Malheiros
|
REPRESENTATIVIDADE AFRODESCENDENTE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS JUNTO A OBRA DE KEHINDE WILEY
|
José Maximiano Arruda Ximenes de Lima
|
OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: APLICAÇÕES E REFLEXÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA
|
Letícia Britto
|
O LIVRO INFANTIL DE ARTE COMO MEDIADOR ENTRE A OBRA DE ARTE E A CRIANÇA
|
Lídia Ganhito
|
PESQUISA COMO INQUIETUDE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O OLHAR DO PESQUISADOR EM ARTE
|
Lucas Pacheco Brum e Marcos Vinícius Magalhães
|
A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS FLUTUAÇÕES A PARTIR DAS IMAGENS DE REFERÊNCIA
|
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira e Ana Paula Aparecida Caixeta
|
PESQUISA EM ARTES VISUAIS: A LICENCIATURA E SEUS DESDOBRAMENTOS INVESTIGATIVOS
|
Mairin Jordane Rutz e Cláudio Tarouco De Azevedo
|
A DESCOBERTA DE NOVOS CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONTEXTO DOS ALUNOS
|
Marcelo Henrique Da Costa e Maykon Rodrigues Dos Anjos
|
OS JOVENS CINEASTAS DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA EM UMA DISCIPLINA DE CINEMA E AUDIOVISUAL
|
Mari Ines Piekas
|
ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO ENSINO DE DESENHO PARA CRIANÇAS CEGAS
|
Maria Cristina Diederichsen
|
EDUCAR EM ARTE: EDUCERE, POÉTICA DA EXISTÊNCIA E A EXPERIÊNCIA DO FORA
|
Maria Cristina Fonseca da Silva, Giovana Hillesheim e Rodrigo Born
|
OBJETOS PARA O ENSINO DE ARTE: REFLEXÕES A PARTIR DE TRÊS ESTUDOS
|
Mariana Pougy
|
O TERRITÓRIO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORÂNEIDADE: REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES ARTISTA E PROFESSOR
|
Marina Muniz Mendes
|
ANTES, AGORA E PROJEÇÕES FUTURAS: NARRATIVA CRÍTICA DE REDESENHO METODOLÓGICO DE PESQUISA
|
Miriam Fonte Bôa Ferrraz Machado e Edna Maria Pereira Leonardo
|
UM TEMA, DOIS CAMINHOS: UMA EXPERIÊNCIA MULTIFACETADA EM ARTES VISUAIS
|
Nandra Imiane Ramos
|
RELAÇÕES TECIDAS ENTRE O VER E SER VISTO NO AMBIENTE DIGITAL
|
Nara Mendes Moreira
|
A NARRATIVA COMO MÉTODO NA PESQUISA COM IDOSOS E CRIANÇAS
|
Nelia Fonseca
|
TEMAS AMBIENTAIS E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA POÉTICA AMBIENTALISTA NA SALA DE AULA
|
Rafael Matheus Moreira Monteiro
|
EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE-EDUCAÇÃO: UM CORPO QUEER EM SALA
|
Raysa Serafim Farias, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e Priscila Anversa
|
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS PARA PENSAR O ENSINO DE ARTE E O ENFRENTAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
|
Regina Helena Johas
|
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS DURANTE A COVID-19
|
Rita França and Rosângela Brito
|
DOCÊNCIA EM ARTE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES PRELIMINARES NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPA
|
Rita Ines Petrykowski Peixe, Amélia Maña Domes e Fernando Hernández y Hernández
|
APORTES E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS EM ARTESANIA A UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO
|
Sandra Ramalho e Oliveira, Sandra Conceição Nunes
|
PARA CONVERSAR COM OS ALUNOS SOBRE A “FEIURA” DA ARTE CONTEMPORÂNEA
|
Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Sandra Nunes
|
A CIDADE COMO ALIADA DA AULA DE ARTES: LINHA CURVA E INTERTEXTUALIDADE
|
Sandro P. Almeida
|
NOVAS MÍDIAS EM ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIAS NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR)
|
Shayda Cazaubon Peres
|
CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS COM A MANIPULAÇÃO FOTOGRÁFICA
|
Solange Utuari e Mirian Celeste Martins
|
VELADURAS DO VIVER PEDAGÓGICO_
|
Tales Bedeschi
|
ENSINO DE ARTE E AS ARTES INDÍGENAS: REFLEXÕES COM ARISSANA PATAXÓ
|
Taliane Graff Tomita
|
AS DESENHAÇÕES COMO POTÊNCIA METODOLÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE: EXPANDINDO OS LIMITES TERRITORIAIS DO QUINTAL
|
Thayane Serra Monteiro e Wendel Alves de Medeiros
|
FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES AUTOBIOGRAFICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO DE ARTE VISUAIS
|
Valquiria Prates, Cauê Donato, Tatiana Duarte Menezes e Pompea Tavares
|
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM PROJETOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL: PROCESSOS E DESAFIOS DO FAZER JUNTO
|
Vinícius Luge e Jaymini Pravinchandra Shah
|
A ARTE E OS CONHECIMENTOS CLÁSSICOS: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
|