Simpósio 8


Pesquisa em educação e metodologias artísticas: entre fronteiras, conexões e compartilhamentos


Mirian Celeste Martins Mackenzie, Sonia Tramujas Vasconcelos UFPR e Marilda Oliveira de Oliveira UFSM

As metodologias de pesquisa educacional baseada em arte proporcionam formas não lineares de pensar e investigar, pois são abordagens que acreditam na conexão entre territórios do conhecimento, a investigação científica e a criação artística (ROLDÁN; MARÍN VIADEL, 2012), para produção de processos investigativos, educativos e modos de conhecer. Este foi o debate iniciado pelo norte-americano Elliot Eisner na década de 1970 ao demarcar diferenças nas abordagens científicas e artísticas da pesquisa qualitativa, destacando que a pesquisa baseada em arte é um tipo de investigação que utiliza métodos artísticos para realizar práticas de experiência, envolvendo diferentes sujeitos e suas interpretações, e que não se fazem visíveis em outro tipo de investigação. Ao relacionar com a educação, propõe uma aproximação entre o uso de procedimentos artísticos e as experiências derivadas com concepções e práticas educativas e de pesquisa (EISNER; BARONE, 2012). Entre as metodologias artísticas de investigação na educação situa-se também a a/r/tografia, integrando pesquisa, ensino e produção artística, atividades que se entrelaçam ao mesmo tempo em que mesclam conceitos, atividades e sentimentos (IRWIN, 2008). Os trabalhos que seguem esta perspectiva incorporam formas de indagação visual, performática, poética, musical e narrativa em seus projetos de estudo, expandindo os limites das práticas de investigação e instaurando modos de se utilizar, representar e publicar estas pesquisas para a comunidade acadêmica e de profissionais assim como para o público em geral. Esta demarcação de interesse por abordagens metodológicas híbridas e que estabelecem conexões e alterações na forma de pensar a pesquisa (DIAS; IRWIN, 2013), somado à diversidade de modos de posicionar-se frente ao ato investigativo, se reflete nos objetivos deste simpósio, que almeja dar visibilidade ao que está sendo feito. Onde, como e por que procedimentos e produções artísticas são apresentados como pesquisa educacional, como produtores de conhecimento (HERNÁNDEZ; FENDLER, 2013), e assim partilhar experiências, problematizar e ampliar o debate sobre as tensões que surgem nas fronteiras entre a nossa compreensão da arte, de ensino e de investigação.

Palavras-chave: metodologias artísticas de pesquisa; educação; arte

Nome ARTIGOS Página
Alberto d’Avila Coelho, Luciana Gruppelli Loponte / IFSUL-Pelotas ARTE COMO PLATAFORMA PARA PENSAR EM METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO 3310
Alice Copetti Dalmaso, Marilda Oliveira de Oliveira / UFSM EXPERIMENTAÇÕES ENTRE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA: A FIANDOGRAFIA COMO UM MODO DE PESQUISAR EM EDUCAÇÃO 3323
Aline Nunes da Rosa / UFG CARTOGRAFIAS DE UMA TESE EM /SOBRE DESLOCAMENTOS TERRITORIAIS 3349
Cristian Poletti Mossi / UERGS UMA PESQUISA-SEM-ÓRGÃOS. IMAGENS, ESCRITAS, SOBRE JUSTAPOSIÇÕES... 3353
Erinaldo Alves do Nascimento, Maria Emilia Sardelich / UFPB OUTROS MODOS DE VER E FAZER VER A INFÂNCIA E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 3368
Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti / UFSM SOBRE A PRODUÇÃO DE UM CADERNO DIDÁTICO QUE INTENTA ABRIGAR VAZIOS 3384
Leonardo Augusto Verde Reis Charréu, Juliana Zanini Salbego / UFSM FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E GROUNDED THEORY: OLHARES E CRUZAMENTOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS DE UMA POSSÍVEL INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL 3399
Luiza Helena da Silva Christov, Giuliano Tierno de Siqueira, Ângela Castelo Branco Teixeira / UNESP O QUE O DISCURSO LITERÁRIO ENSINA AO PESQUISADOR 3413
Mariane Blotta Abakerli Baptista / Universidade de Barcelona O PROCESSO DE DOCUMENTAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS VISUAIS DE PESQUISA 3426
Olga Maria Botelho Egas / UFJF METODOLOGIA ARTÍSTICA DE PESQUISA BASEADA EM FOTOGRAFIA: A POTENCIA DAS IMAGENS FOTOGRÁFICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO 3434
Robson Xavier da Costa, Maria Betânia e Silva / UFPB INVESTIGAÇÃO EM /SOBRE ARTES VISUAIS: ARTISTA /PESQUISADOR /PROFESSOR 3450
Sonia Tramujas Vasconcellos / UNESPAR POR QUE AS FLORES NÃO DESABROCHAM? DISTINÇÃO ENTRE PROCESSOS ARTÍSTICOS E EDUCATIVOS NA LICENCIATURA 3466
Tatiana Fernández, Belidson Dias / UnB OBJETOS DE APRENDIZAGEM POÉTICOS: MÁQUINAS PARA CONSTRUIR TERRITÓRIOS DE SUBJETIVAÇÃO 3481
Vanessa Marques Galvani, Mirian Celeste Martins / Mackenzie DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA À METODOLOGIA DE PESQUISA BASEADA EM ARTES: NOVOS OLHARES PARA A FOTOGRAFIA PARA
Victor Junger Silveira / UERJ ENTRE O ARTÍSTICO E O PEDAGÓGICO: PELA RECOLHA DOS TRAÇOS DA EXPERIÊNCIA EVENEMENCIAL 3496
Wolney Fernandes de Oliveira / UFG ENTRE A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E A DOCENTE – UMA MIXAGEM DE PROCESSOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS 3511