SESSÕES DE COMUNICAÇÃO

1° dia
Quarta-feira, 21 de novembro

13h30 às 15h30 Sessões de comunicação - Bloco I
(5 expositores por sessão com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 1: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DE ARTE
Zozilena de Fátima Fróz Costa (Universidade Federal do Piauí, doutoranda PUCSP:COS)
A interdiscursividade entre a pintura de Afrânio Castelo Branco e as lendas indígenas piauienses
Ivone Luzia Vieira (Universidade Federal de Minas Gerais)
Jeanne Milde: a juventude de uma obra
Vicente Vitoriano Marques Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Natal, 400 anos: panorama das artes visuais
Cecília Almeida Salles (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Cadernos de Daniel Senise
Gisela Belluzzo de Campos (Universidade São Marcos e Anhembi Morumbi)
Contribuições da arte minimalista tridimensional para a ampliação dos suportes e espaços da arte
Animadora: Annateresa Fabris (ECA-USP)

SC 2: LINGUAGENS VISUAIS
Roseli Amado da Silva Garcia (Faculdade Baiana de Ciências)
Ninhos
Fabiane Santos (Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia)
Ambiência, um convite para entrar...
Ayrton Dutra Corrêa (Universidade Federal de Santa Maria)
Artista plástico: inter-relações ente trajetórias pessoal e profissional
Tina Pimentel (Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia)
Ressonâncias: ecos de uma paisagem ausente. Uma poética no espaço tempo da arte
Lilian Amaral (Museu Aberto)
Fronteiras do Visível: arte pública na Avenida Paulista. Um estudo-intervenção na cidade de São Paulo
Animador: Milton Sogabe (Unesp)

SC 3: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Ana Maria Netto Nogueira (Universidade Anhembi-Morumbi, FAAC de Cotia)
Os estudos de gênero nas linguagens visuais
Sandra Regina Ramalho e Oliveira (Universidade do Estado de Santa Catarina)
A questão de gênero em uma análise comparada de textos visuais
Analice Dutra Pillar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Um convite ao olhar: televisão e arte na educação infantil
Anamélia Bueno Buoro (SENAC/SP), Lucimar Bello (Universidade Federal de Uberlândia) e Moema Martins Rebouças (Universidade Federal do Espírito Santo)
Por uma leitura semiótica das imagens
Rejane G. Coutinho (Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda ECA-USP)
A invenção da arte da criança
Animadora: Mirian Celeste Martins (Unesp)

SC 4: CONSERVAÇÃO E MATERIAIS
Lenora Lerrer Rosenfield
Atualidade e conquistas tecnológicas: materiais
Claudina Maria Dutra Moresi (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais), Anamaria Ruegger Almeida Neves (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais) e Iara Lages de Alvarenga 
Estudo técnico-científico de alguns retratos de Guignard
Joyce Brandão (Universidade Federal do Espírito Santo, mestranda PUCSP:COS)
Materialidade no desenho, uma análise semiótica
Sebastião Gomes Pedrosa (Universidade Federal de Pernambuco)
Inovação da gravura em metal. Os polímeros acrílicos como substítuto de materiais tóxicos
Mozart Alnerto Bonazzi Da Costa (Faculdades Oswaldo Cruz)
A igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco
Animadora: Florence Maria White de Vera

SC 5: CURADORIA
Anna Paola P. Baptista (Curadora do Museu da Chácara do Céu - RJ)
Sacro e moderno? Dilemas da arte sacra na modernidade
Maria Izabel Ribeiro (Faculdade Armando Álvares Penteado)
Brecheret no Japão
Elisa de Souza Marinez (Universidade de Brasília, doutoranda PUCSP)
Fontes: relações entre dois contextos situacionais
Elisabeth Leone (Unicid, mestranda PUCSP)
Sacilotto, obra gravada completa
Gabriela Wilder (MAC-USP)
Os espaços da Arte Naif: uma exposição
Animadora: Aracy Amaral (FAU-USP)

