Comitê 1 • CHTCA


Comitê História, Teoria, Crítica de Arte

COORDENADORES: Profa. Dra. Daisy Valle Machado Peccinini [USP] Prof. Dr. Carlos Henrique Romeu Cabral [IFCE] Profa. Dra. Maria Luisa Luz Távora [UFRJ]

Nome ARTIGOS Página

Ágatha Moraes

BILL VIOLA E O OLHAR SOBRE A MULHER

3822

Alessandra Carvalho

SOBRE QUANDO OS CORPOS NOS AFETAM: A IMAGEM DO CORPO MORTO E A MÁSCARA FUNERÁRIA

1126

Almerinda Lopes

A PARTICIPAÇÃO FEMININA NA ARTE CORREIO DURANTE A DITADURA MILITAR.

1152

Ana Beatriz Bezerra de Melo

DA GERAÇÃO 80 ÀS MÍDIAS DIGITAIS: UM BREVE PERCURSO SOBRE A POIÉSIS DE DELSON UCHÔA

1099

Ana Laura Assumpção

PAISAGENS IMAGINANTES: A EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA DE GUIGNARD EM OURO PRETO POR MEIO DA REPRESENTAÇÃO PICTÓRICA

2367

Andrés Felipe Restrepo Suárez

”POSFORMANCE”: DOCUMENTAÇÃO CONSTRUÍDA COMO EVIDÊNCIA DO REAL

3831

Angela Maria Grando Bezerra

ENFRETAMENTOS DE UMA ABSTRAÇÃO CONSTRUÍDA À MARGEM DE UMA CONFIGURAÇÃO DE ARTE CONCRETA NO BRASIL (1948/1952)

375

Aniely Cristina Mussoi

ENTRE O VAZIO E O SENTIDO: UMA PROPOSTA DE NÚCLEOS ESTÉTICOS PARA AS INTERPRETAÇÕES DAS ARTES DO VAZIO

2678

Bruna Fetter

O AVESSO DO AVESSO: CRITICA INSTITUCIONAL COMISSIONADA

3342

Bruno Cucio

DOIS ANOS DO CIRCUITO SPCINE – A REDE DE SALAS PÚBLICAS DE EXIBIÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

2487

Camila Proto Ana Maria Albani de Carvalho

AS FASES DA EXPERIÊNCIA PARTICIPATIVA

2195

Carlos Henrique Romeu Cabral

PROIBIDAS E TRANSGRESSORAS: O PERCURSO DAS ARTISTAS BRASILEIRAS NA ACADEMIE JULIAN - PARIS (1889 - 1913)

3357

Dalmo de Oliveira Souza e Silva

BENEDITO CALIXTO: “O TESTEMUNHO” DA PAISAGEM

66

Dilson Midlej

APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NAS ARTES VISUAIS

14

Elisa Kiyoko Gunzi

REVERBERAÇÕES DA “EXPERIÊNCIA NO. 3” (1956) DE CARVALHO NA PERFORMANCE COLETIVA “MANGUEIRAÇO PÚBLICO” (2015)

576

Emerson Dionisio Oliveira

EXPOGRAFIA E A HISTÓRIA DA ARTE: O MUSEU DU QUAI BRANLY E A EXPERIÊNCIA MODERNA DA “ARTE PRIMITIVA”

1527

Felipe Paros

MULHERES, POESIA CONCRETA, POESIA VISUAL E POESIA EXPERIMENTAL NO BRASIL E EM PORTUGAL DOS ANOS 60 AOS 80

804

Felipe Prando

MACBA-LAS AGENCIAS (2001): A CRÍTICA INSTITUCIONAL COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS DE CRISES

3039

Felipe Scovino

POVO EM CENA

41

Fernando Hage

HISTÓRIA DA ARTE E HISTÓRIA DA MODA: TRÂNSITO DE IMAGENS E TEORIAS NA PERSPECTIVA DO LIVRO TRÊS SÉCULOS DE MODAS

2114

Francesco Napoli

BREVES APONTAMENTOS SOBRE O GRUPO MUJERES CREANDO A PARTIR DO CONCEITO DE “PROFANAÇÃO” DE GIORGIO AGAMBEN

1815

Fuviane Galdino Moreira

A PERSONIFICAÇÃO DAS ESCULTURAS SACRAS: UM ESTUDO DAS IMAGENS DE VESTIR MEDIADO PELO CONCEITO DE IMAGEM-OBJETO

1733

Gil Vieira Costa

ARTISTA ESTELA CAMPOS: FONTES DISPONIVEIS (1957-1965)

