Allan André Lourenço
|
A ESTÉTICA MIGRATÓRIA EM LASAR SEGALL A PARTIR DE SUAS REPRESENTAÇÕES DE EMIGRANTES
|
Amanda Patron
|
FULL MOON (1999): UMA INTERVENÇÃO CRÍTICA SOBRE O DOCUMENTO FOTOGRÁFICO E A POLÍTICA IMPERIALISTA ESTADUNIDENSE
|
América Cupello
|
MISE-EN-SCÈNE E GESTUAL FOTOGRÁFICO: DO AUTORRETRATO Á SELFIE
|
Ana Lúcia Beck
|
LINDOLF BELL – DISPERSÃO E HORIZONTE CRÍTICO
|
Ana Lúcia Beck e Luciane Garcez
|
JULIANA HOFFMANN: LUZ E DISPERSÃO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO
|
Anderson Almeida
|
ENTRE LETRAS E PINCÉIS, A ESTÉTICA AFRO-ALAGOANA
|
Andréia Paulina Costa
|
ESTRATÉGIAS FEMININAS E A REDE ARTÍSTICA DAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 ENTRE O CONE SUL E O LESTE DA EUROPA
|
Andrés Felipe Restrepo Suárez
|
LA VIRTUALIZACIÓN DE LOS CUERPOS: ENTRE LA DOCUMENTACIÓN EN ARTES Y LA PORNOGRAFÍA.
|
Anelise Tietz
|
MIGRAÇÃO E EXÍLIO NA AMÉRICA LATINA: FRANCIS ALYS, MARCELO BRODSKY E DORIS SALCEDO
|
Anna Carolina Mendes Ramos e Samuel José Gilbert de Jesus
|
O SENSE OF PLACE E O CINEMA DE DAVID LYNCH
|
Anna Paula da Silva
|
O DESDOBRAMENTO PERFORMATIVO DA PERFORMANCE NO PÓS-ACONTECIMENTO
|
Annadia Leite Brito
|
DESVIOS ENTRE IMAGENS TÉCNICAS EM FORTALEZA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA
|
Bruno Trochmann
|
CULTURA, VANGUARDA E REVOLUÇÃO – A PERSPECTIVA RADICAL DE HENRY FLYNT
|
Camila Schenkel
|
A FOTOGRAFIA COMO EVIDÊNCIA E ILUSÃO NA REPRESENTAÇÃO DE TRAJETÓRIAS MIGRANTES PELO COLETIVO TRËMA
|
Carla Adelina Craveiro Silva e Ana Rita Vidica Fernandes
|
EQUIVALÊNCIAS E CINZAS NA FOTOGRAFIA DE MAUREEN BISILLIAT
|
Carla Fatio
|
DISPERSÕES: UMA ANÁLISE CRÍTICA EM ADALICE ARAÚJO
|
Carlos Henrique Romeu Cabral
|
DESLOCAMENTOS TRANSATLANTICOS. VICENTE DO REGO MONTEIRO, O MODERNISMO PERNAMBUCANO E O SISTEMA ARTISTICO NACIONAL.
|
Carolina Barbosa de Melo
|
O SALÃO DE ARTE MODERNA DO DISTRITO FEDERAL (1964 - 1967): NA CIDADE SÍNTESE DAS ARTES
|
Carolina Bouvie Grippa
|
ZORAVIA BETTIOL: PRECURSORA DA ARTE TÊXTIL NO RIO GRANDE DO SUL
|
Carolina Lima
|
DICOTOMIAS DO MUNDO DA ARTE EM SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO: O ERUDITO E O POPULAR NO ACERVO DO MUSEU D. JOÃO VI
|
Caroline Alciones de Oliveira Leite
|
DO CORPO PARA O MUNDO: O RISO EM RIO OIR (1976-2011) DE CILDO MEIRELES
|
Charles Vasconcelos Vale e Rafael de Sousa Carvalho
|
O SEXTO ESTADO: ICONOLOGIA, ERRÂNCIA & HISTÓRIA DA ARTE
|
Clarice Ferreira de Sá
|
PERCURSO DE TRADIÇÕES ATÉ A PAISAGEM BRASILEIRA DE MEADOS DO SÉCULO XIX
|
Cristiélen Ribeiro Marques e Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves
|
ARTISTAS LATINO-AMERICANOS EM PARIS NA VIRADA DO SÉCULO XIX
|
Cristina Dunaeva
|
THE HISTORY AND THEORY OF ART IN POST-REVOLUTIONARY RUSSIA: SOME NOTES ABOUT NIKOLAY PUNIN'S LEGACY (1888-1953)
|
Daniely Meireles do Rosário
|
A PINTURA DE MOACIR CARDOSO: ENTRE BLOCOS DE NARRATIVA E COR
|
Débora Machado Visini
|
O PROJETO #TARSILAINSPIRA: MULHERES ARTISTAS NA CIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E REPRESENTATIVIDADES.
