Simpósio 12


Redes e conexões de afetos, pedagogias e visualidades


Raimundo Martins UFG, Belidson Dias UNB e Irene Tourinho UFG

O impacto das visualidades no cotidiano de alunos e professores tem gerado debates que levantam questões de ordem filosófica, metodológica e prática na construção de propostas pedagógicas na Educação em Artes Visuais. As visualidades são entendidas como parte fundamental da experiência visual, constituída nos processos culturais e apreendidas social e contextualmente, em circunstâncias históricas particulares. Os estudos das visualidades atenta, segundo Foster em Vision and Visuality (1988, p.IX), “para as muitas diferenças entre de que modo vemos, como somos capazes, autorizados ou levados a ver, e como vemos este ver ou o não-visto dentro dele”. Esta perspectiva abre possibilidades de discutir abordagens alternativas para implementar pedagogias que privilegiem as dimensões afetivas na relação sujeito-visualidades, considerando a potência que tais dimensões imprimem nas experiências culturais do ver e ser visto – assim como do não ver ou ser inviabilizado. Privilegiar afetos responde ao nosso entendimento de que eles nos tornam quem somos, nos dão marcas de como vamos nos tornando e nos reinventando, além de contribuírem para encontramos formas de nos representar, reunindo atos e sentimentos para assumir e vivenciar valores que reforcem a solidariedade e justiça social. As experiências visuais e a compreensão das visualidades, no âmbito das pedagogias críticas e culturais, requerem um movimento de interação, de conexões entre aquilo que nos afeta, atentos para quando, como e onde nos posicionamos e posicionamos os outros. Afeto como influência, intensidade, e impacto de nossas produções como grupos de investigadores e praticantes pedagógicos. Os afetos têm uma função de mediação e negociação com o que é visto, e uma função comunicativa-projetiva de nossos desejos, objetivos e agendas individuais e sociais. As visualidades podem reforçar, desintegrar e/ou reinventar os sentidos de pertencimento que construímos ao interagirmos com elas nas comunidades com as quais convivemos. Há uma forte vinculação entre afetos e pedagogias já que aqueles são facilitadores sociais e estimulam as tomadas de decisões constantemente necessárias à atuação docente. O simpósio pretende colaborar para a ampliação do debate sobre redes e conexões transdisciplinares para pensar as visualidades nos múltiplos contextos nos quais os afetos e as pedagogias promovem compartilhamentos na arte e nas tramas da cultura.

Palavras-chave: visualidades; pedagogias; afetos

Nome ARTIGOS Página
Ana Vitória Moreira Bella / UNESP A EXPERIÊNCIA DE UMA ARTISTA EDUCADORA REFLETIDAS NAS RELAÇÕES DA VIDA, DA CENA E DA SALA DE AULA 3917
Carla de Abreu / UFG IMAGENS QUE NÃO AFETAM: QUESTÕES DE GÊNERO NO ENSINO DA ARTE DESDE A PERSPECTIVA CRÍTICA FEMINISTA E DA CULTURA VISUAL 3927
Cristiane Herres Terraza / IFB CIDADE E VISUALIDADE: REFLEXÔES PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA ARTE 3943
Izabel Goudart Silva / UFRJ APRENDER BRINCANDO: UMA EXPERIÊNCIA COLABORATIVA 3960
Juan Sebastián Ospina Álvarez / UFG LEVANDO AFETOS PARA PARTILHAR EM UMA AULA DE VISUALIDADES, LEVANDO VISUALIDADES PARA PARTILHAR AFETOS NA HORA DA AULA 3976
Lara Lima Satler, Alice Fátima Martins / UFG REFLEXIVIDADE EU-OUTRO UMA ESTRATÉGIA DE PESQUISA COM AUDIOVISUAL E COLETIVOS 3992
Leísa Sasso / UnB PEDAGOGIA CULTURAL NO XADREZ JOGO DA VIDA: NARRATIVA DE EVENTO ARTÍSTICO 4007
Luciana Silva Aguiar Mendes Barros, Katiúscia Sonowski, Maria Cristina Villanova Biazus / UFRGS PROCESSOS AUTORAIS EM REDE: A ARTE E O ENSINO DE ARTE EM PROCESSOS TRANSDICIPLINARES 4022
Luiz Carlos Pinheiro Ferreira / UnB TECENDO AFETOS: NARRATIVAS E VISUALIDADES A PARTIR DE UMA COLCHA DE RETALHOS 4034
Maria Virginia Gordilho Martins / UFBA O LIVRO DE ARTISTA CAMINHANTE: COMPARTILHAMENTOS ARTÍSTICOS, PROCESSUAIS E ITINERANTES 4050
Mariana Guimarães / UFRJ BORDADURA COMO LINGUAGEM DE EXPERIÊNCIAS, AFETO, VÍNCULO E LIBERDADE 4067
Pablo Petit Passos Sérvio, Raimundo Martins (UFG) RELAÇÕES ENTRE ARTE PÓS-MODERNA E EDUCAÇÃO DA CULTURA VISUAL: REPENSANDO AUTONOMIA, AUTORIA E AUTENTICIDADE 4083
Rosana Andréa Costa de Castro / UnB AFETOS E VISUALIDADES: O ENCONTRO DOS CORPOS NA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS 4097
Rosana Fachel de Medeiros / UFRGS OS APARATOS TECNOLÓGICOS E OS JOVENS: VISUALIDADES CONTEMPORÂNEAS 4112
Tamiris Vaz / UFG SUPERFÍCIES DA CIDADE DE MIM: APRENDIZAGENS PELA SOBREPOSIÇÃO DE ACONTECIMENTOS EM UMA NARRATIVA VISUAL 4127
Teresinha Maria de Castro Vilela / UERJ RAFITE: DEIXE QUE CADA UM EXERCITE A ARTE QUE CONHECE! 4143