2496

Grasiele Aparecida Santos Da Silva Sandra Borsoi

APARIÇÃO DO ROSTE DE AFRODITE

2436

Jéssica Seabra

DO ESTATUTO DO OBJETO ARTÍSTICO À AUTONOMIA DA ARTE: ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA EM DANTO E RANCIÈRE

1111

José Afonso Medeiros Souza

MODOS DE VER O CORPO ATRAVÉS DA ARTE: ENTRE O MODERNO E O CONTEMPORÂNEO

1842

Katiucya Perigo Fernanda Almeida

PARA ESSES QUE AINDA DEVEM EXISTIR, MAS ESTÃO SILENCIOSOS

501

Kellyn Batistela

O MÉDICO QUE OPERA IMAGENS, SÉRGIO KISPERGER CANFIELD

529

Laís Lacerda Regilene Sarzi Ribeiro

CORPO, PERFORMANCE E VÍDEO: EMPODERAMENTO FEMININO NAS ARTES MIDIATICAS

788

Luana Maribele Wedekin

NO CAMINHAR DA NINFA: PROCESSOS DE POTENCIALIZAÇÃO E DOMESTICAÇÃO DA IMAGEM EM WARBURG E PANOFSKY

1929

Luciane Garcez

HUBERT DUPRAT: ENTÃO O ATELIER VIRA CAVERNA, E SAI PARA O MUNDO

3186

Luiz Alberto Ribeiro Freire

O DISCURSO ICONOGRÁFICO NA IGREJA DO RECOLHIMENTO DE N. SRA. DOS HUMILDES

1566

Madalena De Fatima Zaccara Pekala Ines Alves

MULHERES, ARTE & PODER: UM OLHAR SOBRE CABO VERDE

104

Manoela Vares

ESTRATÉGIAS EXPOSITIVAS: TECNOLOGIAS E O ACESSO A OBRAS DE ARTE CONTEMPORÂNEA

3671

Márcia Helena Girardi Piva

PERCURSOS ENTRE A ARTE E A NATUREZA

989

Marco Túlio Lustosa de Alencar

A CONTRIBUIÇÃO DA PINTURA DE PAISAGEM DE NICOLAS-ANTOINE TAUNAY PARA A ESTRUTURAÇÃO IDENTITÁRIA DA ARTE BRASILEIRA

2448

Maria De Fatima Morethy Couto

PIERRE RESTANY E AS BIENAIS DE ARTE NOS ANOS 1960: REFLEXÕES SOBRE O SUCESSO DA FÓRMULA VENEZIANA

3535

Maria Luisa Tavora

ARTESANATO OU MEIO DE EXPRESSÃO? NÚCLEOS DE ENSINO DA GRAVURA - SÃO PAULO, 1950/60.

977

Marina Didier Nunes Gallo

ADRIAN PIPER E A CRIAÇÃO DE ESTRANHAMENTOS

940

Marina Ferreira Belo Lopes

TEIAS DE MEMÓRIAS: NARRATIVAS FEMININAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA

1265

Mariurka Maturell Ruiz

A VISUALIDADE FEMININA NAS ARTES PLÁSTICAS DE GUANTÁNAMO-CUBA

883

Matheus Corassa Da Silva

LIMITES ENTRE O SAGRADO E O PROFANO: REPRESENTAÇÕES DO CORPO DE SÃO JOÃO BATISTA EM CARAVAGGIO (1571-1610)

