Autor |
Co-autor |
Artigo |
Alexandre Emerick Neves |
|
SINAIS DE PRESENÇA, MODOS DE AUSÊNCIA |
Alexandre Santos |
|
SOBRE FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E AUTOFICÇÕES |
Alice Souza |
|
CURTÍSSIMO (E AINDA MUTILADO) ATLAS ANATÔMICO DOS BRAÇOS, PERNAS E CABEÇA DO CAMPO ARTÍSTICO DE BAIRRO |
Aline de Oliveira Fernandes |
Tatiana Agra Gonçalves |
NICOLAS POUSSIN: DISCURSOS SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE SÃO JOSÉ |
Almerinda da Silva Lopes |
|
AS PROPOSTAS AMBIENTAIS DE WESLEY DUKE LEE: LUGARES UTÓPICOS |
Ana Lúcia Mandelli de Marsillac |
|
PAULO BRUSCKY E A LIBERDADE DE OLHAR |
Ana Mannarino |
|
NOMES, LINHAS, MARES: ARTE, PERCEPÇÃO E NATUREZA
NOS DESENHOS DE ROSANA RICALDE |
Ana Maria Tavares Cavalcanti |
|
PINTURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX E O HISTORIADOR DA ARTE NO LABIRINTO DE INDÍCIOS |
Ana Paula Gomes Witeck |
Altamir Moreira |
O ANACRONISMO E A RELAÇÃO DA OBRA HITLER (1933) DE ERWIN BLUMENFELD COM AS PINTURAS VANITAS |
Andréa Bertoletti |
|
ARTE E TECNOLOGIA DIGITAL: CONTRAPONTOS HISTÓRICOS |
Andrea Piazzaroli Longobardi |
|
CHINOISERIES – PARA POR O MUNDO EM (UMA SÓ) ORDEM |
Ângela da Silva Oliveira |
|
A ARTE DO MARACATU E SUAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS NA CIDADE DE SÃO PAULO |
Angela Maria Grando Bezerra |
|
METAMORFOSES DA IMAGEM OU APROXIMAÇÕES ENTRE CÍCERO DIAS E PICASSO |
Anna Corina Gonçalves da Silva |
|
MAM-RIO, “MUSEU É O MUNDO”: LABIRINTOS PERCORRIDOS, REVELADOS E DESVELADOS NA CONSTRUÇÃO DE “LUGARES” E POÉTICAS ARTÍSTICAS |
Aparecido José Cirillo |
|
COMUNICAÇÃO, MEMÓRIA E PROCESSO: OS DIÁLOGOS INTERNOS REVELADOS NOS CADERNOS DE ARTISTA |
Artur Correia de Freitas |
|
SISTEMAS DE OPOSIÇÃO: A OBRA DE TONY CAMARGO |
Camila Monteiro Schenkel |
|
ARQUIVOS REVISITADOS DE ROSÂNGELA RENNÓ: ENTRE MEMÓRIAS, FICÇÔES E CURTOS-CIRCUITOS |
Carlos Henrique Romeu Cabral |
|
A PINTURA RUPESTRE E SUA TRAJETÓRIA ACADÊMICA |
Carlos Murilo da Silva Valadares |
|
GRAVURA E ARTE ELETRÔNICA NA CONTEMPORANEIDADE |
Carolina Votto Silva |
|
HÉLIO OITICICA E O JOGO COMO CONDIÇÃO ESTÉTICA |
Caroliny Pereira |
|
ZONA DE INDISCERNIBILIDADE DE UM PONTO DE INFLEXÃO – A ATUALIZAÇÃO DE UM VIRTUAL NO OBJETO DE ARTE? |
Cecilia Mori Cruz |
|
MEMÓRIA, UTOPIA E FABULAÇÃO: A PENUMBRA COMO MUSEU IMAGINÁRIO |
Célia Maria Antonacci Ramos |
|
ERNEST MANCOBA E GERALD SEKOTO
