Comitê 1 • CHTCA

Comitê História, Teoria, Crítica de Arte

COORDENADORES: Profa. Dra. Madalena Zaccara [UFPE], Profa. Dra. Neiva Maria Fonseca Bohns [UFPEL] e Profa. Dra. Nara Cristina Santos [UFSM]

Nome ARTIGOS Página

Aline Barbosa da Cruz Prudente

A EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL SURREALISTA DE 1938 E O DIÁLOGO DO SURREALISMO COM A MODA

545

Ana Lucia Beck

OLHAR INQUIETO – O GESTO POÉTICO EM SEGALL E DRUMMOND

1279

Ana Paula França

Ronaldo de Oliveira Corrêa

OS CURADORES DA BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN: TRAJETÓRIAS EM RELAÇÃO

2732

Ana Priscila Costa

O MUSEU CAMILLE CLAUDEL: APONTAMENTOS SOBRE ACERVOS, INSTITUIÇÕES E A IMAGEM DAS ARTISTAS MULHERES

3433

Angela Grando

CÍCERO DIAS - MATRIZES PARA UMA POÉTICA

1077

Aniely Cristina Mussoi

A DIVERSIDADE DO NADA: OS PROBLEMAS DO VAZIO NA ARTE

3164

Annádia Leite Brito

ENTRE CINEMA E FOTOGRAFIA, UMA POTÊNCIA DISRUPTIVA

989

Célia Maria Antonacci

MEMÓRIA E ESCRAVATURA NAS POÉTICAS DE SIDNEY AMARAL

159

Christina Zaccarelli

ISSO É SÓ O COMEÇO: SOBRE A OFICINA DE IMAGINAÇÃO POLÍTICA, DE AMILCAR PACKER, NA 32a BIENAL DE SÃO PAULO

2379

Cristina Pierre de França

A ILUSÃO NOS PANORAMAS E NAS VIDEOINSTALAÇÕES

2711

Dalmo de Oliveira Souza e Silva

ABAPORU E A "INVENÇÃO" DA ARTE BRASILEIRA

533

Daniely Meireles do Rosário

LUGARES TRANSITÓRIOS DO PINTOR POPULAR: A PAISAGEM DECORATIVA EM PAREDES E MUROS NA CIDADE

2525

Dilson Rodrigues Midlej

PSEUDOMORFISMO E ARTE BAIANA

330

Dulce Regina Baggio

Osinski Iriana Nunes Vezzani

A "VÊNUS DE URBINO" ENTRE A GALERIA UFFIZI E A GALERIA ILLUSTRADA: TENSÃO ENTRE EXPERIÊNCIA E EXPECTATIVA (1889)

1615

Ellen Lima

A COR BEUYS - A COR COMO ATRIBUTO DO MATERIAL E SEUS DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS E FILOSÓFICOS