2663

Melissa Vassalli Fábia Kadayan

DO SUBJETIVO AO VISÍVEL: UM DIÁLOGO ENTRE OBRAS DE EDWARD HOPPER E DAVID LYNCH

603

Miguel Antonio Cotrim

A IMAGEM DO PODER: UM OLHAR SOBRE OS CARTAZES ELEITORAIS BRASILEIROS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 1989

909

Milena Corrêa

ARTE E CULTURA VISUAL: ARTICULAÇOES CONCEITUAIS A PARTIR DA NATUREZA-MORTA

965

Mirtes Marins de Oliveira

DIÁLOGO LÚDICO: EQUIPE3 E JOVEM ARTE CONTEMPORÂNEA

3844

Patrícia Pedrosa

O PENSAMENTO GRÁFICO EM EMANOEL ARAÚJO E MARIA BONOMI

1358

Paulète Cristiane de Oliveira

RESSONÂNCIAS E COLAGEM: CONTRIBUIÇÕES DELEUZEANAS AO CONTEXTO ARTÍSTICO CONTEMPORÂNEO

174

Paulo Gomes

ARTIS – UMA REVISTA DE ARTE E CULTURA NO RIO GRANDE DO SUL DOS ANOS 1980

2107

Paulo Silveira

A EDIFICAÇÃO DE UMA IDENTIDADE DA ARTE FEMINISTA EM FRESNO E LOS ANGELES NA PRIMEIRA METADE DOS ANOS 1970

2957

Pedro Cupertino

GUILHERME PETERS E O ANACRONISMO REVOLUCIONÁRIO

2982

Priscila Christmann Lorusso de Lima

CY TWOMBLY: ELOGIO AO ILEGÍVEL

773

Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro

A DESCONSTRUÇÃO DA FUNCIONALIDADE EM SUSAN ALDWORTH

1471

Renata de Fatima da Costa Maués Rosangela Marques de Britto

A “VOZ DO SANGUE” DE MANOEL PASTANA: ÁLBUM DO ARTISTA

1456

Rosangela Cherem Anna Karoline Moraes Silva

SOBRE CERTAS MÁQUINAS NA ARTE CONTEMPORÂNEA E SEUS FANTASMAS NA HISTÓRIA DA ARTE.

472

Sandra Makowiecky

HISTÓRIA DA ARTE COMO PARTILHA DE UM MUNDO POR VIR E A CRIAÇÃO DE UMA COMUNIDADE SENSÍVEL

1967

Sheila Cabo Geraldo

MEMÓRIA: EXIGÊNCIA E RESISTÊNCIA

3732

Sofia Bauchwitz

DO DEVIR ERRANTE À NÃO-IDENDIDADE NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÁNEAS: UM BREVE RELATO SOBRE MAPAS

2065

Sofia Inda

O LUGAR DO ARTÍFICE NO RIO DE JANEIRO OITOCENTISTA: AS CORPORAÇÕES DE OFÍCIO E O ESTATUTO DE ARTISTA

748

Tammy Senra Fernandes Genú

“HOMENAGEM A OSWALDO GOELDI” - A POESIA COMO CRÍTICA DE ARTE E A PRESENÇA DE GOELDI NA COLEÇÃO DO POETA MURILO MENDES

733

Telma Fath

DIÁLOGOS ENTRE A FOTOGRAFIA E A PINTURA

214

Valter Frank De Mesquita Lopes

A QUESTÃO DO ESTILO NOS ESTUDOS DE OBRAS DE ARTE

1787

Vera Pugliese

NOTAS SOBRE UM RETORNO: A ABSTRAÇÃO MODERNA E SUAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE

3856

Virginia de Fátima de Oliveira e Silva

JOSÉ MARIA DE SOUZA: A XILOGRAVURA DOS ANDARILHOS EM SALVADOR

3342

Vitor Marcelino

O ESPAÇO SOBREPOSTO: A EXPERIÊNCIA CAMINHANTE DE ROBERT SMITHSON EM PASSAIC

3119

Yacy Ara Froner Luiz Antônio Cruz Souza

GEOGRAFIA IMAGÉTICA DE UMA GEOMETRIA EXPERIMENTAL

2382