SUBJETIVAÇÃO, UTOPIAS E FABULAÇÕES NO ENCONTRO DA EUROPA COM A ÁFRICA |
Christine Pires Nelson de Mello |
|
LUCAS BAMBOZZI: REDE E EXPERIÊNCIA |
Cintia Maria Falkenbach Rosa Bueno |
|
DE PIRANESI A BABINSKI; INFERNO ESTÉTICO: CÁRCERE PERENE |
Cíntia Mariza do Amaral Moreira |
|
ARTE E LEITURA NA APROPRIAÇÃO ARTÍSTICA DE LIVROS E LIVROS DE ARTISTA DE WALTÉRCIO CALDAS: UMA DISCUSSÃO |
Cláudia Matos Pereira |
|
GALERIA DE ARTE CELINA: LUGAR DE MEMÓRIA E REALIZAÇÃO |
Cristina Antonioevna Dunaeva |
Régia Gomes Rocha |
OS MUNDOS SONHADOS E (IR)REAIS: ALGUNS ASPECTOS DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE PINTORES AUTODIDATAS CEARENSES |
Cristina Pierre de França |
|
ARTHUR OMAR E AS VIDEOINSTALAÇÕES |
Daniela Pinheiro Machado Kern |
|
NOVAS E VELHAS QUESTÕES DE CURADORIA NO SISTEMA CONTEMPORÂNEO DAS ARTES |
Daniele Quiroga Neves |
Gisela Reis Biancalana e Nara Cristina dos Santos |
POSSIBILIDADES DA IMAGEM: A ARTE DA PERFORMANCE E A EXTENSÃO DO REGISTRO |
Danielle Rodrigues Amaro |
|
O CASO HANS SEDLMAYR: ARTE, HISTÓRIA E POLÍTICA |
Débora Aita Gasparetto |
Nara Cristina dos Santos |
ARTE DIGITAL E CIRCUITO EXPOSITIVO: ALGUMAS PARTICULARIDADES |
Dilson Rodrigues Midlej |
|
ASPECTOS DA GRAVURA BAIANA CONTEMPORÂNEA |
Domingos Sávio de Castro Oliveira |
|
ORNATOS LANDIANOS:
ECOS BOLONHESES NO LONGÍNQUO GRÃO PARÁ SETECENTISTA |
Edison da Silva Farias |
|
O MACRO MICRO MUNDO DE VEIGA SANTOS |
Elena O'Neill |
|
O CUBISMO DE CARL EINSTEIN |
Érika Yamamoto Lee |
|
INTERLOCUÇÃO SOBRE O TEATRO E A TEATRALIDADE DE ROSALIND KRAUSS E A PERFORMANCE DE JUM NAKAO |
Fabiana Carvalho de Oliveira |
|
A OBRA DE ATHOS BULCÃO NA ARQUITETURA DA CAPITAL FEDERAL: APROPRIAÇÕES E DESLOCAMENTOS |
Felipe Ferreira |
|
RIO DE JANEIRO: CARNAVAL E SEXUALIDADE |
Fernanda Bulegon Gassen |
|
OS MODOS DE VIDA E A PINTURA DE GÊNERO HOLANDESA DO SÉCULO XVII |
Fernanda Lopes Torres |
|
NOTAS SOBRE A ESTRUTURA TEMPORAL DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE JOSEPH BEUYS E DE TUNGA EM
ESPAÇO DE GORDURA E ÃO |
Francielly Rocha Dossin |
|
POÉTICAS DIASPÓRICAS E SUBJETIVIDADES NO ATLÂNTICO NEGRO |
Galciani Neves |
|
VESTÍGIOS DE LEITURAS OU OS ARQUIVOS INSONES DE MARILÁ DARDOT |
Gisele Barbosa Ribeiro |
|
COMUNIDADE / ARTE / UTOPIA / IDEOLOGIA |
Greice Antolini Silveira |
|
DISPOSITIVOS COMO MEDIADORES PARA IMERSÃO EM PAISAGENS UTÓPICAS |
Gustavo de Moura Valença Motta |
|
A TEMPORALIDADE MESSIÂNICA DE TRAMA (ANTONIO DIAS, 1977) |