3504

Felipe Bernardes Caldas

A CRÍTICA ENQUANTO FETICHE NA OBRA DE PAULO NAZARETH

161

Fuviane Galdino Moreira

UM OLHAR SOBRE OS USOS E AS FUNÇÕES DAS VESTIMENTAS NA IMAGINÁRIA CRISTÃ

594

Germana Konrath

Paulo Edison Belo Reyes

ÀS VEZES FAZER ALGO NÃO LEVA À NADA: A OCUPAÇÃO DO TEMPO NA POÉTICA URBANA DE FRANCIS ALŸS

1545

Gustavo Lopes de Souza

FALSAS RUÍNAS EM BELÉM DO PARÁ

708

Isabel Cunha de Almeida

Marcelo Conrado

ENTRE MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE AUTORIA, OBRA E SUAS IMPLICAÇÕES JURÍDICAS

4332

Jeims Duarte dos Santos

A PINTURA REALISTA ENTRE O GUETO E O "BUNKER": O CASO DA COLEÇÃO DE ARTE FIGURATIVA NO SÉCULO XXI DO MEAM BARCELONA

412

José Minerini Neto

REGINA SILVEIRA: OS ANOS INICIAIS

756

Kethlen Santini

A BRUXARIA EM HÄXAN: PROVOCAÇÕES, CLICHÊS E TERROR NA REPRESENTAÇÃO DA MULHER

1001

Leíla de Souza Teixeira

CATÁLOGOS DE MEMÓRIAS, REORDENAÇÕES DE MUNDO: O COLECIONISMO DE ELIDA TESSLER DESDE SUAS FONTES LITERÁRIAS

4292

Lilian Hack Édio Raniere

FISSURAS NA HISTÓRIA: ARTE E VIDA EM NIETZSCHE

505

Luana Maribele Wedekin

VLADÍMIR MAIAKÓVSKI: TENSÕES ENTRE O CULTO AO ARTISTA HERÓI/REVOLUCIONÁRIO E O PRINCÍPIO DO ANONIMATO

842

Lucas Gorzynski

ESTRANHAR A PLANIFICAÇÃO DO SENSÍVEL: PENSAR PROJETO PELAS PAISAGENS COLONIAIS DE WILLIAM KENTRIDGE

3347

Luciane Ruschel Nascimento Garcez

PAULO GAIAD E A POÉTICA DA MELANCOLIA

684

Luciano Vinhosa

CONJUNÇÕES DISJUNTIVAS NA COLAGEM FOTOPERFORMANCE E ANACRONISMO

1419

Luiz Alberto Ribeiro Freire

AS MAQUINETAS DOS HUMILDES: O MARAVILHOSO DELICADO, DIMINUTO E AFETIVO FEMININO

4024

Lyana Guimarães Martins

ESSE ALGO QUE ACONTECE: EM TORNO DAS RELAÇÕES ENTRE TEMPO, PERCEPÇÃO E EXPERIÊNCIA ARTÍSTICA

1343

Márcia Helena Girardi Piva

A OBRA DE ARTE COMO ALIMENTO E FERRAMENTA: A METAMORFOSE DO TEMPO NA PERCEPÇÃO DA NATUREZA PELO HOMEM

798

Marcus Vinicius de Paula

A PINTURA HISTÓRICA DOS VENCEDORES E DOS EXCLUÍDOS

40

Maria Antonia Couto da Silva

O GRUPO GRIMM: A RENOVAÇÃO DA PINTURA DE PAISAGEM E A REPERCUSSÃO NA IMPRENSA NO FIM DO SÉCULO XIX

3407

Maria Luisa Luz Tavora

TERRITÓRIO POÉTICO: MÚLTIPLOS TEMPOS NAS GRAVURAS DE ROSSINI PEREZ, ARTHUR LUIZ PIZA E FAYGA OSTROWER

1531

Nilza Cristina Taborda de Jesus Colombo

MEMÓRIA E REGISTRO EM SANTO AMARO DO SUL

1868

Niura Legramante Ribeiro

IMAGENS FOTOGRÁFICAS DE REMINISCÊNCIAS PICTÓRICAS

2409

Patricia Kiss Spineli

Edson do Prado Pfützenreuter

A VISIBILIDADE DAS EXPOSIÇÕES DE OTTO STUPAKOFF

654

Paula Luersen

DOS ENCONTROS E INCONGRUÊNCIAS DO TEMPO: TORREÃO E PIERRE MENARD

391

Paulo Roberto de Oliveira Reis

COMO ESCREVER O FUTURO – HISTORIOGRAFIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL

1017

Raisa Ramos de Pina

A FIGURA HUMANA COMO METÁFORA DO TEMPO NA NATUREZA-MORTA DE FILIPPO DE PISIS

1493

Raquel Carneiro Amin

Lucia Helena Reily

JOIAS DE ARTISTAS EM EXPOSIÇÃO: ENTRE OS CAMINHOS DA ARTE E DO SURREALISMO

2185

Regilene A. Sarzi-Ribeiro

REGISTROS DA MÁQUINA, MEMÓRIAS DO CORPO: IMAGENS MÉDICAS NA OBRA DE DANIEL CANOGAR

201

Ricardo Henrique Ayres Alves

A CÂMARA CLARA E O DARK ROOM: APROXIMAÇÕES ENTRE O PUNCTUM E A FOTOGRAFIA DE MARK MORRISROE

4148

Rodrigo Maceira

A PALAVRA-MÍDIA EM CARMELA GROSS: DESDOBRAMENTOS NEOBARROCOS

2679

Rosana Horio Monteiro

LABORATÓRIO BONNEVILLE: A PAISAGEM ENTRE A ARTE E A CIÊNCIA

2067

Rosane Andrade de Carvalho

BICHOMORTO E HIERÓGLIFOS: PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DO ARTISTA GOIANO PAULO FOGAÇA

3800

Rosane Teixeira de Vargas

SER MULHER, SER ARTISTA: AS PRIMEIRAS DÉCADAS DA ESCOLA DE ARTES DO RIO GRANDE DO SUL

3749

Rosângela Miranda Cherem

HETEROCRONIAS E CONCOMITÂNCIAS DA HISTÓRIA DA ARTE NA OBRA DE LUIZ HENRIQUE SCHWANKE

1374

Tatiana Maria de Aguiar Tavares

PICTORIALISMO NO SÉCULO XIX – UMA LUTA PELA FOTOGRAFIA COMO CATEGORIA DE ARTE

2699

Thais Franco

APROXIMAÇÃO ENTRE ARTE E IRONIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A CRÍTICA DA OBRA DE PATRICIO FARÍAS

1520

Viviane Baschirotto

A PERSISTÊNCIA DA NARRATIVA DE OFÉLIA A PARTIR DA FOTOGRAFIA DE ALESSANDRA SANGUINETTI

132

Agda Carvalho

CORPOREIDADES VESTÍVEIS

3077