|
Dilson Midlej
|
DISSEMINAÇÃO DE IMAGEM APROPRIADA NA ARTE
|
Érica Burini
|
TOURADAS NA ARTE BRASILEIRA: DO COLONIAL AO POPULAR
|
Ericky da Silva Nakanome e Adan Renê Pereira da Silva
|
“ENCAIÇARAMENTO”: DISPERSÕES DA CULTURA POPULAR EM NOVOS ENCANTOS PELA AMAZÔNIA
|
Eunice Maria da Silva
|
LAND ART, ECO ART, ENVIRONMENTAL ART, EARTH ART: DIÁLOGOS E CONVERGÊNCIAS ENTRE ARTE E AMBIENTALISMO
|
Felipe Scovino
|
A perspectiva social de Pancetti: retratos e autorretratos em coleções públicas como estudos de caso
|
Fernando Martins dos Santos
|
AS PRIMEIRAS EXPOSIÇÕES DE ARTE EM GOIÂNIA E A CONSTRUÇÃO DO “MODERNISMO” EM GOIÁS (1942-1954)
|
Flavia Rebouças Guedes
|
A FANTASMAGORIA BENJAMINIANA NA OBRA DE CINDY SHERMAN
|
Flora Pereira Flor
|
A HISTÓRIA DA ARTE NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES: DA DISPERSÃO À ORIGEM DA CADEIRA
|
Franciane Cardoso
|
AS ORIGENS DE UMA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA: DIVISÕES E NOMENCLATURAS
|
George Gutlich
|
CADERNOS DE CAMPO DE THEODORO SAMPAIO: DESENHOS E ANOTAÇOES DA EXPEDIÇÃO PELO SÃO FRANCISCO
|
Gil Costa
|
ARTE CONTEMPORÂNEA NAS FRONTEIRAS: BELÉM, ANOS 1960 E 1970, TRANSIÇÕES MOVEDIÇAS E TENSÕES GLOBAIS
|
Guilherme Moreira Santos
|
WALTER HOPPS E A PRESENÇA DA ARTE CALIFORNIANA NO BRASIL, EM 1965.
|
Isabela Sousa Guimarães, Lucas Farinelli Pantaleão e Sabrina Maia Lemos
|
PONTO E LINHA SOBRE PIXELS: UMA ATUALIZAÇÃO SEMÂNTICA DOS POSTULADOS DE WASSILY KANDINSKY NO DESIGN DE INTERFACES
|
João Paulo de Freitas
|
MONSTROS E OUTROS SERES HUMANOS: REALIDADES E FICÇÕES NAS IMAGENS DE CHARLIE WHITE
|
João Paulo Ovidio
|
CAMPONESES SEM TERRA: OS RETIRANTES DE RENINA KATZ
|
José Lara
|
MINEIROS: A INCOMPATIBILIDADE ENTRE A PRÁTICA DA MINERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA VIDA
|
José Lucas Albuquerque da Silva
|
AS FACES DE SATURNO NO FILME “SATURN’S DIARY” (2015), DE LEWIS KLAHR
|
Joseana Paganine
|
O MÉTODO CRÍTICO DE GILDA DE MELLO E SOUZA: DA ICONOLOGIA À HERMENÊUTICA FILOSÓFICA
|
Juliana Proenço de Oliveira
|
SOBRE CONTEXTOS E INTERDIÇÕES: “UM X” DE CARMELA GROSS
|
Julio Reis
|
NICOLAS DESMONS: A HISTORIOGRAPHIC REVIEW OF THE ARTIST KNOWN UNTIL NOW AS ILUCHAR DESMONS
|
Julio Reis
|
THE CARIOCA LANDSCAPE IN THE ENGRAVING OF OSCAR ROTHKIRCH
|
Kemerson Freitas
|
THE MYTH OF UMUKOSURÃPANAMI OF THE DESSANA ETHNICTY IN THE GRAFFITI OF THE ARTISTS CURUMIZ
|
Kethlen Santini Rodrigues
|
