Autor |
Co-autor |
Artigos |
Adriana Rosely Magro |
Moema Martins Rebouças |
ESPAÇO ESCOLAR: ROTINA E ACONTECIMENTO |
Adriane Cristine Kirst |
Cristiane Higueras Simó e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva |
ENSINO DE ARTE E INCLUSÃO: OS DESAFIOS DO CONHECIMENTO |
Alexandre Silva dos Santos Filho |
Rejane Cleide Medeiros de Almeida |
A FORMAÇÃO DOCENTE EM ARTE NA AÇÃO INDIVIDUAL / COLETIVA ENTRE DOIS TERRITÓRIOS – SIMBÓLICO E FÍSICO |
Alice Fátima Martins |
--- |
E O CATADOR DE PAPELÃO CONSTRUIU UM CINEMA… |
Aline Nunes da Rosa |
Marilda Oliveira de Oliveira |
POSSÍVEIS QUE SE ANUNCIAM: AFETOS ENTRE NARRATIVAS FÍLMICAS E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES |
Ana Laura Rolim da Frota |
--- |
O SINCRETISMO NAS IMAGENS MÓVEIS:
DVD “O UNIVERSO DA ARTE – FAYGA OSTROWER” |
Analice Dutra Pillar |
--- |
CONTÁGIOS ENTRE ARTE E MÍDIA NO ENSINO DA ARTE |
Andréia Weiss |
Larissa Zanin e
Maria Amélia Dalvi |
MURAL DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ANÁLISE: DISCURSO QUE SE ABRE À LEITURA SEMIÓTICA |
Andréia Weiss |
--- |
AS ARTES VISUAIS E O CONTEXTO CULTURAL MEDIADO PELA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO FORMADO NO CURSO DE PEDAGOGIA NAS MODALIDADES PEDAGOGIA DA TERRA E PEDAGOGIA/EAD |
Angélica D’Avila Tasquetto |
Ayrton Dutra Corrêa |
ENSINO DAS ARTES VISUAIS EM ESCOLAS RURAIS: A MEMÓRIA DOCENTE COMO PROBLEMATIZADORA |
Anna Mae Tavares Bastos Barbosa |
--- |
UMA QUESTÃO DE POLÍTICA CULTURAL: MULHERES ARTISTAS, ARTESÃS, DESIGNERS E ARTE / EDUCADORAS |
Belidson Dias Bezerra Junior |
--- |
PARÓDIAS E PRECARIEDADES NAS DES(TRUÇÕES) DE FELIPE SOBREIRO |
Cayo Honorato |
--- |
MEDIAÇÃO E SISTEMA DA ARTE |
Edna de Jesus Goya |
--- |
O ENSINO SUPERIOR DE ARTE EM GOIÁS - A ESCOLA GOIANA DE BELAS ARTES – EGBA |
Erinaldo Alves do Nascimento |
Marry Tacyana Alves Clemente, Shirley Moreira Tanure e Izis Ludmila Franca Dantas |
POR QUE PAROU? PAROU POR QUÊ?
