Comitê CHTCA

Comitê História, Teoria, Crítica de Arte

COORDENADORES:

Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro. PPGMiT/FAAC/UNESP.

Carlos Henrique Romeu Cabral. PPGAV/CAC/UFPE. 

Tatiana da Costa Martins. PPGAV/EBA/UFRJ. (Suplente).


Artigos

Autor(es) Título

Allan André Lourenço

A ESTÉTICA MIGRATÓRIA EM LASAR SEGALL A PARTIR DE SUAS REPRESENTAÇÕES DE EMIGRANTES

Amanda Patron

FULL MOON (1999): UMA INTERVENÇÃO CRÍTICA SOBRE O DOCUMENTO FOTOGRÁFICO E A POLÍTICA IMPERIALISTA ESTADUNIDENSE

América Cupello

MISE-EN-SCÈNE E GESTUAL FOTOGRÁFICO: DO AUTORRETRATO Á SELFIE

Ana Lúcia Beck

LINDOLF BELL – DISPERSÃO E HORIZONTE CRÍTICO

Ana Lúcia Beck e Luciane Garcez

JULIANA HOFFMANN: LUZ E DISPERSÃO NO PROCESSO DE CRIAÇÃO

Anderson Almeida

ENTRE LETRAS E PINCÉIS, A ESTÉTICA AFRO-ALAGOANA

Andréia Paulina Costa

ESTRATÉGIAS FEMININAS E A REDE ARTÍSTICA DAS DÉCADAS DE 1970 E 1980 ENTRE O CONE SUL E O LESTE DA EUROPA

Andrés Felipe Restrepo Suárez

LA VIRTUALIZACIÓN DE LOS CUERPOS: ENTRE LA DOCUMENTACIÓN EN ARTES Y LA PORNOGRAFÍA.

Anelise Tietz

MIGRAÇÃO E EXÍLIO NA AMÉRICA LATINA: FRANCIS ALYS, MARCELO BRODSKY E DORIS SALCEDO

Anna Carolina Mendes Ramos e Samuel José Gilbert de Jesus

O SENSE OF PLACE E O CINEMA DE DAVID LYNCH

Anna Paula da Silva

O DESDOBRAMENTO PERFORMATIVO DA PERFORMANCE NO PÓS-ACONTECIMENTO

Annadia Leite Brito

DESVIOS ENTRE IMAGENS TÉCNICAS EM FORTALEZA: UMA BREVE ANÁLISE HISTÓRICA

Bruno Trochmann

CULTURA, VANGUARDA E REVOLUÇÃO – A PERSPECTIVA RADICAL DE HENRY FLYNT

Camila Schenkel

A FOTOGRAFIA COMO EVIDÊNCIA E ILUSÃO NA REPRESENTAÇÃO DE TRAJETÓRIAS MIGRANTES PELO COLETIVO TRËMA

Carla Adelina Craveiro Silva e Ana Rita Vidica Fernandes

EQUIVALÊNCIAS E CINZAS NA FOTOGRAFIA DE MAUREEN BISILLIAT

Carla Fatio

DISPERSÕES: UMA ANÁLISE CRÍTICA EM ADALICE ARAÚJO

Carlos Henrique Romeu Cabral

DESLOCAMENTOS TRANSATLANTICOS. VICENTE DO REGO MONTEIRO, O MODERNISMO PERNAMBUCANO E O SISTEMA ARTISTICO NACIONAL.

Carolina Barbosa de Melo

O SALÃO DE ARTE MODERNA DO DISTRITO FEDERAL (1964 - 1967): NA CIDADE SÍNTESE DAS ARTES

Carolina Bouvie Grippa

ZORAVIA BETTIOL: PRECURSORA DA ARTE TÊXTIL NO RIO GRANDE DO SUL

Carolina Lima

DICOTOMIAS DO MUNDO DA ARTE EM SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO: O ERUDITO E O POPULAR NO ACERVO DO MUSEU D. JOÃO VI

Caroline Alciones de Oliveira Leite

DO CORPO PARA O MUNDO: O RISO EM RIO OIR (1976-2011) DE CILDO MEIRELES

Charles Vasconcelos Vale e Rafael de Sousa Carvalho

O SEXTO ESTADO: ICONOLOGIA, ERRÂNCIA & HISTÓRIA DA ARTE

Clarice Ferreira de Sá

PERCURSO DE TRADIÇÕES ATÉ A PAISAGEM BRASILEIRA DE MEADOS DO SÉCULO XIX

Cristiélen Ribeiro Marques e Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves

ARTISTAS LATINO-AMERICANOS EM PARIS NA VIRADA DO SÉCULO XIX

Cristina Dunaeva

THE HISTORY AND THEORY OF ART IN POST-REVOLUTIONARY RUSSIA: SOME NOTES ABOUT NIKOLAY PUNIN'S LEGACY (1888-1953)

Daniely Meireles do Rosário

A PINTURA DE MOACIR CARDOSO: ENTRE BLOCOS DE NARRATIVA E COR

Débora Machado Visini

O PROJETO #TARSILAINSPIRA: MULHERES ARTISTAS NA CIDADE, TECNOLOGIAS DIGITAIS E REPRESENTATIVIDADES.

Dilson Midlej

DISSEMINAÇÃO DE IMAGEM APROPRIADA NA ARTE

Érica Burini

TOURADAS NA ARTE BRASILEIRA: DO COLONIAL AO POPULAR

Ericky da Silva Nakanome e Adan Renê Pereira da Silva

“ENCAIÇARAMENTO”: DISPERSÕES DA CULTURA POPULAR EM NOVOS ENCANTOS PELA AMAZÔNIA

Eunice Maria da Silva

LAND ART, ECO ART, ENVIRONMENTAL ART, EARTH ART: DIÁLOGOS E CONVERGÊNCIAS ENTRE ARTE E AMBIENTALISMO

Felipe Scovino

A perspectiva social de Pancetti: retratos e autorretratos em coleções públicas como estudos de caso

Fernando Martins dos Santos

AS PRIMEIRAS EXPOSIÇÕES DE ARTE EM GOIÂNIA E A CONSTRUÇÃO DO “MODERNISMO” EM GOIÁS (1942-1954)

Flavia Rebouças Guedes

A FANTASMAGORIA BENJAMINIANA NA OBRA DE CINDY SHERMAN

Flora Pereira Flor

A HISTÓRIA DA ARTE NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES: DA DISPERSÃO À ORIGEM DA CADEIRA

Franciane Cardoso

AS ORIGENS DE UMA HISTÓRIA DA ARTE BRASILEIRA: DIVISÕES E NOMENCLATURAS

George Gutlich

CADERNOS DE CAMPO DE THEODORO SAMPAIO: DESENHOS E ANOTAÇOES DA EXPEDIÇÃO PELO SÃO FRANCISCO

Gil Costa

ARTE CONTEMPORÂNEA NAS FRONTEIRAS: BELÉM, ANOS 1960 E 1970, TRANSIÇÕES MOVEDIÇAS E TENSÕES GLOBAIS

Guilherme Moreira Santos

WALTER HOPPS E A PRESENÇA DA ARTE CALIFORNIANA NO BRASIL, EM 1965.