BRUXARIA E ARTES VISUAIS: A BRUXA GROTESCA DE ALBRECHT DÜRER E A INSTAURAÇÃO DE UM MODELO DE REPRESENTAÇÃO
|
Luana Wedekin
|
DISPERSÃO E CONCENTRAÇÃO NO FAZER HISTÓRIA DA ARTE: ABY WARBURG NO PALAZZO DORIA PAMPHILJ
|
Lucas Procópio de Oliveira Tolotti
|
O VERMELHO E O RITUAL: DISPERSÕES EM ANISH KAPOOR
|
Lucas Vilela Souza
|
MEME – IMPULSO ALEGÓRICO DO SENSO COMUM PARA O SENSO COMUM
|
Luciana Lourenço Paes
|
A HISTÓRIA DA ARTE ENTRE PEDAGOGIA E COLAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DO MASP
|
Luciano Simão
|
CABINES DE IMERSÃO: O ESPECTADOR COMO VIDEOPERFORMER
|
Luiz Alberto Ribeiro Freire
|
OS RETÁBULOS NAS IGREJAS BAIANAS DE NAZARÉ, VALENÇA,SANTO AMARO, CONCEIÇÃO DA FEIRA E SÃO FRANCISCO DO CONDE.
|
Luiz SÉrgio de Oliveira
|
O MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR) E OS USOS SUJOS DA CIDADE: A PEQUENA ÁFRICA E A ZONA PORTUÁRIA
|
Lyana Guimarães Martins
|
ATMOSFERA, LUZ E ESCURIDÃO: UM CONVITE A HABITAR A IMAGEM A PARTIR DO “EFEITO CINEMA” NA ARTE
|
Maíra Freitas
|
IMAGENS DISSIDENTES EM LINN DA QUEBRADA: IDENTIDADE, TORÇÃO E TECNOLOGIA
|
Maíra Vieira de Paula
|
POEMA "A TO Z" DE GERALDO DE BARROS: UM DIÁLOGO COM OS READYMADES RETIFICADOS DE MARCEL DUCHAMP.
|
Marcos Antônio Bessa-Oliveira
|
A ARTE DO BARROCO BRASILEIRO JÁ ERA MODERNA, SEM SER CONTINUÍSMO E SEM PRECISAR COMER GENTE!
|
Marcos Antônio Bessa-Oliveira
|
ARTEVÍRUS (COVID-19) EM CONTEXTOS DE FRONTEIRAS DIVERSAS: A PANDEMIA EM MOVIMENTO DA CHINA À MATO GROSSO DO SUL (BRASIL)
|
Maria Luisa Tavora
|
PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA - 1971/SÃO PAULO: FILTRO E VITRINE PARA A GRAVURA ARTÍSTICA NACIONAL.
|
Maria Madalena Felinto Pinho Ramos
|
APARTAMENTO 1202, O ARQUIVO DE DENTRO PARA FORA
|
Mariana G. Vasconcellos
|
UMA POÉTICA DUALISTA: FORMA E CONTEÚDO NA PINTURA TARDIA DE GUSTAVE MOREAU
|
Mariene Mendonça de Freitas e Rosemara Staub de Barros Zago
|
O PERCURSO HISTÓRICO DA PINACOTECA DO AMAZONAS
|
Marina Muniz Mendes e Samuel José Gilbert de Jesus
|
CONFABULANDO TRANSMUTAÇÕES: REFLEXÕES A PARTIR DA FAUNA SECRETA DE JOAN FONTCUBERTA E PERE FORMIGUERA
|
Marina Pereira de Menezes de Andrade
|
DESENHOS DE MEMÓRIA / MEMÓRIAS DO DESENHO
|
Niura Aparecida Legramante Ribeiro
|
A PINTURA COMO RETÍCULA MECÂNICA E OS ACIDENTES FOTOGRÁFICOS COMO VIRTUDES
|
Patrícia Pedrosa
|
EMANOEL ARAÚJO E O ENCANTAMENTO DO RELEVO
|
Paulo Leonel Gomes Vergolino e Regina Lara Silveira Melo
|
GRAVURAS DE MANUEL MESSIAS DOS SANTOS: A DRAMÁTICA DUALIDADE DE UMA OBRA FANTÁSTICA.
