Comitê CEAV

Comitê Educação em Artes Visuais

COORDENADORES:

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva. PPGAV/CEAD/UDESC
Robson Xavier da Costa. PPGAV/CCHLA/UFPB
Ana Luiza Ruschel Nunes. PPGE/SCHLA/UEPG. (Suplente)


Artigos

Autor(es) Título

Amanda Ehrhardt Cherici Nogueira e Tatiana Duarte Menezes

PLANO VAIVÉM: A MEDIAÇÃO CULTURAL COMO UMA PRÁTICA CARTOGRÁFICA

Ana Maria A. Souza

IMAGENS DE MULHERES NEGRAS SURFISTAS NO ENSINO DE ARTE: ATIVIDADE CRIADORA E EDUCAÇÃO NO COMBATE À INVISIBILIDADE

Andrea Hofstaetter

REGINA SILVEIRA, JOGO E EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE

Andrea Lalli e Valquiria Prates

CONSIDERAÇÕES SOBRE A RELEVÂNCIA DAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DOS PÚBLICOS NA MEDIAÇÃO CULTURAL

Andrea Lalli, Elaine Santana e Carolina Velasquez

PLOTS AND TERRITORIES: WEAVING DIALOGUES BETWEEN FORMAL AND NON - FORMAL EDUCATION

Annelise Nani da Fonseca e Ana Mae Tavares Bastos Barbosa

MOVIMENTOS DISPERSIVOS DA CRIATIVIDADE: DA NOVIDADE AO ENGAJAMENTO

Artur Luiz de Souza Maciel e Ione Guimarães Figueiredo Lopes

PROCURAR SENTIDO ENTRE A DISPERSÃO: A LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE ARTES VISUAIS

Artur Luiz de Souza Maciel e Ivana Rocha

DISPERSÕES-WEIWEI: CONTRIBUIÇÕES POÉTICAS DOS TRABALHOS DE AI WEIWEI PARA O ENSINO DE ARTE

Auvaneide Ferreira de Carvalho e Maria Betânia e Silva

IDENTIDADE E MEMÓRIA: TRAJETOS DE FORMAÇÃO

Berenice Knuth Bailfus, Dhara Fernanda Nunes Carrara e Cláudia Mariza Mattos Brandão

O (CON)TATO COM O BARRO E SUAS REVERBERAÇÕES

Bruna Donato Reche

A ARTE DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE O COVID ARTE MUSEU A LUZ DE THEODOR ADORNO

Bruna Donato, Vinicius Luge e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

CONTRIBUIÇÕES DE GYORGY LUKACS E THEODOR ADORNO AO PENSAMENTO ESTÉTICO SOBRE ARTE E EDUCAÇÃO: DISSÔNANCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALETICO

Caio de Sousa Feitosa e Lidia Raquel de Sousa Silva

IDIOSSINCRASIAS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NO PIAUÍ: DA FORMAÇÃO SUPERIOR AO CHÃO DA ESCOLA

Camila Freire

O TEMPO DA PAUSA: REFLEXÕES SOBRE AS ARTES VISUAIS E A EDUCAÇÃO POPULAR NA CIDADE DE BELÉM.

Cinara Barbosa de Sousa

AÇÕES EM ARTE NAS REDES SOCIAIS: EXPOSIÇÕES E PROJETOS DE ARTE UNIVERSITÁRIA NA PANDEMIA

Dânia Soldera e Leda Guimarães

OS ESTUDOS DECOLONIAIS COMO BASE EPISTÊMICA NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DE ATELIER NA EAD

Débora Caroline Viana Almeida e Ana Paula Maciel Soukef Mendes

RISCANDO O MAPA PELAS MARGENS: A DIMENSÃO DO ENSINO DAS ARTES NOS TERRITÓRIOS INDÍGENAS GUARANI MBYA (SC) E TRUKÁ (PE)