UMA PESQUISA COM OS DISCENTES “EVADIDOS” DA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPB |
Fabiana Marchezi |
--- |
GOMBRICH E A ARTE DE RECONSTRUÇÃO DO REFERENTE – A DESCRIÇÃO DE PINTURAS: UMA POSSIBILIDADE DE ARTE/EDUCAÇÃO |
Fernanda Monteiro Barreto Camargo |
Gerda Margit Schtüz Foerste |
ESTRANHAMENTO COMO CATEGORIA ESTÉTICA EM ARTE |
Gabriela Bon |
--- |
MEDIADORES E PROFESSORES-MEDIADORES: A EXPERIÊNCIA DA 7ª BIENAL DE ARTES VISUAIS DO MERCOSUL |
Gilvânia Maurício Dias de Pontes |
--- |
A EXPERIÊNCIA DOCENTE E A EXPRESSÃO DE SI |
Irene Maria Fernandez Silva Tourinho |
--- |
RETOMANDO UM TEMA DELICADO: AVALIAÇÃO E ENSINO DE ARTE |
Isabela Frade |
Joice Henck |
O CÍRCULO - ATIVANDO A PRODUÇÃO PLÁSTICA FEMININA NA VIA UERJ/MANGUEIRA |
Isabela Frade |
Fátima Branquinho, Mariana Esser Drumond, Maria Lúcia Sirena e Joice Henck |
OBJETOS ATORES E HIERARQUIA DE SABERES NAS PRÁTICAS CRIATIVAS E LABORAIS DA CERÂMICA FLUMINENSE |
Jociele Lampert |
Francis Albrecht Pedemonte, Leonardo Lima da Silva e Maximilian Tommasi |
ENTRE TERRITÓRIOS – CULTURA VISUAL E DISPOSITIVOS RELACIONAIS: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Josélia Schwanka Salomé |
--- |
ENSINO DA ARTE E POLÍTICAS PÚBLICAS: ENTRE OBJETIVOS REAIS E PROMULGADOS |
Júlio César Riccó Plácido da Sila |
Pelópidas Cypriano Oliveira |
DESESTRUTURANDO O OLHAR: A EXPERIMENTAÇÃO EM UM PASSEIO PELO INVISÍVEL |
Juzelia de Moraes Silveira |
--- |
UM OLHAR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA SEXUALIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR |
Larissa Fabricio Zanin |
--- |
REGIMES DE VISIBILIDADE NA FOTOGRAFIA ADOLESCENTE |
Leda Maria de Barros Guimarães |
--- |
DESLOCAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTES VISUAIS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA |
Liane Carvalho Oleques |
--- |
PALAVRA E DESENHO: ANALISANDO O DESENHO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ PROFUNDA |
Lilian Quelle Santos de Queiroz |
Vladimir Santos Oliveira |
DE OLHO NO PERO VAZ: OFICINA DE FOTOGRAFIA DIGITAL NO BAIRRO DA LIBERDADE EM SALVADOR-BA |
Luciana Ferreira |
--- |
O ESTUDO DA IMAGEM ARTÍSTICA A PARTIR DA ABORDAGEM DA GEOGRAFIA SOCIAL E CULTURAL |
Mari Ines Piekas |
--- |
UM ESTUDO SOBRE ‘ELEMENTOS DE DESENHO’ USADOS NA CONSTRUÇÃO DE ESQUEMAS GRÁFICOS INFANTIS |
Maria Christina de Souza Lima Rizzi |
Maria Cristina Blanco |
O MUSEU DA XILOGRAVURA DE CAMPOS DO JORDÃO: ESPAÇO DE SABERES NA
ARTE DA GRAVURA |
Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva |
--- |
OBJETOS PEDAGÓGICOS PARA ENSINAR ARTE A CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA |
Maria do Socorro Costa Limeira |
Josileme Balbino dos Santos, Adriana do Canto Pessoa e Erinaldo Alves do Nascimento |
O PROJETO ARTE NA ESCOLA (PÓLO JOÃO PESSOA) EM DISCUSSÃO:
UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO |
Maria Lúcia Batezat Duarte |
--- |
SOBRE LINGUAGEM, CÓDIGOS, E ENSINO DE DESENHO PARA CRIANÇAS INVISUAIS - TRÊS HISTORINHAS GEOMÉTRICAS |
Maria Luiza Calim de Carvalho Costa |
--- |
ESPELHO CONVEXO: AUTORRETRATO DE RACHEL KORMAN |
Maria Regina Montenegro Leite |
Norberto Stori |
“A TERRITORIALIDADE EM UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE REALIZADA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO SENSO DE LUGAR NO APRENDIZADO DA ARTE” |