2° dia
Quinta-feira, 22 de novembro

11h às 13h30 Sessão de painel

Claudina Maria Dutra Moresi (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais), Anamaria Ruegger Almeida Neves (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais) e Iara Lages de Alvarenga
A técnica de Guignard no retrato de Cecília Meirelles
Maria Amélia Blasi de Toledo Piza (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP) 
A criação do quadro "Interior em verde"
Rejane Coutinho (UFPE), Ana Amália Barbosa, Sofia Fan
Arteducação produções: um programa de mediação entre a arte e o público
Cássia Gonçalves, Rosa Esteves e Sandra Kafka
Corpos Cravados
Isis Fernandes Braga (Escola de Belas Artes UFRJ)
O que tem a ver a arte com a realidade virtual?
Moema Martins Rebouças (Universidade Federal do Espírito Santo)
O discurso modernista da pintura (Tarsila, Segall, De Fiori, Guignard e Volpi)
Luiz Cláudio Rebello (mestrando na Escola de Belas Artes- UFBA), Giovana Dantas (mestranda em Artes Cênicas da UFBA), Phaedra Brasil (Senac Bahia)
Coisa de Doido; a saga de Arthur Bispo do Rosário e outras loucuras. Uma experiência das artes visuais no campo da Moda
Lilian Amaral (Museu Aberto)
Arte pública, transformações nocionais e espaço urbano contemporâneo
Fernanda Pereira da Cunha
Acervo do Museu pedagógico da escola Caetano de Campos: em busca da história das tecnologias para o ensino de artes visuais
Animadora: Daisy Peccinini de Alvarado (MAC,USP)

11h às 13h30 Sessões de Comunicação - Bloco II
(5 a 6 expositores por sessão com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 6: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DE ARTE
Agda Carvalho (Faculdade de Belas Artes de São Paulo e da Faculdade Mozarteum de São Paulo; doutoranda em Comunicações ECA, USP),
Pere Tort i Roig e Pedro Tort A poética hispânica: terra/ tradição/ praxis
Maria Luiza Luz Távora (Escola de Belas Artes/UFRJ)
Rossine Perez: a explosão da geometria
Almerinda da Silva Lopes (Universidade Federal do Espírito Santo)
O impasse da pintura abstrata no Brasil nos anos 40 e 50
Malvina Sammarone
O mundo e as artes nos anos 70
Nilza de Oliveira (Associação Brasileira de Estética)
Estética e significados da arte
Luciana Mourão Arslan (Unip, mestranda Unesp)
Atuação profissional de artistas formados em cursos superiores
Animador: João J. Spinelli (Unesp)


SC 7: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DE ARTE
Ana Claudia de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Wiener Wekstätte e Expressionismo: encontros da moda na arte
Silvia Meira (Escola de Comunicações e Arte da USP)
O corpo como suporte para a criação artística nas vanguardas européias
Carol Garcia (Anhembi Morumbi, mestranda PUCSP)
A moda no contemporâneo
Maraliz de Castro Vieira Christo (doutoranda UNICAMP)
Rodolpho Amoêdo e a iconografia bandeirante
Jamile Barbosa do Carmo (Escola de Belas Artes-UFBA)
Estética e etnicidade na Irmandade do Rosário dos Pretos do Pelourinho
Animadora: Moema Rebouças (UFES)

SC 8: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Maria José Palo (PUCSP) e Maria Inês dos Santos Duarte (PUCSP)
História da Arte: história de um fazer
Vânia Leite Leal Machado (Fundação Curro Velho)
Pensando e desenhando a história da arte
Leda Maria de Barros Guimarães (Universidade Federal de Goiás)
Questões multiculturais no ensino de arte na universidade
Gabriela Suzana Wilder (MAC, Universidade de São Paulo, doutoranda ECA, USP)
O museu de arte como instrumento de identidade cultural
Maria Angela Serri Francoio (MAC, Universidade de São Paulo)
Museu, educação e o lúdico
Animador: Carmen Aranha (MAC, Universidade de São Paulo)

SC 9: LINGUAGENS VISUAIS
Maria Cristina Villanova Biazus (Universidade de Caxias do Sul)
Percursos da artista no ambiente digital da produção
Mônica Moura (Anhembi Morumbi)
Design digital: novos processos de criação e produção. Nova visualidade e cultura
Anna Barros (Universidade São Marcos)
ANNA-MNESE
Renato Cohen (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Performance e tecnologias: os espaços das tecnoculturas
Silvia Laurentiz (PUCSP, Faculdades Belas Artes de São Paulo)
Percorrendo Escrituras II
Tânia Fraga (Universidade de Brasília)
Pesquisa e criação de telegorias cibernéticas
Animador: Gilbertto Prado (ECA-USP)

14h30 às 16h30 Sessões de Comunicação - Bloco III
(5 a 6 expositores por sessão com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 10: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DE ARTE
Ana Cristina da Natividade (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
Poder e arte. Relações de estesia
Nancy Betts (Fundação Armando Álvares Penteado, mestranda PUCSP:COS)
Estaria Leirner pensando em Penélope?
Vicente Martinez Barrios (Universidade de Brasília, doutorando PUCSP:COS)
Robert Ryman e a pintura vista como um campo de relações
Lauer Alves Nunes Santos (Universidade Federal de Pelotas; doutorando PUCSP:COS)
A instalação de Yves Klein no azul
Danielle Santana Sally (mestranda Universidade Federal Fluminense)
A crítica de arte de Oswald de Andrade
Animadora: Anamélia Bueno Buoro (Senac/SP)

