SESS�ES DE COMUNICA��O

1� dia
Quarta-feira, 21 de novembro

13h30 �s 15h30 Sess�es de comunica��o - Bloco I
(5 expositores por sess�o com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 1: HIST�RIA, TEORIA E CR�TICA DE ARTE
Zozilena de F�tima Fr�z Costa (Universidade Federal do Piau�, doutoranda PUCSP:COS)
A interdiscursividade entre a pintura de Afr�nio Castelo Branco e as lendas ind�genas piauienses
Ivone Luzia Vieira (Universidade Federal de Minas Gerais)
Jeanne Milde: a juventude de uma obra
Vicente Vitoriano Marques Carvalho (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Natal, 400 anos: panorama das artes visuais
Cec�lia Almeida Salles (Pontif�cia Universidade Cat�lica de S�o Paulo)
Cadernos de Daniel Senise
Gisela Belluzzo de Campos (Universidade S�o Marcos e Anhembi Morumbi)
Contribui��es da arte minimalista tridimensional para a amplia��o dos suportes e espa�os da arte
Animadora: Annateresa Fabris (ECA-USP)

SC 2: LINGUAGENS VISUAIS
Roseli Amado da Silva Garcia (Faculdade Baiana de Ci�ncias)
Ninhos
Fabiane Santos (Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia)
Ambi�ncia, um convite para entrar...
Ayrton Dutra Corr�a (Universidade Federal de Santa Maria)
Artista pl�stico: inter-rela��es ente trajet�rias pessoal e profissional
Tina Pimentel (Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia)
Resson�ncias: ecos de uma paisagem ausente. Uma po�tica no espa�o tempo da arte
Lilian Amaral (Museu Aberto)
Fronteiras do Vis�vel: arte p�blica na Avenida Paulista. Um estudo-interven��o na cidade de S�o Paulo
Animador: Milton Sogabe (Unesp)

SC 3: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Ana Maria Netto Nogueira (Universidade Anhembi-Morumbi, FAAC de Cotia)
Os estudos de g�nero nas linguagens visuais
Sandra Regina Ramalho e Oliveira (Universidade do Estado de Santa Catarina)
A quest�o de g�nero em uma an�lise comparada de textos visuais
Analice Dutra Pillar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Um convite ao olhar: televis�o e arte na educa��o infantil
Anam�lia Bueno Buoro (SENAC/SP), Lucimar Bello (Universidade Federal de Uberl�ndia) e Moema Martins Rebou�as (Universidade Federal do Esp�rito Santo)
Por uma leitura semi�tica das imagens
Rejane G. Coutinho (Universidade Federal de Pernambuco, doutoranda ECA-USP)
A inven��o da arte da crian�a
Animadora: Mirian Celeste Martins (Unesp)

SC 4: CONSERVA��O E MATERIAIS
Lenora Lerrer Rosenfield
Atualidade e conquistas tecnol�gicas: materiais
Claudina Maria Dutra Moresi (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais), Anamaria Ruegger Almeida Neves (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais) e Iara Lages de Alvarenga 
Estudo t�cnico-cient�fico de alguns retratos de Guignard
Joyce Brand�o (Universidade Federal do Esp�rito Santo, mestranda PUCSP:COS)
Materialidade no desenho, uma an�lise semi�tica
Sebasti�o Gomes Pedrosa (Universidade Federal de Pernambuco)
Inova��o da gravura em metal. Os pol�meros acr�licos como subst�tuto de materiais t�xicos
Mozart Alnerto Bonazzi Da Costa (Faculdades Oswaldo Cruz)
A igreja das Chagas do Ser�fico Pai S�o Francisco
Animadora: Florence Maria White de Vera

SC 5: CURADORIA
Anna Paola P. Baptista (Curadora do Museu da Ch�cara do C�u - RJ)
Sacro e moderno? Dilemas da arte sacra na modernidade
Maria Izabel Ribeiro (Faculdade Armando �lvares Penteado)
Brecheret no Jap�o
Elisa de Souza Marinez (Universidade de Bras�lia, doutoranda PUCSP)
Fontes: rela��es entre dois contextos situacionais
Elisabeth Leone (Unicid, mestranda PUCSP)
Sacilotto, obra gravada completa
Gabriela Wilder (MAC-USP)
Os espa�os da Arte Naif: uma exposi��o
Animadora: Aracy Amaral (FAU-USP)