Maria Rosicely Fausto de Oliveira |
Erinaldo Alves do Nascimento e Roberto Andrade Câmara |
A VEZ E A VOZ DOS FERAS: PERFIL, EXPECTATIVAS E NECESSIDADES DOS ESTUDANTES “CALOUROS” DA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UFPB |
Maria Teresa Lopes |
Solange Galvão Coutinho |
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE A ARTE/EDUCAÇÂO E A SUA RELAÇÃO COM O DESIGN NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DAS LICENCIATURAS |
Marília Forgearini Nunes |
--- |
LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO INFANTIL SINCRÉTICO: ARTICULAÇÃO DE IMAGENS NA CONSTITUIÇÃO DA REALIZAÇÃO GLOBAL |
Marla Cardoso Oliveira Cunha |
--- |
ATENÇÃO E CRIAÇÃO DE SIGNIFICADOS NO CINEMA: ESPECTADOR E PRÁTICA SOCIAL |
Mirian Celeste Ferreira Dias Martins |
Ana Carmen Franco Nogueira, Ariclaudio Francisco da Silva, Bruno Fischer Dimarch, Daniele dos Santos Souza Onodera, Estela Pereira Batista Barbero, Fabiano Ramos Torres, Francione Oliveira Carvalho, Gisa Picosque, Jorge Wilson da Conceição, Livia Regina Costa Serrano, Maria Celina Barros Mercurio Bonfanti, Maria José Braga Falcão, Maria Lucia Bighetti Fioravanti, Maria de Lourdes Sousa Fabro, Maristela Sanches Rodrigues, Pio de Sousa Santana, Rita de Cassia Demarchi, Sílvia Regina Gregoris, Solange dos Santos Utuari Ferrari |
ARTE NO CADERNO DO ALUNO PARA ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO: FENDAS DE ACESSO PARA ARTE E CULTURA? |
Moema Martins Rebouças |
Cesar Pereira Cola |
O DESENHO DA CRIANÇA E O IMAGÉTICO MÓVEL URBANO |
Raimundo Martins da Silva Filho |
--- |
ACONCHEGOS ENTRE ARTE E IMAGEM, CULTURA E ENSINO |
Rejane Galvão Coutinho |
--- |
CONSIDERAÇÕES SOBRE A CULTURA DA PESQUISA E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES MEDIADORES |
Renato Torres |
--- |
A INDISCIPLINA NA GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS: ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS |
Rosana Fachel de Medeiros |
--- |
LENDO IMAGENS MÓVEIS: APONTAMENTOS SOBRE INFÂNCIA E ADULTEZ CONTEMPORÂNEAS EM BOB ESPONJA CALÇA QUADRADA |
Roseli Amado da Silva Garcia |
--- |
PROJETO LINHA DO ABRAÇO: INTERMEDIAÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS |
Ruth Rejane Perleberg Lerm |
--- |
SINCRETISMO EM DIÁRIO DE BORDO DE JOSÉ BESSA: A DIAGRAMAÇÃO COMO PROCEDIMENTO DE INSTAURAÇÃO DA SINCRETIZAÇÃO ENTRE LINGUAGENS |
Sainy Coelho Borges Veloso |
--- |
VISUALIDADES: MEMÓRIA E CULTURA VISUAL |
Sandra Regina Ramalho e Oliveira |
--- |
DA ARTE DE COMER À ARTE COMIDA: SENTIDOS DANDO SENTIDO |
Sandra Regina Ramalho e Oliveira |
Karin Zapelini Orofino e Sandra Conceição Nunes |
NATUREZA-VIVA: UMA EXPERIÊNCIA EXPOSITIVA EM UMA ESCOLA PÚBLICA PROPONDO APROXIMAÇÕES COM A ARTE CONTEMPORÂNEA |
Sicília Calado Freitas |
--- |
CULTURA, ETNOGRAFIA E IMAGEM NO ENSINO DE ARTES VISUAIS |
Terezinha Losada |
--- |
JAKOBSON, DUCHAMP E O ENSINO DE ARTE |
Thaís Catoira Pereira |
Elane Teles Carneiro e Marta Penner da Cunha |
DIÁLOGOS NO ENSINO DE ARTE: O PROJETO “INTEGRAÇÃO 275” NO NÚCLEO DE ARTE CONTEMPORANEA DA PARAÍBA |
Valdemar Schultz |
--- |
INTERVENÇÕES URBANAS, ARTE E ESCOLA: EXPERIMENTAÇÕES E AFECTOS NO MEIO URBANO E ESCOLAR |