SC 11: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DE ARTE
Karla Cristina de Araujo Faria (mestranda Universidade Federal Fluminense)
Discurso e argumentação na crítica aos Salões de arte
Silvia Maria de Sousa (mestranda Universidade Federal Fluminense)
Entre letras, pinturas e sentidos, análise semiótica de auto-retratos de Eliseu Visconti
Ana Magalhães
Degas escultor e a história da arte
Rita de la Rocca (mestranda Unicamp)
Indagações sobre o concretismo brasileiro
Maria Elizia Borges (Universidade Federal de Goiás)
Imagens devocionais nos cemitérios do Brasil
Animadora: Almerinda Silva Lopes (UFES)

SC 12: LINGUAGENS VISUAIS
Nara Beatriz Milioli Tutida (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Passagens da gravura contemporânea
Eriel de Araújo Santos (Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia)
Mutação - uma possibilidade do devir instaurado na matéria
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte (doutoranda da Escola de Comunicação e Artes da USP)
"Do sótão ao porão": de Gaston Bachelard ao processo de criação
Maria Amélia Blasi de Toledo Piza (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP)
A criação do quadro "Interior em verde"
Viga Gordilho (Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia)
Transcodificação em quatro estações: Paraguaçu, Tietê, Túria e Reno
Animador: Sebastião Pedrosa (UFPe)

SC 13: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Sueli Pecci Passerini (Fundação Armando Álvares Penteado, doutoranda Programa Integração da América Latina da USP) e Grupo VOUTECONTAR
Contos-Arte-Saúde
Sandra Margarete Abello
Formação de artes educadores: uma proposta artística e sua avaliação
Adelma P. Montagna (Universidade Estadual de Londrina, mestranda em educação da UFU) e Maria Irene P. Souza (Universidade Estadual de Londrina)
Avaliação em arte: uma referência possível
Lucimar Bello P. Frange (Universidade Federal de Uberlândia)
Noemia Varela e a arte
Ana Luíza Ruschel Nunes (Universidade Federal de Santa Maria)
Revendo os vínculos entre arte, trabalho e educação: elementos fundantes da formação humana
Terezinha Losada (Universidade de Brasília)
Leitura visual: subsídios teóricos-práticos
Animadora: Heloisa Toledo Ferraz (ECA-USP)

3° dia
Sexta-feira, 23 de novembro

11h30 às 13h30 Sessões de comunicações - Bloco IV
(5 a 6 expositores por sessão com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 14: HISTÓRIA, TEORIA E CRÍTICA DE ARTE
Andréa Brächer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Os leilões de obras de arte em Porto Alegre (1960-1989): valorização e legitimidade
Maria José Sanches (Universidade Federal do Mato Grosso)
A tridimensionalidade no plural: marco da eterna amizade entre Brasil e Japão
José Afonso Medeiros de Souza (Universidade Federal do Pará)
A gravura japonesa como crônica visual
Maria do Carmo de Siqueira Nino (Universidade Federal de Pernambuco)
Encruzilhadas - uma proposta de apreensão do labirinto nas artes visuais
Giovana Dantas (mestranda Artes Cênicas da UFBA)
Espaço e significação no cinema de Peter Greenaway
Animadora: Cecília Lourenço (FAU-USP)

SC 15: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Solange Galvão Coutinho (Universidade Federal de Pernambuco)
Uma perspectiva metodológica e analítica do desenho infantil
Adelma P. Montagna (Universidade Estadual de Londrina, mestranda em educação da UFU)
Representação de gênero no desenho infantil: nuances de um caleidoscópio
Vera Bonnemasou (pós-doutoramento UNICAMP)
O desenho como linguagem
Roberta Maira de Melo (Universidade Federal de Uberlândia, mestranda ECA, USP)
O ensino de arte feminino
Maria das Vitórias Negreiros do Amaral (doutoranda USP)
O imaginário da artista: o aprendizado da arte como período iniciático
Maria Lúcia Batezat Duarte (UDESC)
Pedras e água - um estudo sobre desenho e cognição
Animadora: Lucimar Bello Frange (UFUberlândia)

SC 16: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Amanda Pinto de Fonseca Tojal (MAC-Universidade de São Paulo)
Museu de arte e público especial: uma proposta de inclusão
Denise Polini (Fundação Armando Álvares Penteado) e Luciana Chen (Fundação Armando Álvares Penteado)
Monitoria no Museu de Arte Brasileira de 1999 - 2001
Rosa Iavelberg (USP:ECA)
Educação emancipatória: o ensino de arte nas ONGs
Graciela Renné Ornezanno
A linguagem visual na educação estética
Carmen Aranha (MAC, Universidade de São Paulo)
A educação artística contemporânea
Didonet Thomaz
Espólio de Rômolo de Castro Deus: teatro monótono, pesquisa comunitária em arte 1988-2001
Animadora: Elisa de Souza Martinez (Universidade de Brasília)