Filipe Salles

ASPECTOS ARQUETÍPICOS DA ARTE-EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM JUNGUIANA

Flávia Braga Gonçalves

GAMES NO PROCESSO DE CRIAÇÃO E ENSINO DE ARTE

Gilvânia Maurício Dias de Pontes e Analice Dutra Pillar

DISPERSÕES OU PAUSAS PARA RESSIGNIFICAR NOSSAS RELAÇÕES COTIDIANAS: UMA LEITURA DE ALIKE

Guilherme Panho e Maria Emilia Sardelich

A DISPERSÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ARTE NO ORDENAMENTO DA BNCC

Gustavo Chaves Machado e Luiz Carlos Pinheiro Ferreira

A QUESTÃO DAS IMAGENS: NOTAS DE PESQUISA

Hertha Silva

DECOLONIALIDADES DESDE AS ARTES VISUAIS: DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA E SABERES SITUADOS

Iana Francisca Quirino do Nascimento e Alice Fátima Martins

SOBRE PERCORRER FEIURAS: MODIFICANDO O OLHAR A PARTIR DO DISFORME

Italo Augusto de Castro e Carla Luzia De Abreu

PLATAFORMA DE ORIGEM: AGENCIAMENTO E CONTEXTO, APRENDENDO A SER "MENINO" SOB A PLATAFORMA

Jailson César Borges dos Santos

O ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA REFLEXIVA E CONSTRUTIVA

Jorge Aladir da Cruz Malheiros

REPRESENTATIVIDADE AFRODESCENDENTE NO ENSINO DE ARTES VISUAIS JUNTO A OBRA DE KEHINDE WILEY

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima

OBJETOS DE APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO: APLICAÇÕES E REFLEXÕES EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA

Letícia Britto

O LIVRO INFANTIL DE ARTE COMO MEDIADOR ENTRE A OBRA DE ARTE E A CRIANÇA

Lídia Ganhito

PESQUISA COMO INQUIETUDE: CONSIDERAÇÕES SOBRE O OLHAR DO PESQUISADOR EM ARTE

Lucas Pacheco Brum e Marcos Vinícius Magalhães

A EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS FLUTUAÇÕES A PARTIR DAS IMAGENS DE REFERÊNCIA

Luiz Carlos Pinheiro Ferreira e Ana Paula Aparecida Caixeta

PESQUISA EM ARTES VISUAIS: A LICENCIATURA E SEUS DESDOBRAMENTOS INVESTIGATIVOS

Mairin Jordane Rutz e Cláudio Tarouco De Azevedo

A DESCOBERTA DE NOVOS CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO CONTEXTO DOS ALUNOS

Marcelo Henrique Da Costa e Maykon Rodrigues Dos Anjos

OS JOVENS CINEASTAS DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA EM UMA DISCIPLINA DE CINEMA E AUDIOVISUAL

Mari Ines Piekas

ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS NO ENSINO DE DESENHO PARA CRIANÇAS CEGAS

Maria Cristina Diederichsen

EDUCAR EM ARTE: EDUCERE, POÉTICA DA EXISTÊNCIA E A EXPERIÊNCIA DO FORA

Maria Cristina Fonseca da Silva, Giovana Hillesheim e Rodrigo Born

OBJETOS PARA O ENSINO DE ARTE: REFLEXÕES A PARTIR DE TRÊS ESTUDOS

Mariana Pougy

O TERRITÓRIO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO NA CONTEMPORÂNEIDADE: REFLEXÕES SOBRE AS IDENTIDADES ARTISTA E PROFESSOR