2� dia
Quinta-feira, 22 de novembro

11h �s 13h30 Sess�o de painel

Claudina Maria Dutra Moresi (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais), Anamaria Ruegger Almeida Neves (Cecor, Universidade Federal de Minas Gerais) e Iara Lages de Alvarenga
A t�cnica de Guignard no retrato de Cec�lia Meirelles
Maria Am�lia Blasi de Toledo Piza (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunica��o da UNESP) 
A cria��o do quadro "Interior em verde"
Rejane Coutinho (UFPE), Ana Am�lia Barbosa, Sofia Fan
Arteduca��o produ��es: um programa de media��o entre a arte e o p�blico
C�ssia Gon�alves, Rosa Esteves e Sandra Kafka
Corpos Cravados
Isis Fernandes Braga (Escola de Belas Artes UFRJ)
O que tem a ver a arte com a realidade virtual?
Moema Martins Rebou�as (Universidade Federal do Esp�rito Santo)
O discurso modernista da pintura (Tarsila, Segall, De Fiori, Guignard e Volpi)
Luiz Cl�udio Rebello (mestrando na Escola de Belas Artes- UFBA), Giovana Dantas (mestranda em Artes C�nicas da UFBA), Phaedra Brasil (Senac Bahia)
Coisa de Doido; a saga de Arthur Bispo do Ros�rio e outras loucuras. Uma experi�ncia das artes visuais no campo da Moda
Lilian Amaral (Museu Aberto)
Arte p�blica, transforma��es nocionais e espa�o urbano contempor�neo
Fernanda Pereira da Cunha
Acervo do Museu pedag�gico da escola Caetano de Campos: em busca da hist�ria das tecnologias para o ensino de artes visuais
Animadora: Daisy Peccinini de Alvarado (MAC,USP)

11h �s 13h30 Sess�es de Comunica��o - Bloco II
(5 a 6 expositores por sess�o com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 6: HIST�RIA, TEORIA E CR�TICA DE ARTE
Agda Carvalho (Faculdade de Belas Artes de S�o Paulo e da Faculdade Mozarteum de S�o Paulo; doutoranda em Comunica��es ECA, USP),
Pere Tort i Roig e Pedro Tort A po�tica hisp�nica: terra/ tradi��o/ praxis
Maria Luiza Luz T�vora (Escola de Belas Artes/UFRJ)
Rossine Perez: a explos�o da geometria
Almerinda da Silva Lopes (Universidade Federal do Esp�rito Santo)
O impasse da pintura abstrata no Brasil nos anos 40 e 50
Malvina Sammarone
O mundo e as artes nos anos 70
Nilza de Oliveira (Associa��o Brasileira de Est�tica)
Est�tica e significados da arte
Luciana Mour�o Arslan (Unip, mestranda Unesp)
Atua��o profissional de artistas formados em cursos superiores
Animador: Jo�o J. Spinelli (Unesp)


SC 7: HIST�RIA, TEORIA E CR�TICA DE ARTE
Ana Claudia de Oliveira (Pontif�cia Universidade Cat�lica de S�o Paulo)
Wiener Wekst�tte e Expressionismo: encontros da moda na arte
Silvia Meira (Escola de Comunica��es e Arte da USP)
O corpo como suporte para a cria��o art�stica nas vanguardas europ�ias
Carol Garcia (Anhembi Morumbi, mestranda PUCSP)
A moda no contempor�neo
Maraliz de Castro Vieira Christo (doutoranda UNICAMP)
Rodolpho Amo�do e a iconografia bandeirante
Jamile Barbosa do Carmo (Escola de Belas Artes-UFBA)
Est�tica e etnicidade na Irmandade do Ros�rio dos Pretos do Pelourinho
Animadora: Moema Rebou�as (UFES)