Henrique Telles Neto |
Nara Cristina Santos |
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS REPOSICIONAMENTOS
AUTORAIS EM ARTE E TECNOLOGIA |
Idanise Sant'ana Azevedo Hamoy |
|
RETÁBULOS LANDIANOS: TRADUZINDO A TRADIÇÃO |
Iris Maria Negrini Ferreira |
|
ARTE E PARTICIPAÇÃO DO ESPECTADOR NOS ANOS 1960: ESBOÇO INTERATIVO NA OBRA DE CARLOS VERGARA |
Isis de Melo Molinari Antunes |
|
BELÉM DO PARÁ
ARTE CONTEMPORÂNEA:
JOÃO CIRILO |
João José de Maracajá Daltro |
|
UM ESTRANHO PRÉDIO REDONDO EM PLENO LARGO DO PAÇO |
José Afonso Medeiros Souza |
|
REDES SÓCIO-VIRTUAIS: (IN) CORPORIFICAÇÕES, (DES) IDENTIDADES,
ESTILHAÇOS E ESTÉTICAS DA TRANSFIGURAÇÃO |
José Augusto Costa Avancini |
|
A PINTURA DE PAISAGEM NO MODERNISMO BRASILEIRO: EXERCÍCIOS DE LEITURA |
José Gustavo Bononi |
|
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FOTOGRAFIA E DA HISTÓRIA DO ESPETÁCULO TEATRAL A PARTIR DA REPRESENTAÇÃO DE NA SELVA DAS CIDADES DO JOVEM BRECHT SOB DIREÇÃO DE JOSÉ CELSO (1969) |
José Wenceslau Aguiar Junior |
|
O CAÇADOR INVISÍVEL |
Katiucya Perigo |
|
A CONTRADITÓRIA ARTE DE EXPOR |
Lilian Patrícia Barbon |
|
A FACE PÁLIDA DA MORTE NO AUTORRETRATO DE PIERRÔ |
Luciana Abitante Swarowsky |
Raquel Fonseca |
TELEFONE MÓVEL: REPRODUZINDO O VISÍVEL |
Luciana Bosco e Silva |
|
INSTALAÇÃO: HISTÓRIA E MEMÓRIA |
Luciano Vinhosa Simão |
|
ENTRE O ARTÍSTICO E O ESTÉTICO |
Ludmila Vargas Almendra |
|
DAREL DESENHANTE: UMA INCURSÃO PELAS CIDADES IMAGINÁRIAS |
Luiz Alberto Ribeiro Freire |
|
AS MAQUINETAS DO RECOLHIMENTO DOS HUMILDES; DEFINIÇÕES, NOTÍCIAS, ICONOGRAFIA E TIPOLOGIA |
Luiz Cláudio da Costa |
|
A ARTE DA CARTOGRAFIA NA OBRA DE ANNA BELLA GEIGER |
Luiz Sérgio de Oliveira |
|
A CRISE DA PUREZA NO ENFRENTAMENTO DO REAL: HÉLIO OITICICA NAS ENCRUZILHADAS DA AÇÃO COLETIVA |
Luiza Interlenghi |
|
FRANZ WEISSMANN: UM AJUSTE DE CONTAS COM A MATÉRIA UMA ABORDAGEM DA PRODUÇÃO INFORMAL (1960 – 1965) |
Luizan Pinheiro da Costa |
|
COITUM ALEATORIUM:
UMA SUÍTE SUADA PARA A SUÍTE SAFADA DE GIL VICENTE |
Madalena de Fátima Zaccara Pekala |
|
ANOTAÇÕES SOBRE A BUSCA DE IDENTIDADE NO UNIVERSO DA PÓS-MODERNIDADE: A MEMÓRIA PESSOAL NA PINTURA DE FLÁVIO TAVARES E PEDRO CANO |
Manoela Freitas Vares |
Nara Cristina Santos |
METAMORFOSE: QUESTÕES PARA O CONTEXTO ARTÍSTICO |
Marcela Regina Formico |
|
FLORES E ESPINHOS – A CONVIVÊNCIA HARMÔNICA APESAR DAS DIFERENÇAS
