ARTE: SEUS ESPAÇOS E/EM NOSSO TEMPO

O 25º Encontro da ANPAP realizado em setembro de 2016, na cidade de Porto Alegre (RS), teve como tema ARTE: SEUS ESPAÇOS E/EM NOSSO TEMPO.

Na produção contemporânea, em especial, as práticas e o pensamento gerado e difundido por instituições culturais, como museus e galerias, ou culturais e econômicas, como feiras de arte, têm os modos de exposição, difusão, mediação, conservação e exibição pública da arte ressignificados através de outras conexões e interações no espaço e no tempo entre o que fazemos, pensamos e reconhecemos como arte na sociedade e cultura do século XXI. Nesses termos, as análises e interpretações sobre a arte do passado, produzidas em outras formações sociais, em outras culturas, também se iluminam e se aguçam pelos cruzamentos entre discursos e ferramentas metodológicas e conceituais operacionalizadas pelas contribuições oriundas da filosofia, das ciências sociais, ou mesmo através das tecnologias da imagem, como potentes bancos de dados informacionais.

Neste cenário, de complexidades e incertezas, emerge uma indagação: ao assumir-se como “a arte de seu tempo” – tempo de deriva, de fragmentação, de experiências plurisensoriais, de temporalidades e espacialidades múltiplas –, estaria a arte, em suas práticas, eventos e instituições, oferecendo alguma experiência específica ou exercendo em algum grau sua potencialidade crítica cultural e social, em relação ao que outros produtos, gerados pela indústria do entretenimento, podem oferecer, tanto enquanto experiência estética ou nos diferentes modos de ver, sentir e agir no mundo?

Ao todo, tivemos 410 submissões de artigos para o 25º Encontro da ANPAP. Atendendo ao edital e considerando o espaço físico para as apresentações, foram aceitos e apresentados 235 artigos entre os cinco comitês associativos e os oito simpósios temáticos selecionados. Ao todo, tivemos cerca de 500 participantes entre ouvintes, comunicadores e conferencistas.

Importante salientar, aqui, o envolvimento da comunidade acadêmica tanto da Universidade Federal de Santa Maria, onde permaneceu a sede administrativa da ANPAP, quanto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ocorreu o evento. Proporcionaram a realização do evento em Porto Alegre a Pró-Reitoria de Extensão, o Departamento de Difusão Cultural (DDC), o Museu da UFRGS, a direção do Instituto de Artes, a Coordenação do PPGAV e o Departamento de Artes Visuais e Música. Contou-se com a colaboração dos integrantes do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART/UFSM) dos pós-graduandos do PPGART/UFSM e PPGAV/UFRGS, além de acadêmicos de ambas as instituições.