|
Paulo Reis
|
O ‘MANIFESTO QUIETO’ E AS VOZES DA CIDADE
|
Paulo Ricardo Heidrich
|
DUAS MULHERES E UM TIRANO: FOTOGRAFIA E PARADOXOS
|
Rafael de Souza
|
VENDO MINHA IMAGEM: A TRAJETÓRIA DE PAULO NAZARETH
|
Rafael Goffinet de Almeida e Fábio Lopes de Souza Santos
|
A PARTICIPAÇÃO ENTRE A ARTE E A ARQUITETURA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS SOBRE AS ESPACIALIDADES CONTEMPORÂNEAS
|
Raisa Pina
|
COLEÇÃO PARTICULAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM HISTÓRIA DA ARTE EM TEMPOS DE COVID-19
|
Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro
|
NOMADISMO, TECNO-IMAGEM E EXPERIENCIA ESPAÇO-TEMPO NA ARTE DO VIDEO: LARA ARELLANO
|
Renan Battisti Archer
|
O PROJETO ESCULTURA PÚBLICA (1992) E AS ABORDAGENS FORMAIS DE SEUS ARTISTAS
|
Ricardo De Cristofaro
|
A FOTOGRAFIA COMO EXPRESSÃO DO ESCULTÓRICO: DE RODIN A BERND E HILLA BECHER
|
Rosane A. Carvalho
|
AUDIOVISUAIS COM DIAPOSITIVOS NO BRASIL NA DÉCADA DE 1970: ARTE, POLÍTICA E TECNOLOGIA
|
Rosangela Miranda Cherem e Kethlen Kohl
|
CINCO DISPERSÕES PARA PENSAR O MEMENTO MORI NA ARTE
|
Rosangela Miranda Cherem e Luciana Knabben
|
THREE IMBRICATIONS ABOUT JULIANA HOFFMANN’S WORK
|
Sabrina Fernandes Melo
|
ROBERT CHESTER SMITH E AS OBRAS DOS PINTORES VIAJANTES FRANS POST E FRANCISCO REQUENA
|
Sandra Makowiecky
|
A BELEZA DO ORDINÁRIO E O ISOLAMENTO EXISTENCIAL NA OBRA DE VILHELM HAMMERSHØI
|
Sávio Stoco, Orlando Maneschy e Ricardo Ribeiro
|
DISPERSÃO/AGLOMERAÇÃO NA OBRA MATER DOLOROSA II – IN MEMORIAM (1978) DE ROBERTO EVANGELISTA: UMA HISTÓRIA DA HUMANIDADE
|
Shannon Botelho
|
MODERNIDADE, ABSTRAÇÃO E AS DISPUTAS DO DISCURSO DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL NOS ANOS 50
|
Sonia Gomes Pereira
|
A HISTORIOGRAFIA DA ARTE NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX: MODELOS POSSÍVEIS – O CASO DE THEÓPHILE GAUTIER
|
Tania Carvalho
|
ENCARNAÇÃO DA BELEZA IDEALIZADA: O NU FEMININO CLÁSSICO À ANTIGA EM VENEZA, ENTRE SÍNTESES E INOVAÇÕES
|
Valter Frank De Mesquita Lopes
|
UM ARTISTA-FLÂNEUR NA CIDADE DE MANAUS
|
Wellington Cesario
|
TUNGA: SENTIDO DE UMA POÉTICA
|
Yasmin Pol da Rosa
|
UMA INCURSÃO AO NOVO DESCONHECIDO: RELAÇÕES ENTRE OS RELATOS DE VIAGEM E A POÉTICA DE PATRICIA PICCININI
|