(O CASO DO MUSEU PAULISTA E A PINACOTECA DO ESTADO) |
Marcelo Mari |
|
ARTE E UTOPIA: A FIGURAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX |
Márcia Helena Girardi Piva |
|
O ESPAÇO SUBJETIVO: A OBRA DE ARTE COMO UM LUGAR UTÓPICO A SER ADENTRADO E EXPERIMENTADO |
Marco Antonio Pasqualini de Andrade |
|
ARTE POVERA E ARTE BRASILEIRA: RECEPÇÃO E SIMILARIDADES |
Marcus Alexandre Motta |
Marcelo Lins de Magalhães |
ÁR(E)(I)A MUDA (OU, VIRA) ESCULTURA PARA TODOS OS MATERIAIS NÃO TRANSPARENTES DE WALTERCIO CALDAS |
Maria Adelaide do Nascimento Pontes |
|
A DOCUMENTAÇÃO NAS POÉTICAS CONCEITUAIS DOS ANOS 70 NO BRASIL |
Maria de Fátima Morethy Couto |
|
ARTE E BIOGRAFIA: FABULAÇÕES |
Maria de Nazareth Eichler Sant Ângelo |
|
A LUZ E A LINHA NAS POÉTICAS PICTÓRICAS DE FRA ANGELICO E BOTTICELLI |
Maria José Justino |
|
MARIA MARTINS, UMA POÉTICA DO DESEJO |
Maria Louro Berbara |
Raphael Fonseca |
DE AKHENATON A DUCHAMP: ARTE, TRANSEXUALISMO E ANDROGINIA |
Maria Luisa Luz Távora |
|
A GRAVURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA EM LIVRO – 1965: HISTÓRIA E CRÍTICA |
Mariana Rodrigues Pimentel |
|
A OBRA DE ARTE NA ERA DE SUA REPRODUTIBILIDADE ESTÉTICA OU JR |
Mariela Brazón Hernández |
|
A PINTURA DE JOSÉ GAMARRA: FABULAÇÕES DE UMA AMÉRICA MÍTICA |
Marina Ferreira Frega |
|
PARADIGMAS |
Marina Pereira de Menezes de Andrade |
|
O“BUSINESS ARTIST”: CONSIDERAÇÕES SOBRE OS CONCEITOS DE REDE,
CAMPO E ARTWORLD |
Marisa de Oliveira Mokarzel |
|
...FEITO POEIRA AO VENTO: UM PEQUENO ENSAIO SOBRE DIRCEU MAUÉS |
Marize Malta |
|
ESCARRA NESSA BOCA QUE TE BEIJA... A POESIA DOS OBJETOS DO MAL |
Marlen de Martino |
|
SÍNDROMES ARTÍSTICAS: O MAL-ESTAR E A ARTE CONTEMPORÂNEA |
Martha Telles |
|
ROBERT SMITHSON: A PAISAGEM CONTEMPORÂNEA |
Martinho Alves da Costa Junior |
|
PARA UMA REVISÃO DAS IMAGENS ENTRE CINEMA E ARTES PLÁSTICAS |
Mauricius Martins Farina |
|
PAISAGEM RETOCADA |
Michel Zózimo da Rocha |
|
ACONTECIMENTOS FANTASMAGÓRICOS DA IMAGEM |
Miriam da Costa Manso Moreira de Mendonça |
|
OS LUGARES DO CORPO |
Nara Cristina Santos |
|
ARTE - POÉTICAS - DIGITAIS: UMA EXPERIÊNCIA CURATORIAL |
Nara Cristina Santos |
Carlos Alberto Donaduzzi, Giovanna Graziosi Casimiro |
VISITANT GENET DE VERA CHAVES BARCELLOS:
CONSIDERAÇÕES SOBRE FICÇÃO E IMAGINAÇÃO |
Natali Tomie Ikikame |
|
O RETRATO FOTOGRÁFICO:
AS IMAGENS QUASE AUSENTES DE CLÁUDIA LEÃO |
Neiva Maria Bohns |
|
NADANDO CONTRA A CORRENTEZA.
