DISPERSÕES

Após refletirmos sobre as origens, em 2019, propomos a presente edição do Encontro Nacional da Anpap como um convite ao pensamento sobre as DISPERSÕES, ou seja, sobre os movimentos que partem das bases e se projetam, produzem desvios, ramificações, revisões e expansões de percursos, práticas e processos.

Inicialmente, o tema surgiu no momento da escolha da sede do 29º Encontro Nacional da Anpap: a cidade de Goiânia. Construída para ser a nova capital do Estado de Goiás nos anos 1930, substituindo assim a Cidade de Goiás, Goiânia nos impele a examinar o impacto dos movimentos e deslocamentos nas culturas e em suas dinâmicas. No entanto, não podemos ignorar as especificidades do momento em que a presente edição do Encontro Nacional da Anpap acontece: a pandemia de COVID-19. Após declarações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a crise sanitária global, bem como toda a movimentação criada no sentido de garantir o isolamento físico e a diminuição da circulação humana, o tema DISPERSÕES ganhou novos contornos e passamos a refletir, também, sobre os distanciamentos, desarticulações, isolamentos, pausas, reordenações, rearticulação de conexões – agora à distância.

Sendo assim, imersos na complexidade do tempo em que vivemos, convidamos pesquisadores e pesquisadoras a refletir sobre a potência política, pedagógica, histórica, estética e poética das dispersões no âmbito das investigações em artes visuais que alicerçam os cinco Comitês formadores da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – Anpap: Curadoria (CC); Educação em Artes Visuais (CEAV); História, Teoria e Crítica da Arte (CHTCA); Poéticas Artísticas (CPA); Patrimônio, Conservação e Restauro (CPCR).
ANPAP / Biênio 2019–2020
 


ANPAP / Biênio 2019–2020

Presidente: Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues – PPGACV/FAV/UFG

Vice-Presidente: Cleomar de Sousa Rocha – PPGACV/FAV/UFG

1ª Secretária: Vera Lucia Didonet Thomaz – CPA/ANPAP

2ª Secretária: Lêda Maria de Barros Guimarães – PPGACV/FAV/UFG

1º Tesoureiro: Hermes Renato Hildebrand – PPGAV/IAR/UNICAMP

2ª Tesoureira:  Lara Lima Satler – PPGIPC/FCS/UFG