SC 8: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Maria Jos� Palo (PUCSP) e Maria In�s dos Santos Duarte (PUCSP)
Hist�ria da Arte: hist�ria de um fazer
V�nia Leite Leal Machado (Funda��o Curro Velho)
Pensando e desenhando a hist�ria da arte
Leda Maria de Barros Guimar�es (Universidade Federal de Goi�s)
Quest�es multiculturais no ensino de arte na universidade
Gabriela Suzana Wilder (MAC, Universidade de S�o Paulo, doutoranda ECA, USP)
O museu de arte como instrumento de identidade cultural
Maria Angela Serri Francoio (MAC, Universidade de S�o Paulo)
Museu, educa��o e o l�dico
Animador: Carmen Aranha (MAC, Universidade de S�o Paulo)

SC 9: LINGUAGENS VISUAIS
Maria Cristina Villanova Biazus (Universidade de Caxias do Sul)
Percursos da artista no ambiente digital da produ��o
M�nica Moura (Anhembi Morumbi)
Design digital: novos processos de cria��o e produ��o. Nova visualidade e cultura
Anna Barros (Universidade S�o Marcos)
ANNA-MNESE
Renato Cohen (Pontif�cia Universidade Cat�lica de S�o Paulo)
Performance e tecnologias: os espa�os das tecnoculturas
Silvia Laurentiz (PUCSP, Faculdades Belas Artes de S�o Paulo)
Percorrendo Escrituras II
T�nia Fraga (Universidade de Bras�lia)
Pesquisa e cria��o de telegorias cibern�ticas
Animador: Gilbertto Prado (ECA-USP)

14h30 �s 16h30 Sess�es de Comunica��o - Bloco III
(5 a 6 expositores por sess�o com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 10: HIST�RIA, TEORIA E CR�TICA DE ARTE
Ana Cristina da Natividade (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
Poder e arte. Rela��es de estesia
Nancy Betts (Funda��o Armando �lvares Penteado, mestranda PUCSP:COS)
Estaria Leirner pensando em Pen�lope?
Vicente Martinez Barrios (Universidade de Bras�lia, doutorando PUCSP:COS)
Robert Ryman e a pintura vista como um campo de rela��es
Lauer Alves Nunes Santos (Universidade Federal de Pelotas; doutorando PUCSP:COS)
A instala��o de Yves Klein no azul
Danielle Santana Sally (mestranda Universidade Federal Fluminense)
A cr�tica de arte de Oswald de Andrade
Animadora: Anam�lia Bueno Buoro (Senac/SP)

SC 11: HIST�RIA, TEORIA E CR�TICA DE ARTE
Karla Cristina de Araujo Faria (mestranda Universidade Federal Fluminense)
Discurso e argumenta��o na cr�tica aos Sal�es de arte
Silvia Maria de Sousa (mestranda Universidade Federal Fluminense)
Entre letras, pinturas e sentidos, an�lise semi�tica de auto-retratos de Eliseu Visconti
Ana Magalh�es
Degas escultor e a hist�ria da arte
Rita de la Rocca (mestranda Unicamp)
Indaga��es sobre o concretismo brasileiro
Maria Elizia Borges (Universidade Federal de Goi�s)
Imagens devocionais nos cemit�rios do Brasil
Animadora: Almerinda Silva Lopes (UFES)

SC 12: LINGUAGENS VISUAIS
Nara Beatriz Milioli Tutida (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Passagens da gravura contempor�nea
Eriel de Ara�jo Santos (Escola de Belas Artes da Universidade da Bahia)
Muta��o - uma possibilidade do devir instaurado na mat�ria
Joedy Luciana Barros Marins Bamonte (doutoranda da Escola de Comunica��o e Artes da USP)
"Do s�t�o ao por�o": de Gaston Bachelard ao processo de cria��o
Maria Am�lia Blasi de Toledo Piza (Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunica��o da UNESP)
A cria��o do quadro "Interior em verde"
Viga Gordilho (Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia)
Transcodifica��o em quatro esta��es: Paragua�u, Tiet�, T�ria e Reno
Animador: Sebasti�o Pedrosa (UFPe)