UMA DISCUSSÃO SOBRE FORMAS DE SUBSISTÊNCIA DOS ARTISTAS
VISUAIS |
Olympio José Pinheiro |
Lucas Farinelli Pantaleão |
ORNAMENTALISMO: O ESPÍRITO DAS ARTES E DO DESIGN NO CONTEXTO
DO PÓS-MODERNISMO |
Olympio José Pinheiro |
Lucas Farinelli Pantaleão |
TRÊS FUNÇÕES DA ORNAMENTAÇÃO NA ARTE E NO DESIGN: ESTÉTICA,
ANAGÓGICA, TERAPÊUTICA |
Orlando Franco Maneschy |
Danilo Azevedo Baraúna |
LIMITES E CONTAMINAÇÕES DA IMAGEM NO ESPAÇO: MAPEAMENTO DA
PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA PARAENSE |
Patrícia Leal Azevedo Corrêa |
|
TOCAR E MOVER: SOBRE UM ENSAIO VISUAL DE JOSÉ RESENDE |
Paula Ávila Kepler |
|
TRÂNSITOS DA AUTORIA.
AUTOR, AFIRMAÇÃO E PARTILHA: FRANZ KAFKA E HÉLIO OITICICA |
Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira |
|
SISTEMAS PARA A PÁGINA NA OBRA DE MARIA LUCIA CATTANI |
Priscila Almeida Cunha Arantes |
|
CURADORIA, ARTE CONTEMPORÂNEA E NOVOS CIRCUITOS |
Rafaelle Ribeiro Rabello |
|
ESPAÇOS UTÓPICOS INTERATIVOS |
Raquel Carneiro Amin |
Lucia Helena Reily |
O CLUBE DOS ARTISTAS MODERNOS: UM CELEIRO DE ENCONTROS
INSÓLITOS |
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago |
|
SOBRE BIENAIS: A BIENAL INTERNACIONAL DE SÃO PAULO DE 1969 E A BIENAL NACIONAL DE SÃO PAULO DE 1970 |
Renata Favarin Santini |
|
A OBRA INSTÁVEL: DESLOCAMENTOS NO ESPAÇO/TEMPO |
Renato Fonseca Ferreira |
|
A CHARGE POLÍTICA DE JORGE BRAGA
E A CONSTRUÇÃO DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE
UMA CHARGE PUBLICADA NO JORNAL O POPULAR NO PERÍODO DE 2009 |
Roberto Luís Torres Conduru |
|
ARQUITETURA COMO ARTE? |
Rodrigo Guéron |
|
ARTE E POLÍTICA: ESTUDOS DE JACQUES RANCIÈRE |
Rosane Kaminski |
|
A FORMAÇÃO DE JUÍZOS DE GOSTO: REVISTAS ILUSTRADAS EM CURITIBA
(1900-1920) |
Rosangela Miranda Cherem |
|
SOBRE TRÊS ARTISTAS NUM PALÁCIO
OU UMA HISTÓRIA ABREVIADA DA FORMA E DA IMAGEM |
Rosangela Miranda Cherem |
Andreza Karine Gomes, Priscilla Menezes de Faria e Silmar Pereira |
LUIZ HENRIQUE SHWANKE: UMA POÉTICA ENTRE CONFLUÊNCIAS,
FIBRILAÇÕES E CONSUMAÇÃO |
Rosangela Nazareth Cerqueira |
|
CIRCUITOS INTERCONECTADOS |
Sandra Makowiecky |
|
LUGAR ALGUM: VESTÍGIOS DA MEMÓRIA EM LELA MARTORANO |
