Simpósio 1


Arte compartilhada: coleções, acervos e conexões com a história da arte


Proponentes e coordenadores simpósio: Marize Malta UFRJ e Emerson Dionisio Gomes de Oliveira UNB

O modo de perceber e compreender as coleções dedicadas às artes visuais mostra-nos uma intrincada relação com a constituição e a prática da História da Arte, em toda sua abrangente pluralidade e seus arbítrios excludentes. Nas duas últimas décadas, um número expressivo de pesquisadores voltou-se para a compreensão formativa e discursiva das coleções artísticas, especialmente percebendo-as como espaços de pesquisa pluridimensionais. As coleções possibilitam apreender o fenômeno artístico pela compreensão dos gostos de seus proprietários, inseridos numa cultura e tempo particulares, estabelecer relações entre diferentes contextos históricos e nexos entre materialidades distintas, especular sobre as formas de circulação, de visibilidade e de exposição das obras, numa extensão que opera das características estéticas aos modelos mercadológicos de interação. Por meio das coleções, ainda é possível alcançar modelos de formalização que transformaram conjuntos de obras em acervos: sistemas institucionais controlados e pretensamente hierarquizados. Os acervos são capazes de nos apresentar não apenas os coletores, os selecionadores e os mantenedores de tais conjuntos, mas, também, muito nos esclarecem sobre a apreciação, a recepção crítica e a compreensão das intenções autorais. A própria história da história da arte alinha-se a diferentes modelos de colecionismo: devotados à celebração de um passado autorizado, delineados pela necessidade pedagógica, como modo de bem transmitir o gosto, a excelência e a tradição dos mestres e suas instituições. Evidentemente, a história das coleções extrapola os limites das narrativas da história da arte exemplar, praticada até recentemente. Muitas coleções desafiam, pelo olhar coletor dos colecionadores ou pelas frestas das reservas técnicas dos museus, a ordem classificatória vigente em tempos distintos. Proposto pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa “História da Arte: modos de ver, exibir e compreender”, este simpósio visa acolher trabalhos que buscam pensar o artístico, seu juízo de valor e histórias em suas conexões e interações por meio de coleções e acervos. Os questionamentos que marcam os atuais debates sobre as interações entre a produção e a circulação cultural contemporâneas operam como marcos referenciais para discutir os processos relativos ao colecionamento da arte nos últimos dois séculos: coleções desfeitas, refeitas, constituídas, coleções que ainda estão por vir.

Palavras-chave: acervos; coleções; história da arte

Nome ARTIGOS Página
Ana Maria Tavares Cavalcanti / UFRJ A CRÍTICA DE ARTE COMO FONTE DE PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DE COLEÇÕES E A HISTÓRIA DA ARTE 1963
Ana Paula Chaves Mello / UFRJ OS DISCURSOS INAUGURAIS DO MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO: A FORMAÇÃO DE UM ACERVO 1974
Diego Souza de Paiva / UFRJ ORIGINALIDADE DE UM COPISTA NATO: A COLEÇÃO DO INSTITUTO RICARDO BRENNAND COMO PRÁTICA DE REPRODUÇÃO 1988
Douglas Negrisolli, Petra Sanches / Mackenzie OS SALÕES DO ABC PAULISTA: O OBJETO ARTI STICO E A MEMÓRIA VIVA DO ARTISTA 2003
Edison da Silva Farias / UFPA - Joaquim Cesar OS ÚLTIMOS SUSPIROS DA PINTURA ACADÊMICA NO PARÁ: A HERANÇA BETTY VEIGA SANTOS 2016
Ellen Ferrando, Edmar Moraes Gonçalves / Fundação Casa de Rui Barbosa COMPARTILHAMENTOS ARTÍSTICO-LITERÁRIOS NO SÉCULO XX: A COLEÇÃO DE OBRAS DO ARQUIVO-MUSEU DE LITERATURA BRASILEIRA 2032
Emerson Dionisio Gomes De Oliveira / UnB MARCO: DIMENSÕES DE UM ACERVO 2049
Gil Vieira Costa / UNIFESSPA A DOAÇÃO COMO ESTRATÉGIA: CONSTRUÇÕES DE HISTÓRIAS DA ARTE CONTEMPORÂNEA AMAZÔNICA 2062
Giovanna Graziosi Casimiro / UFSM CONTROLE E MULTI-TEMPORALIDADES: GOOGLE WEB LAB, UM MUSEU EM REDE. 2078
Isis De Melo Molinari Antunes / UFPA DOIS CRISTOS DE MARFIM EM BELÉM: SEUS SEGREDOS E ESCONDERIJOS 2094
Mariana Estellita Lins Silva / UFRJ A ARTE EM SUA CONDIÇÃO PÓS-MÉDIUM E AS CONSEQUÊNCIAS PARA OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MUSEOLÓGICOS 2111
Marize Malta / UFRJ ANÕES DE JARDIM, OBJETOS DO MAL E O LUGAR DE NÃO-COLEÇÕES 2123
Nelyane Gonçalves Santos / UFMG O XXIII SALÃO MUNICIPAL DE BELAS ARTES DE 1968: ANÁLISE DE OBRAS E ASPECTOS DO CIRCUITO ARTÍSTICO EM BELO HORIZONTE 2139
Rachel Vallego / USP DOAÇÕES DO ACERVO DE ARTE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL – UMA PRESENÇA MODERNISTA? 2156
Sonia Gomes Pereira / UFRJ A HISTORIOGRAFIA DA ARTE E O COLECIONISMO DA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES DO RIO DE JANEIRO 2170
Yacy-Ara Froner / UFMG COLEÇÃO COMO PRÁTICA COLETIVA: A NARRATIVA, A RETÓRICA E O SEMA 2184