O tema do 24º Encontro Nacional da ANPAP, qual seja, “Compartilhamentos na Arte: redes e conexões” contempla conceitos que têm estado presentes nas experimentações e nas elaborações teóricas delas decorrentes na subárea de Ensino da Arte e enseja a proposição deste Simpósio. Trata-se de investigações que têm como temática ou problema conceitos ligados aos sentidos de coletivo, de partilha, de solidariedade e de estesia, angariados a partir de práticas advindas das interações, de processos de ensino e de aprendizagem, da inter e da transdisciplinaridade, das articulações entre o ser, o saber, o poder e o fazer, das inserções, das conexões entre textos e linguagens, bem como aqueles relacionados diretamente à realidade cotidiana das populações escolares, onde cada vez ocupam um espaço maior os produtos das novas mídias, com predominância dos da mídia eletrônica, embora não se desconheça uma tendência que aponta para um interesse renovado pelo uso das mãos, como nos scrapbooks, fanzines e renovados modos de mídia impressa, artesanal ou não. Essa realidade mutante transforma quase que diariamente os hábitos e costumes dos estudantes, em certos aspectos afastando-os das proposições pedagógicas tradicionais. Sendo o Ensino da Arte o espaço curricular no qual se têm a responsabilidade sobre os modos de apropriação e compreensão de outras linguagens para além da estritamente verbal, cabe aos professores e pesquisadores assumir a responsabilidade sobre a aproximação e a necessária conexão entre conhecimento, vida escolar e a realidade cotidiana dos alunos, permeada por diferentes fluxos de sentidos. E, para tanto, as investigações, a reflexão e as discussões sobre este recorte com contornos indefinidos podem encontrar, no âmbito desse 24º Encontro Nacional da ANPAP, um espaço profícuo, que venha a suscitar novos compartilhamentos e conexões. Ao propormos este simpósio, vislumbramos os seguintes subtemas: Conexões arte e educação; Conexões mídia e educação; Conexões interativas das linguagens; Conexões Arte e Práticas sociais; Conexões arte e mediação cultural; Conexões arte e cotidiano. Não obstante, lembrando que o campo da investigação científica é o locus da descoberta, do desvelamento do desconhecido, trabalhos sobre temas distintos serão igualmente aceitos para apreciação.
Palavras-chave ensino da arte; conexões interativas; realidade cotidiana