SC 13: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Sueli Pecci Passerini (Funda��o Armando �lvares Penteado, doutoranda Programa Integra��o da Am�rica Latina da USP) e Grupo VOUTECONTAR
Contos-Arte-Sa�de
Sandra Margarete Abello
Forma��o de artes educadores: uma proposta art�stica e sua avalia��o
Adelma P. Montagna (Universidade Estadual de Londrina, mestranda em educa��o da UFU) e Maria Irene P. Souza (Universidade Estadual de Londrina)
Avalia��o em arte: uma refer�ncia poss�vel
Lucimar Bello P. Frange (Universidade Federal de Uberl�ndia)
Noemia Varela e a arte
Ana Lu�za Ruschel Nunes (Universidade Federal de Santa Maria)
Revendo os v�nculos entre arte, trabalho e educa��o: elementos fundantes da forma��o humana
Terezinha Losada (Universidade de Bras�lia)
Leitura visual: subs�dios te�ricos-pr�ticos
Animadora: Heloisa Toledo Ferraz (ECA-USP)

3� dia
Sexta-feira, 23 de novembro

11h30 �s 13h30 Sess�es de comunica��es - Bloco IV
(5 a 6 expositores por sess�o com 20 minutos para fala e debate final de 20 minutos)

SC 14: HIST�RIA, TEORIA E CR�TICA DE ARTE
Andr�a Br�cher (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Os leil�es de obras de arte em Porto Alegre (1960-1989): valoriza��o e legitimidade
Maria Jos� Sanches (Universidade Federal do Mato Grosso)
A tridimensionalidade no plural: marco da eterna amizade entre Brasil e Jap�o
Jos� Afonso Medeiros de Souza (Universidade Federal do Par�)
A gravura japonesa como cr�nica visual
Maria do Carmo de Siqueira Nino (Universidade Federal de Pernambuco)
Encruzilhadas - uma proposta de apreens�o do labirinto nas artes visuais
Giovana Dantas (mestranda Artes C�nicas da UFBA)
Espa�o e significa��o no cinema de Peter Greenaway
Animadora: Cec�lia Louren�o (FAU-USP)

SC 15: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Solange Galv�o Coutinho (Universidade Federal de Pernambuco)
Uma perspectiva metodol�gica e anal�tica do desenho infantil
Adelma P. Montagna (Universidade Estadual de Londrina, mestranda em educa��o da UFU)
Representa��o de g�nero no desenho infantil: nuances de um caleidosc�pio
Vera Bonnemasou (p�s-doutoramento UNICAMP)
O desenho como linguagem
Roberta Maira de Melo (Universidade Federal de Uberl�ndia, mestranda ECA, USP)
O ensino de arte feminino
Maria das Vit�rias Negreiros do Amaral (doutoranda USP)
O imagin�rio da artista: o aprendizado da arte como per�odo inici�tico
Maria L�cia Batezat Duarte (UDESC)
Pedras e �gua - um estudo sobre desenho e cogni��o
Animadora: Lucimar Bello Frange (UFUberl�ndia)

SC 16: ENSINO-APRENDIZAGEM DE ARTE
Amanda Pinto de Fonseca Tojal (MAC-Universidade de S�o Paulo)
Museu de arte e p�blico especial: uma proposta de inclus�o
Denise Polini (Funda��o Armando �lvares Penteado) e Luciana Chen (Funda��o Armando �lvares Penteado)
Monitoria no Museu de Arte Brasileira de 1999 - 2001
Rosa Iavelberg (USP:ECA)
Educa��o emancipat�ria: o ensino de arte nas ONGs
Graciela Renn� Ornezanno
A linguagem visual na educa��o est�tica
Carmen Aranha (MAC, Universidade de S�o Paulo)
A educa��o art�stica contempor�nea
Didonet Thomaz
Esp�lio de R�molo de Castro Deus: teatro mon�tono, pesquisa comunit�ria em arte 1988-2001
Animadora: Elisa de Souza Martinez (Universidade de Bras�lia)