Simpósio 8
Pesquisa em educação e metodologias artísticas: entre fronteiras, conexões e compartilhamentos
Mirian Celeste Martins Mackenzie, Sonia Tramujas Vasconcelos UFPR e Marilda Oliveira de Oliveira UFSM
As metodologias de pesquisa educacional baseada em arte proporcionam formas não lineares de pensar e investigar, pois são abordagens que acreditam na conexão entre territórios do conhecimento, a investigação científica e a criação artística (ROLDÁN; MARÍN VIADEL, 2012), para produção de processos investigativos, educativos e modos de conhecer. Este foi o debate iniciado pelo norte-americano Elliot Eisner na década de 1970 ao demarcar diferenças nas abordagens científicas e artísticas da pesquisa qualitativa, destacando que a pesquisa baseada em arte é um tipo de investigação que utiliza métodos artísticos para realizar práticas de experiência, envolvendo diferentes sujeitos e suas interpretações, e que não se fazem visíveis em outro tipo de investigação. Ao relacionar com a educação, propõe uma aproximação entre o uso de procedimentos artísticos e as experiências derivadas com concepções e práticas educativas e de pesquisa (EISNER; BARONE, 2012). Entre as metodologias artísticas de investigação na educação situa-se também a a/r/tografia, integrando pesquisa, ensino e produção artística, atividades que se entrelaçam ao mesmo tempo em que mesclam conceitos, atividades e sentimentos (IRWIN, 2008). Os trabalhos que seguem esta perspectiva incorporam formas de indagação visual, performática, poética, musical e narrativa em seus projetos de estudo, expandindo os limites das práticas de investigação e instaurando modos de se utilizar, representar e publicar estas pesquisas para a comunidade acadêmica e de profissionais assim como para o público em geral. Esta demarcação de interesse por abordagens metodológicas híbridas e que estabelecem conexões e alterações na forma de pensar a pesquisa (DIAS; IRWIN, 2013), somado à diversidade de modos de posicionar-se frente ao ato investigativo, se reflete nos objetivos deste simpósio, que almeja dar visibilidade ao que está sendo feito. Onde, como e por que procedimentos e produções artísticas são apresentados como pesquisa educacional, como produtores de conhecimento (HERNÁNDEZ; FENDLER, 2013), e assim partilhar experiências, problematizar e ampliar o debate sobre as tensões que surgem nas fronteiras entre a nossa compreensão da arte, de ensino e de investigação.
Palavras-chave: metodologias artísticas de pesquisa; educação; arte
Nome |
ARTIGOS |
Página |
Alberto d’Avila Coelho, Luciana Gruppelli Loponte / IFSUL-Pelotas |
ARTE COMO PLATAFORMA PARA PENSAR EM METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
3310 |
Alice Copetti Dalmaso, Marilda Oliveira de Oliveira / UFSM |
EXPERIMENTAÇÕES ENTRE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA: A FIANDOGRAFIA COMO UM MODO DE PESQUISAR EM EDUCAÇÃO |
3323 |
Aline Nunes da Rosa / UFG |
CARTOGRAFIAS DE UMA TESE EM /SOBRE DESLOCAMENTOS TERRITORIAIS |
3349 |
Cristian Poletti Mossi / UERGS |
UMA PESQUISA-SEM-ÓRGÃOS. IMAGENS, ESCRITAS, SOBRE JUSTAPOSIÇÕES... |
3353 |
Erinaldo Alves do Nascimento, Maria Emilia Sardelich / UFPB |
OUTROS MODOS DE VER E FAZER VER A INFÂNCIA E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA |
3368 |
Francieli Regina Garlet, Vivien Kelling Cardonetti / UFSM |
SOBRE A PRODUÇÃO DE UM CADERNO DIDÁTICO QUE INTENTA ABRIGAR VAZIOS |
3384 |
Leonardo Augusto Verde Reis Charréu, Juliana Zanini Salbego / UFSM |
FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E GROUNDED THEORY: OLHARES E CRUZAMENTOS TEÓRICOMETODOLÓGICOS DE UMA POSSÍVEL INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA VISUAL |
3399 |
Luiza Helena da Silva Christov, Giuliano Tierno de Siqueira, Ângela Castelo Branco Teixeira / UNESP |
O QUE O DISCURSO LITERÁRIO ENSINA AO PESQUISADOR |
3413 |
Mariane Blotta Abakerli Baptista / Universidade de Barcelona |
O PROCESSO DE DOCUMENTAÇÃO COMO FATOR DETERMINANTE NO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS VISUAIS DE PESQUISA |
3426 |
Olga Maria Botelho Egas / UFJF |
METODOLOGIA ARTÍSTICA DE PESQUISA BASEADA EM FOTOGRAFIA: A POTENCIA DAS IMAGENS FOTOGRÁFICAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
3434 |
Robson Xavier da Costa, Maria Betânia e Silva / UFPB |
INVESTIGAÇÃO EM /SOBRE ARTES VISUAIS: ARTISTA /PESQUISADOR /PROFESSOR |
3450 |
Sonia Tramujas Vasconcellos / UNESPAR |
POR QUE AS FLORES NÃO DESABROCHAM? DISTINÇÃO ENTRE PROCESSOS ARTÍSTICOS E EDUCATIVOS NA LICENCIATURA |
3466 |
Tatiana Fernández, Belidson Dias / UnB |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM POÉTICOS: MÁQUINAS PARA CONSTRUIR TERRITÓRIOS DE SUBJETIVAÇÃO |
3481 |
Vanessa Marques Galvani, Mirian Celeste Martins / Mackenzie |
DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA À METODOLOGIA DE PESQUISA BASEADA EM ARTES: NOVOS OLHARES PARA A FOTOGRAFIA |
PARA |
|
Victor Junger Silveira / UERJ |
ENTRE O ARTÍSTICO E O PEDAGÓGICO: PELA RECOLHA DOS TRAÇOS DA EXPERIÊNCIA EVENEMENCIAL |
3496 |
Wolney Fernandes de Oliveira / UFG |
ENTRE A EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA E A DOCENTE – UMA MIXAGEM DE PROCESSOS ARTÍSTICOS E PEDAGÓGICOS |
3511 |