Isabela Sousa Guimarães, Lucas Farinelli Pantaleão e Sabrina Maia Lemos

PONTO E LINHA SOBRE PIXELS: UMA ATUALIZAÇÃO SEMÂNTICA DOS POSTULADOS DE WASSILY KANDINSKY NO DESIGN DE INTERFACES

João Paulo de Freitas

MONSTROS E OUTROS SERES HUMANOS: REALIDADES E FICÇÕES NAS IMAGENS DE CHARLIE WHITE

João Paulo Ovidio

CAMPONESES SEM TERRA: OS RETIRANTES DE RENINA KATZ

José Lara

MINEIROS: A INCOMPATIBILIDADE ENTRE A PRÁTICA DA MINERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA VIDA

José Lucas Albuquerque da Silva

AS FACES DE SATURNO NO FILME “SATURN’S DIARY” (2015), DE LEWIS KLAHR

Joseana Paganine

O MÉTODO CRÍTICO DE GILDA DE MELLO E SOUZA: DA ICONOLOGIA À HERMENÊUTICA FILOSÓFICA

Juliana Proenço de Oliveira

SOBRE CONTEXTOS E INTERDIÇÕES: “UM X” DE CARMELA GROSS

Julio Reis

NICOLAS DESMONS: A HISTORIOGRAPHIC REVIEW OF THE ARTIST KNOWN UNTIL NOW AS ILUCHAR DESMONS

Julio Reis

THE CARIOCA LANDSCAPE IN THE ENGRAVING OF OSCAR ROTHKIRCH

Kemerson Freitas

THE MYTH OF UMUKOSURÃPANAMI OF THE DESSANA ETHNICTY IN THE GRAFFITI OF THE ARTISTS CURUMIZ

Kethlen Santini Rodrigues

BRUXARIA E ARTES VISUAIS: A BRUXA GROTESCA DE ALBRECHT DÜRER E A INSTAURAÇÃO DE UM MODELO DE REPRESENTAÇÃO

Luana Wedekin

DISPERSÃO E CONCENTRAÇÃO NO FAZER HISTÓRIA DA ARTE: ABY WARBURG NO PALAZZO DORIA PAMPHILJ

Lucas Procópio de Oliveira Tolotti

O VERMELHO E O RITUAL: DISPERSÕES EM ANISH KAPOOR

Lucas Vilela Souza

MEME – IMPULSO ALEGÓRICO DO SENSO COMUM PARA O SENSO COMUM

Luciana Lourenço Paes

A HISTÓRIA DA ARTE ENTRE PEDAGOGIA E COLAGEM NOS PRIMEIROS ANOS DO MASP

Luciano Simão

CABINES DE IMERSÃO: O ESPECTADOR COMO VIDEOPERFORMER

Luiz Alberto Ribeiro Freire

OS RETÁBULOS NAS IGREJAS BAIANAS DE NAZARÉ, VALENÇA,SANTO AMARO, CONCEIÇÃO DA FEIRA E SÃO FRANCISCO DO CONDE.

Luiz SÉrgio de Oliveira

O MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR) E OS USOS SUJOS DA CIDADE: A PEQUENA ÁFRICA E A ZONA PORTUÁRIA

Lyana Guimarães Martins

ATMOSFERA, LUZ E ESCURIDÃO: UM CONVITE A HABITAR A IMAGEM A PARTIR DO “EFEITO CINEMA” NA ARTE

Maíra Freitas

IMAGENS DISSIDENTES EM LINN DA QUEBRADA: IDENTIDADE, TORÇÃO E TECNOLOGIA

Maíra Vieira de Paula

POEMA "A TO Z" DE GERALDO DE BARROS: UM DIÁLOGO COM OS READYMADES RETIFICADOS DE MARCEL DUCHAMP.

Marcos Antônio Bessa-Oliveira

A ARTE DO BARROCO BRASILEIRO JÁ ERA MODERNA, SEM SER CONTINUÍSMO E SEM PRECISAR COMER GENTE!

Marcos Antônio Bessa-Oliveira

ARTEVÍRUS (COVID-19) EM CONTEXTOS DE FRONTEIRAS DIVERSAS: A PANDEMIA EM MOVIMENTO DA CHINA À MATO GROSSO DO SUL (BRASIL)

Maria Luisa Tavora

PANORAMA DE ARTE ATUAL BRASILEIRA - 1971/SÃO PAULO: FILTRO E VITRINE PARA A GRAVURA ARTÍSTICA NACIONAL.

Maria Madalena Felinto Pinho Ramos

APARTAMENTO 1202, O ARQUIVO DE DENTRO PARA FORA

Mariana G. Vasconcellos

UMA POÉTICA DUALISTA: FORMA E CONTEÚDO NA PINTURA TARDIA DE GUSTAVE MOREAU

Mariene Mendonça de Freitas e Rosemara Staub de Barros Zago

O PERCURSO HISTÓRICO DA PINACOTECA DO AMAZONAS

Marina Muniz Mendes e Samuel José Gilbert de Jesus

CONFABULANDO TRANSMUTAÇÕES: REFLEXÕES A PARTIR DA FAUNA SECRETA DE JOAN FONTCUBERTA E PERE FORMIGUERA

Marina Pereira de Menezes de Andrade

DESENHOS DE MEMÓRIA / MEMÓRIAS DO DESENHO

Niura Aparecida Legramante Ribeiro

A PINTURA COMO RETÍCULA MECÂNICA E OS ACIDENTES FOTOGRÁFICOS COMO VIRTUDES

Patrícia Pedrosa

EMANOEL ARAÚJO E O ENCANTAMENTO DO RELEVO

Paulo Leonel Gomes Vergolino e Regina Lara Silveira Melo

GRAVURAS DE MANUEL MESSIAS DOS SANTOS: A DRAMÁTICA DUALIDADE DE UMA OBRA FANTÁSTICA.

