Comitê 1 • CHTCA


Comitê História, Teoria, Crítica de Arte

COORDENADORES: Afonso Medeiros (UFPA) e Neiva Bohns (UFPel)

Nome ARTIGOS Página
Alexandre Santos TUDO É PERMITIDO: A ESCRITA LITERÁRIO-FILOSÓFICA COMO FUNDAMENTO DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA DE ALAIR GOMES 8
Ana Paula Berclaz ARTE ABSTRATA NO RIO GRANDE DO SUL: ANOS 1960–1970 25
Andréa Bracher,
Maurício Rodrigues Pereira
EXPRESSÕES DO SURREALISMO NA VISUALIDADE CONTEMPORÂNEA: A FOTOGRAFIA DE MODA DE TIM WALKER 36
Angela Gomes de Souza MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR REFLEXÕES SOBRE MUSEU, ARTE CONTEMPORÂNEA E CIDADE 52
Angela Maria Grando Bezerra,
Rodrigo Hipólito dos Santos
AÇÃO DO ESPECTADOR-AGENTE COMO SUBSTÂNCIA DA PROPOSTA DE ARTE EM “MOUCHETTE.ORG” 72
Camila Monteiro Schenkel UM VÍDEO QUE PASSA, UMA IMAGEM QUE FICA: POSE E DURAÇÃO EM RETRATOS FILMADOS 88
Carlos Henrique Romeu Cabral CONEXÃO RECIFE-PARIS: REFLEXÕES SOBRE A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PINTURA MODERNISTA BRASILEIRA 100
Caroline Alciones de Oliveira Leite CAMADAS DE ESPACIALIDADES: INSTALAÇÃO E INSTITUIÇÃO DE ARTE EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA 112
Carmen Regina Bauer Diniz,
Clarice Rego Magalhães
A COLEÇÃO LEOPOLDO GOTUZZO DO MALG: ARTE COMPARTILHADA 124
Daniela Pinheiro Machado Kern HANNA LEVY E SUA CRÍTICA AOS ‘CONCEITOS FUNDAMENTAIS’ DE WÖLFFLIN 138
Dilson Rodrigues Midlej APROPRIAÇÃO DE IMAGENS NO BRASIL E REFERENCIALIDADE HISTÓRICA 151
Edmilson Vitória de Vasconcelos,
Antônio Carlos Vargas Sant’Anna
SIM OU ZERO: UMA EMERGÊNCIA ARTÍSTICA COLETIVA ENTRE OS GRUPOS DE ARTISTAS E OS COLETIVOS ARTÍSTICOS 167
Felipe Bernardes Caldas FOR SALE: A REINVENÇÃO DO “EU”. 183
Fernanda Bastos VERA CRUZ: UM DIÁLOGO HISTÓRICO NARRATIVO 196
Fernanda Pequeno da Silva OVOS E EXCREMENTOS: ANNA MARIA MAIOLINO 207
Fernando do Nascimento Gonçalves DA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA À FOTOGRAFIA COMO HISTÓRIA: POR UMA GENEALOGIA DA FOTOGRAFIA NA ARTE CONTEMPORÂNEA 223
Francielly Rocha Dossin WILSON TIBÉRIO (1916-2005): PRIMEIRAS NOTAS BIOGRÁFICAS SOBRE ‘O NEGRO MAGO DO PINCEL’ 239
Gisele Barbosa Ribeiro A PERFORMANCE / O PERFORMATIVO / A PERFORMATIVIDADE: LINGUAGEM E AÇÃO EM PRÁTICAS ARTÍSTICAS NO LIMITE DAS VANGUARDAS 255
Helena dos Santos Moschoutis PUBLICAÇÕES DA 8ª BIENAL DO MERCOSUL COMO DISPOSITIVOS DE MEMÓRIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA ARTE 272
Iaci D’assunção Santos DO MONOTEÍSMO AO POLITEÍSMO: NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UM CAMPO DAS ARTES NO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX 286
Igor de Freitas, Priscila Arantes Redes e Conexões: diálogos entre ação hacker e arte contemporânea 302
Joana Bosak de Figueiredo VESTIR O TEMPO, HABITAR O MUNDO: AS ROUPAS E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ARTE 316
Katiucya Perigo O COLECIONADOR DA MAISON BLANCHE: ARTE E MERCADO 327
Kenny Neoob O PROCESSO CRIADOR E O TEMPO EM HÉLIO OITICICA 342
Luiza Abrantes da Graça DULCINÉIA CATADORA E RUÍDOS URBANOS: ARTE COLABORATIVA E A BUSCA POR PROTAGONISMO 357
Madalena Zaccara,
Itamar Morgado da Silva
O CORPO COMO INSTRUMENTO POLÍTICO NA OBRA DE CHRISTINA MACHADO: UMA ARTISTA MULHER PERNAMBUCANA. 372
Marcelo Miguel Conrado O ARCO SEM A FLECHA: ARTE INDÍGENA, DIREITOS AUTORAIS E INCLUSÃO CULTURAL 383
Marco Antonio Pasqualini de Andrade A DIÁSPORA DO CERRADO: SIGNOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO NA OBRA DE ARTISTAS QUE DEIXARAM A REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO 397
Maria Paula Piazza Recena,
Mônica Zielinsky
O MOTIVO DO ESPAÇO: O SUL, A PAISAGEM E A ARQUITETURA 413
Maryella Gonçalves Sobrinho ESPAÇOS EXPOSITIVOS E EXPOSIÇÕES DE ARTE 429
Mônica Zielinsky ARTE E CIÊNCIA. SUAS REDES E FRONTEIRAS ENTRE AS OUSADIAS DA FICÇÃO 442
Niura Legramante Ribeiro CIA DE FOTO: TRANSFIGURAÇÕES DE IMAGENS 459
Paula Ramos PINACOTECA BARÃO DE SANTO ÂNGELO: RELAÇÕES SISTÊMICAS NOS ANOS 1940/1950 474
Paulo Silveira A FACETA TRAVESTIDA DO LIVRO FOTOGRÁFICO 490
Pedro Ernesto Freitas Lima DE COMO NELSON LEIRNER TRAVA TRÉGUA COM O FETICHE E O DESNUDA 507
Regilene Sarzi-Ribeiro CORPO, ESPAÇO E VÍDEO: TEMPORALIDADES EM REDE 518
Rodrigo Vivas CELMA ALVIM - CRÍTICA DE ARTE 533
Rosangela Miranda Cherem CONEXÕES: IMAGEM E SAGRADO, VERBO E SEGREDO NAS OBRAS DE CLARA FERNANDES 548
Vicente Martínez Barrios DOS RECORTES DE MATISSE AOS CORTES DE LYGIA CLARK 560
Viviane Baschirotto A PRESENÇA DA PALAVRA NAS OBRAS DE TATIANA BLASS 569