Alexandre Santos |
TUDO É PERMITIDO: A ESCRITA LITERÁRIO-FILOSÓFICA COMO FUNDAMENTO DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA DE ALAIR GOMES |
8 |
Ana Paula Berclaz |
ARTE ABSTRATA NO RIO GRANDE DO SUL:
ANOS 1960–1970 |
25 |
Andréa Bracher,
Maurício Rodrigues Pereira |
EXPRESSÕES DO SURREALISMO NA VISUALIDADE CONTEMPORÂNEA: A FOTOGRAFIA DE MODA DE TIM WALKER |
36 |
Angela Gomes de Souza |
MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR REFLEXÕES SOBRE MUSEU, ARTE CONTEMPORÂNEA E CIDADE |
52 |
Angela Maria Grando Bezerra,
Rodrigo Hipólito dos Santos |
AÇÃO DO ESPECTADOR-AGENTE COMO SUBSTÂNCIA
DA PROPOSTA DE ARTE EM “MOUCHETTE.ORG” |
72 |
Camila Monteiro Schenkel |
UM VÍDEO QUE PASSA, UMA IMAGEM QUE FICA:
POSE E DURAÇÃO EM RETRATOS FILMADOS |
88 |
Carlos Henrique Romeu Cabral |
CONEXÃO RECIFE-PARIS: REFLEXÕES SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PINTURA MODERNISTA BRASILEIRA |
100 |
Caroline Alciones de Oliveira Leite |
CAMADAS DE ESPACIALIDADES: INSTALAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE ARTE EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA |
112 |
Carmen Regina Bauer Diniz,
Clarice Rego Magalhães |
A COLEÇÃO LEOPOLDO GOTUZZO DO MALG: ARTE COMPARTILHADA |
124 |
Daniela Pinheiro Machado Kern |
HANNA LEVY E SUA CRÍTICA AOS ‘CONCEITOS FUNDAMENTAIS’ DE WÖLFFLIN |
138 |
Dilson Rodrigues Midlej |
APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NO BRASIL
E REFERENCIALIDADE HISTÓRICA |
151 |
Edmilson Vitória de Vasconcelos,
Antônio Carlos Vargas Sant’Anna |
SIM OU ZERO: UMA EMERGÊNCIA ARTÍSTICA COLETIVA ENTRE OS GRUPOS DE ARTISTAS E OS COLETIVOS ARTÍSTICOS |
167 |
Felipe Bernardes Caldas |
FOR SALE: A REINVENÇÃO DO “EU”. |
183 |
Fernanda Bastos |
VERA CRUZ: UM DIÁLOGO HISTÓRICO NARRATIVO |
196 |
Fernanda Pequeno da Silva |
OVOS E EXCREMENTOS: ANNA MARIA MAIOLINO |
207 |
Fernando do Nascimento Gonçalves |
DA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA À FOTOGRAFIA COMO HISTÓRIA: POR UMA GENEALOGIA DA FOTOGRAFIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA |
223 |
Francielly Rocha Dossin |
WILSON TIBÉRIO (1916-2005): PRIMEIRAS NOTAS BIOGRÁFICAS SOBRE ‘O NEGRO MAGO DO PINCEL’ |
239 |
Gisele Barbosa Ribeiro |
A PERFORMANCE / O PERFORMATIVO / A PERFORMATIVIDADE: LINGUAGEM E AÇÃO EM PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO LIMITE DAS VANGUARDAS |
255 |
Helena dos Santos Moschoutis |
PUBLICAÇÕES DA 8ª BIENAL DO MERCOSUL COMO DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA ARTE |
272 |
Iaci D’assunção Santos |
DO MONOTEÍSMO AO POLITEÍSMO: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DAS ARTES NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX |
286 |
Igor de Freitas, Priscila Arantes |
Redes e Conexões: diálogos entre ação hacker e arte contemporânea |
302 |
Joana Bosak de Figueiredo |
VESTIR O TEMPO, HABITAR O MUNDO: AS ROUPAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ARTE |
316 |
Katiucya Perigo |
O COLECIONADOR DA MAISON BLANCHE: ARTE E MERCADO |
327 |
Kenny Neoob |
O PROCESSO CRIADOR E O TEMPO EM HÉLIO OITICICA |
342 |
Luiza Abrantes da Graça |
DULCINÉIA CATADORA E RUÍDOS URBANOS: ARTE COLABORATIVA E A BUSCA POR PROTAGONISMO |
357 |
Madalena Zaccara,
Itamar Morgado da Silva |
O CORPO COMO INSTRUMENTO POLÍTICO NA OBRA DE CHRISTINA MACHADO: UMA ARTISTA MULHER PERNAMBUCANA. |
372 |
Marcelo Miguel Conrado |
O ARCO SEM A FLECHA: ARTE INDÍGENA, DIREITOS AUTORAIS E INCLUSÃO CULTURAL |
383 |
Marco Antonio Pasqualini de Andrade |
A DIÁSPORA DO CERRADO: SIGNOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO NA OBRA DE ARTISTAS QUE DEIXARAM A REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO |
397 |
Maria Paula Piazza Recena,
Mônica Zielinsky |
O MOTIVO DO ESPAÇO: O SUL, A PAISAGEM E A ARQUITETURA |
413 |
Maryella Gonçalves Sobrinho |
ESPAÇOS EXPOSITIVOS E EXPOSIÇÕES DE ARTE |
429 |
Mônica Zielinsky |
ARTE E CIÊNCIA. SUAS REDES E FRONTEIRAS ENTRE AS OUSADIAS DA FICÇÃO |
442 |
Niura Legramante Ribeiro |
CIA DE FOTO: TRANSFIGURAÇÕES DE IMAGENS |
459 |
Paula Ramos |
PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO: RELAÇÕES SISTÊMICAS NOS ANOS 1940/1950 |
474 |
Paulo Silveira |
A FACETA TRAVESTIDA DO LIVRO FOTOGRÁFICO |
490 |
Pedro Ernesto Freitas Lima |
DE COMO NELSON LEIRNER TRAVA TRÉGUA COM O FETICHE E O DESNUDA |
507 |
Regilene Sarzi-Ribeiro |
CORPO, ESPAÇO E VÍDEO: TEMPORALIDADES EM REDE |
518 |
Rodrigo Vivas |
CELMA ALVIM - CRÍTICA DE ARTE |
533 |
Rosangela Miranda Cherem |
CONEXÕES: IMAGEM E SAGRADO, VERBO E SEGREDO NAS OBRAS DE CLARA FERNANDES |
548 |
Vicente Martínez Barrios |
DOS RECORTES DE MATISSE AOS CORTES DE LYGIA CLARK |
560 |
Viviane Baschirotto |
A PRESENÇA DA PALAVRA NAS OBRAS DE TATIANA BLASS |
569 |