Simpósio 5


Compartilhamentos no ensino da arte: conexões interativas com a realidade cotidiana


Proponentes: Analice Dutra Pillar UFRGS, Moema Lúcia Martins Rebouças UFES e Sandra Regina Ramalho e Oliveira UDESC

O tema do 24º Encontro Nacional da ANPAP, qual seja, “Compartilhamentos na Arte: redes e conexões” contempla conceitos que têm estado presentes nas experimentações e nas elaborações teóricas delas decorrentes na subárea de Ensino da Arte e enseja a proposição deste Simpósio. Trata-se de investigações que têm como temática ou problema conceitos ligados aos sentidos de coletivo, de partilha, de solidariedade e de estesia, angariados a partir de práticas advindas das interações, de processos de ensino e de aprendizagem, da inter e da transdisciplinaridade, das articulações entre o ser, o saber, o poder e o fazer, das inserções, das conexões entre textos e linguagens, bem como aqueles relacionados diretamente à realidade cotidiana das populações escolares, onde cada vez ocupam um espaço maior os produtos das novas mídias, com predominância dos da mídia eletrônica, embora não se desconheça uma tendência que aponta para um interesse renovado pelo uso das mãos, como nos scrapbooks, fanzines e renovados modos de mídia impressa, artesanal ou não. Essa realidade mutante transforma quase que diariamente os hábitos e costumes dos estudantes, em certos aspectos afastando-os das proposições pedagógicas tradicionais. Sendo o Ensino da Arte o espaço curricular no qual se têm a responsabilidade sobre os modos de apropriação e compreensão de outras linguagens para além da estritamente verbal, cabe aos professores e pesquisadores assumir a responsabilidade sobre a aproximação e a necessária conexão entre conhecimento, vida escolar e a realidade cotidiana dos alunos, permeada por diferentes fluxos de sentidos. E, para tanto, as investigações, a reflexão e as discussões sobre este recorte com contornos indefinidos podem encontrar, no âmbito desse 24º Encontro Nacional da ANPAP, um espaço profícuo, que venha a suscitar novos compartilhamentos e conexões. Ao propormos este simpósio, vislumbramos os seguintes subtemas: Conexões arte e educação; Conexões mídia e educação; Conexões interativas das linguagens; Conexões Arte e Práticas sociais; Conexões arte e mediação cultural; Conexões arte e cotidiano. Não obstante, lembrando que o campo da investigação científica é o locus da descoberta, do desvelamento do desconhecido, trabalhos sobre temas distintos serão igualmente aceitos para apreciação.

Palavras-chave ensino da arte; conexões interativas; realidade cotidiana

Nome ARTIGOS Página
Adriana Magro, Ariny Bianchi / UFES DESCOLONIALISMO CULTURAL: CONEXÕES INTERATIVAS COM A REALIDADE COTIDIANA 2750
Adriane Cristine Kirst Andere De Mello / UDESC ACESSO AO CONHECIMENTO NOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS POR MEIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELAÇÕES COM O PÚBLICO 2763
Analice Dutra Pillar, Manuella Pereira Goulart / UFRGS ARTE CONTEMPORÂNEA E ENSINO DA ARTE: LEITURAS DA VIDEOARTE CINEMA LASCADO 2776
David Ruiz Torres e José Cirillo / UFES TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E MEDIAÇÃO NOS ESPAÇOS EXPOSITIVOS A PARTIR DA EXPOSIÇÃO O ENCANTADO, DE ATTILIO COLNAGO 2792
Eliane Bambini Gorgueira Bruno / UNESP O PIBID DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP: ESPAÇO DE CONEXÕES 2807
Érika Sabino de Macêdo / UFES O DISCURSO DO GRAFFITI EM INTERAÇÃO: UMA PROPOSTA DIALÓGICA DE LEITURA DE IMAGENS PARA O ENSINO DA ARTE. 2822
Ivana de Macedo Mattos, Moema Martins Rebouças / UFES A PRODUÇÃO DE SENTIDO EM TEXTOS PLÁSTICOS: RELAÇÃO MUSEU E ESCOLA 2837
Ruth Rejane Perleberg Lerm / UFRGS LEITURA DE TEXTOS VERBOVISUAIS: DO LIVRO DE ARTISTA AO FANZINE 2852
Sandra Regina Ramalho e Oliveira / UDESC A INTERTEXTUALIDADE EM EXPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ARTE 2865
Sandro Silva de Andrade, Nádia da Cruz Senna / UFPel FANZINES NA SALA DE AULA: EXPRESSIVIDADE E AUTORALIDADE 2880
Stela Maris Sanmartin / AÇÃO EDUCATIVA EM ARTE: REDE DE ATENDIMENTO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS 2897
Tatiana Telch Evalte, Marília Forgearini Nunes / UFRGS LIVRO-BRINQUEDO E LIVRO DE IMAGEM: A LITERATURA INFANTIL COMO OBJETO DE LEITURA DA IMAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR 2914