Paulo Reis

O ‘MANIFESTO QUIETO’ E AS VOZES DA CIDADE

Paulo Ricardo Heidrich

DUAS MULHERES E UM TIRANO: FOTOGRAFIA E PARADOXOS

Rafael de Souza

VENDO MINHA IMAGEM: A TRAJETÓRIA DE PAULO NAZARETH

Rafael Goffinet de Almeida e Fábio Lopes de Souza Santos

A PARTICIPAÇÃO ENTRE A ARTE E A ARQUITETURA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS SOBRE AS ESPACIALIDADES CONTEMPORÂNEAS

Raisa Pina

COLEÇÃO PARTICULAR: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA EM HISTÓRIA DA ARTE EM TEMPOS DE COVID-19

Regilene Aparecida Sarzi Ribeiro

NOMADISMO, TECNO-IMAGEM E EXPERIENCIA ESPAÇO-TEMPO NA ARTE DO VIDEO: LARA ARELLANO

Renan Battisti Archer

O PROJETO ESCULTURA PÚBLICA (1992) E AS ABORDAGENS FORMAIS DE SEUS ARTISTAS

Ricardo De Cristofaro

A FOTOGRAFIA COMO EXPRESSÃO DO ESCULTÓRICO: DE RODIN A BERND E HILLA BECHER

Rosane A. Carvalho

AUDIOVISUAIS COM DIAPOSITIVOS NO BRASIL NA DÉCADA DE 1970: ARTE, POLÍTICA E TECNOLOGIA

Rosangela Miranda Cherem e Kethlen Kohl

CINCO DISPERSÕES PARA PENSAR O MEMENTO MORI NA ARTE

Rosangela Miranda Cherem e Luciana Knabben

THREE IMBRICATIONS ABOUT JULIANA HOFFMANN’S WORK

Sabrina Fernandes Melo

ROBERT CHESTER SMITH E AS OBRAS DOS PINTORES VIAJANTES FRANS POST E FRANCISCO REQUENA

Sandra Makowiecky

A BELEZA DO ORDINÁRIO E O ISOLAMENTO EXISTENCIAL NA OBRA DE VILHELM HAMMERSHØI

Sávio Stoco, Orlando Maneschy e Ricardo Ribeiro

DISPERSÃO/AGLOMERAÇÃO NA OBRA MATER DOLOROSA II – IN MEMORIAM (1978) DE ROBERTO EVANGELISTA: UMA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

Shannon Botelho

MODERNIDADE, ABSTRAÇÃO E AS DISPUTAS DO DISCURSO DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL NOS ANOS 50

Sonia Gomes Pereira

A HISTORIOGRAFIA DA ARTE NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX: MODELOS POSSÍVEIS – O CASO DE THEÓPHILE GAUTIER

Tania Carvalho

ENCARNAÇÃO DA BELEZA IDEALIZADA: O NU FEMININO CLÁSSICO À ANTIGA EM VENEZA, ENTRE SÍNTESES E INOVAÇÕES

Valter Frank De Mesquita Lopes

UM ARTISTA-FLÂNEUR NA CIDADE DE MANAUS

Wellington Cesario

TUNGA: SENTIDO DE UMA POÉTICA

Yasmin Pol da Rosa

UMA INCURSÃO AO NOVO DESCONHECIDO: RELAÇÕES ENTRE OS RELATOS DE VIAGEM E A POÉTICA DE PATRICIA PICCININI


Resumos Expandidos

Autor(es) Título

Ariadny Lorrainy da Silva

A ACADEMIA DE SAN ALEJANDRO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS VANGUARDIAS EM CUBA

Carina Silveira and Suzi Maria Mariño

A MODA COMO OBJETO ARTÍSTICO: UM ENSAIO PARA OS VALORES À LUZ DA FILOSOFIA

Flavia Rebouças Guedes

O GROTESCO NAS SÉRIES FOTOGRÁFICAS: THE FAIRY TALES, DISASTERS E SEX PICTURES DE CINDY SHERMAN.

Juan Costa

SERTÃO SURREALISTA: A CONSTRUÇÃO DE UM OLHAR SURREALISTA DIANTE DE FOTOGRAFIAS DO SERTÃO

Julia Belo Bocayuva Cunha e Leon Perelson Bellinha

A IGREJA DA CANDELÁRIA E JOÃO ZEFERINO DA COSTA: UMA SIMBIOSE ARTÍSTICA.

Mariana Batista Murial Lima e Thayane Serra Monteiro

PINTURA DA MULHER NEGRA A PARTIR DA OBRA: CABEÇA DE PRETA VELHA DE RAIMUNDO CELA.

Rafael Tassi Teixeira e Ricardo Di Carlo Ferreira

CINESIAS DA IMAGEM DO ATOR NO CINEMA