Comitê 2 • CEAV


Comitê Educação em Artes Visuais

COORDENADORES: Profa. Dra. Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva [UDESC], Profa. Dra. Robson Xavier da Costa [UFPB] e Profa. Dra. Lucia Pimentel [UFMG]

Nome ARTIGOS Página

Analice Pillar Tanise Reginato

LEITURAS DE MICRONARRATIVAS AUDIOVISUAIS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: BARQUINHOS DE TATAJUBA

3708

Andressa Tatielle Campos Ronaldo de Oliveira

UM OLHAR SOBRE A PESQUISA DOS ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

1040

Bianca Panigassi Zechinato

RESIDÊNCIA EDUCATIVA NO SESC POMPÉIA: RELATOS E REFLEXÕES. 2016 A 2018

2310

Celso Vitelli

LIÇÕES DE MASCULINIDADES NO FILME CRASH

516

Cinara Barbosa de Sousa

CIRCUITO DE ARTE: ENTRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E CURADORIAS EM EXPANSÃO NO PROJETO PLANO DAS ARTES

3109

Clarissa Suzuki

RETORNAR AO PASSADO PARA RESSIGNIFICAR O PRESENTE E CONSTRUIR O FUTURO: DE-COLONIALIDADE NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS

3131

Cláudia Regina Anjos Lucia Gouvêa Pimentel

O NÚCLEO AUDIOVISUAL DO ESPAÇO COMUM LUIZ ESTRELA APRESENTA: “ROLÊ” PELO CINE ESTRELA

3644

Diana Medina Naiana Cabral

O ENSINO DA COR: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA HÍBRIDA

3271

Everson Melquiades Araujo Silva

ARTE/EDUCAÇÃO: UM CAMPO DE CONFLITO

3213

Jociele Lampert Fábio Wosniak Tharciana Silva

EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES

2296

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima Francisco Sebastião de Paula

A PRÁTICA EXPOSITIVA COMO EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ARTISTA/PROFESSOR/PESQUISADOR: O 1º SALÃO UNIVERSITÁRIO DE ARTES VISUAIS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ

2639

Julia Rocha

ENSINO (CONTEMPORÂNEO) DA ARTE CONTEMPORÂNEA - SIMILITUDES E ENFRENTAMENTOS ENTRE METODOLOGIA E CONTEÚDO

2208

Lucia Pimentel

AÇÕES QUE CONFRONTAM, PRÁTICAS QUE SE MESCLAM: ENSINO/ APRENDIZAGEM EM ARTES VISUAIS EM ESCOLAS NÃO URBANAS

3289

Luciano Buchmann

A EDUCAÇÃO, O MUSEU E A FOTOGRAFIA: PORQUE NÃO?

1660

Lutiere Dalla Valle

PARA ALÉM DA REPRESENTAÇÃO: A POTÊNCIA EDU(VO)CATIVA DA ARTE CONTEMPORÂNEA

PENDENTE

Marcio Santos Lima Sumaya Mattar

PARA QUE DESENHAR? UMA HISTÓRICA DE DECADÊNCIA DO ENSINO DE DESENHO NO BRASIL

1550

Margarida Martins Therese Gatti

TRÂNSITOS E INCERTEZAS NO ENSINO DE ARTE NO BRASIL

1898

Maria Betânia e Silva

REVISITANDO MEMÓRIAS: PERCURSOS DE VIDA-FORMAÇÃO

1

Marta Facco

A PESQUISA EM ARTE NA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO CRIATIVO COM OBJETOS EPISTÊMICOS

3017

Pedro Bernardes Neto Rosa Iavelberg

TÁTICAS DE RESISTÊNCIA DA LIVRE-EXPRESSÃO À ARTE/ EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: O PAPEL DA PEDAGOGIA CRÍTICA E DAS CULTURAS

1802

Priscila Mocelin Lara Ana Luiza Ruschel Nunes

O ESTADO DA ARTE DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE GRAFFITI/PICHAÇÃO NO BRASIL

2352

Rosana de Castro

AH, GENTE! É A MULHER DO PEZÃO...

2849

Sandra Ramalho e Oliveira Airton Jordani Jardim Filho Sandra Conceição Nunes

DAS INTERTEXTUALIDADES: CITAÇÕES COMO PROPOSTA DE ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA DESCONTINUIDADE CRONOLÓGICA

90

Wendel Alves de Medeiros José Maximiano Arruda Ximenes de Lima

ROSTOS QUE DESAPARECEM: REFLEXÕES SOBRE UMA PRÁTICA DE ENSINO DE ARTES VISUAIS COLETIVA EM FOTOGRAFIA EXPERIMENTAL

1598

Wilson Cardoso Junior

“O SILÊNCIO É EMBRANQUECEDOR”: POR UM ENSINO DE ARTES VISUAIS INTERCULTURAL E ANTIRRACISTA

2560