Marina Muniz Mendes

ANTES, AGORA E PROJEÇÕES FUTURAS: NARRATIVA CRÍTICA DE REDESENHO METODOLÓGICO DE PESQUISA

Miriam Fonte Bôa Ferrraz Machado e Edna Maria Pereira Leonardo

UM TEMA, DOIS CAMINHOS: UMA EXPERIÊNCIA MULTIFACETADA EM ARTES VISUAIS

Nandra Imiane Ramos

RELAÇÕES TECIDAS ENTRE O VER E SER VISTO NO AMBIENTE DIGITAL

Nara Mendes Moreira

A NARRATIVA COMO MÉTODO NA PESQUISA COM IDOSOS E CRIANÇAS

Nelia Fonseca

TEMAS AMBIENTAIS E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ARTES VISUAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA POÉTICA AMBIENTALISTA NA SALA DE AULA

Rafael Matheus Moreira Monteiro

EXPERIMENTAÇÕES EM ARTE-EDUCAÇÃO: UM CORPO QUEER EM SALA

Raysa Serafim Farias, Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva e Priscila Anversa

FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS PARA PENSAR O ENSINO DE ARTE E O ENFRENTAMENTO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Regina Helena Johas

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE ARTES VISUAIS DURANTE A COVID-19

Rita França and Rosângela Brito

DOCÊNCIA EM ARTE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES PRELIMINARES NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPA

Rita Ines Petrykowski Peixe, Amélia Maña Domes e Fernando Hernández y Hernández

APORTES E CONTRIBUIÇÕES DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS EM ARTESANIA A UM PROJETO DE INVESTIGAÇÃO

Sandra Ramalho e Oliveira, Sandra Conceição Nunes

PARA CONVERSAR COM OS ALUNOS SOBRE A “FEIURA” DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Sandra Regina Ramalho e Oliveira, Sandra Nunes

A CIDADE COMO ALIADA DA AULA DE ARTES: LINHA CURVA E INTERTEXTUALIDADE

Sandro P. Almeida

NOVAS MÍDIAS EM ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIAS NO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR)

Shayda Cazaubon Peres

CAMINHOS E EXPERIÊNCIAS COM A MANIPULAÇÃO FOTOGRÁFICA

Solange Utuari e Mirian Celeste Martins

VELADURAS DO VIVER PEDAGÓGICO_

Tales Bedeschi

ENSINO DE ARTE E AS ARTES INDÍGENAS: REFLEXÕES COM ARISSANA PATAXÓ

Taliane Graff Tomita

AS DESENHAÇÕES COMO POTÊNCIA METODOLÓGICA NA PRÁTICA DOCENTE: EXPANDINDO OS LIMITES TERRITORIAIS DO QUINTAL

Thayane Serra Monteiro e Wendel Alves de Medeiros

FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES AUTOBIOGRAFICAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NO ENSINO DE ARTE VISUAIS

Valquiria Prates, Cauê Donato, Tatiana Duarte Menezes e Pompea Tavares

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM PROJETOS DE MEDIAÇÃO CULTURAL: PROCESSOS E DESAFIOS DO FAZER JUNTO

Vinícius Luge e Jaymini Pravinchandra Shah

A ARTE E OS CONHECIMENTOS CLÁSSICOS: REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA


Resumos Expandidos

Autor(es) Título

Artur Luiz de Souza Maciel e Cícero Pinheiro de Andrade Neto

CONSTRUINDO UM LUGAR DE ENCONTRO NO ESPAÇO ESCOLAR: CATU DOS ELEOTÉRIOS E A ARTE COMO RUPTURA DE BARREIRAS

Artur Luiz de Souza Maciel e Icaro Pereira da Silva

DISPERSAR SABERES: INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE DESENHO NO ATELIER DO NÚCLEO DE ARTE E CULTURA DA UFRN

Gabriela Garcia de Godoi Moreira

O LIVRO DE ARTISTA COMO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA

José Wilker Carneiro Paiva e Milena Szafir

ESTADO DA ARTE NA ESTÉTICA DOS DADOS: LEAK'AGE - WORK IN PROGRESS

Luisa Gusi

ADAPTANDO O PROJETO DE FOTOGRAFIA COM BASE NAS REDES SOCIAIS: UM RELATO NO ENSINO FUNDAMENTAL 2