Sandra Makowiecky |
Aline Carmes Krüger |
FICÇÃO, IMAGINAÇÃO, FABULAÇÃO EM FRANKLIN JOAQUIM CASCAES |
Sandra Makowiecky |
Cleidiane Lourenço |
POSSÍVEIS CONCRETOS: A BUENOS AIRES DE JORGE LUIS BORGES |
Sandra Makowiecky |
Luciane Garcez |
NO CURSO DA HISTÓRIA DA ARTE: SOBRE A POTÊNCIA DA IMAGEM EM HUBERT DUPRAT |
Sebastião de Jesus Cardoso |
|
DEVIR-ANINGA |
Silvia Karina Nicacio Caceres |
|
FANTASMAS NO MUSEU |
Simone Rocha de Abreu |
|
AUTORRETRATO: INVENTANDO A SI MESMO |
Talita Trizoli |
|
ALÉM DAS LENTES DA CÂMERA, UMA LAGARTA FUMA UM NARGUILÉ.
REGINA VATER E AS SUBJETIVIDADES DO FEMININO |
Tania Maria Crivilin |
Angela Maria Grando Bezerra |
CONCEPÇÕES DIDEROTIANAS SOBRE A PINTURA DE ALMEIDA JUNIOR |
Tatiana Drummond de Oliveira Faria Moura |
|
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE RICARDO BASBAUM E MÁRCIA X |
Thaise Luciane Nardim |
|
ALLAN KAPROW: DOS HAPPENINGS ÀS ATIVIDADES |
Ubiraélcio da Silva Malheiros |
|
PAISAGENS ATIVADAS: ARTE PÚBLICA NA ESPANHA E A IMAGEM DA CIDADE |
Vanessa Alves de Lacerda Santos |
|
ARTE E SACRALIDADE: ENTRE A VISÃO DO SENSÍVEL E O VISLUMBRE DO DIVINO |
Vanessa Rosa Machado |
Fábio Lopes de Souza Santos |
HÉLIO OITICICA – A PUREZA É UM MITO |
Vera Pugliese |
Christus Nóbrega, Lisa Minari e Tiago Barros |
HISTÓRIA DA ARTE EM JOGO:
A ABERTURA METODOLÓGICA EM ABY WARBURG |
Vicente Vitoriano Marques Carvalho |
|
UMA LEITURA DO X SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL |
Vinícius Oliveira Godoy |
|
A PAISAGEM E SUAS IMPOSSIBILIDADES NOS DESENHOS DE IBERÊ CAMARGO |
Vitor Hugo Gorino |
|
DAREL, O AMIGO DE DEGAS |
Vitor Marcelino da Silva |
|
ORIGENS DA APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NA ARTE CONTEMPORÂNEA
BRASILEIRA: AS CONTRIBUIÇÕES DE NELSON LEIRNER E RUBENS GERCHMAN |
Viviane Furtado Matesco |
|
CORPO-OBJETO |
Wellington Cesário |
|
A POÉTICA DE CALDAS E SUA FUNÇÃO FABULADORA |
Yacy-Ara Froner Gonçalves |
|
DIÁLOGOS DA IMAGEM: EIDOS/MIMESIS, EIKON/AÍSTHESIS |
Zeila Maria de Oliveira Machado |
|
EMBRECHADO: UMA ABORDAGEM ICONOGRÁFICA NA PAREDE DO JARDIM DA CASA 34 NA CIDADE DE SALVADOR |