APRESENTAÇÃO

O 24º Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, realizado em setembro de 2015, na cidade de Santa Maria (RS), foi orientado pelo tema COMPARTILHAMENTOS NA ARTE: REDES E CONEXÕES. Na contemporaneidade, em um sistema, definido pela expansão das trocas culturais, decorrentes dos avanços comunicacionais, observamos a permeabilidade das fronteiras que possibilitavam conceber a arte como campo relativamente autônomo. As interações da arte e outras áreas do conhecimento, como a ciência, o design, a tecnologia, a sociologia ou a política, entre outras, manifestam-se tanto através dos projetos e discursos dos artistas, educadores, historiadores da arte, curadores, conservadores, quanto de outros profissionais atuantes nos diferentes circuitos que configuram o sistema de arte. Hoje, as mudanças nas condições de produção, visualização, participação, circulação, distribuição e disponibilização da arte provocam redes e conexões transdisciplinares e demandam investigações elaboradas a partir de problemáticas e metodologias potencialmente críticas, que venham colaborar na ampliação do debate, como também nas proposições de políticas culturais efetivas.

O 24º Encontro da ANPAP fomentou o debate a partir do tema apresentado e dos aportes gerados pelos pesquisadores nas suas investigações, direcionadas para a formação e para a construção do conhecimento no campo da arte, em uma sociedade culturalmente conectada.

Além da organização das comunicações a partir dos comitês, os associados propuseram a realização de doze simpósios temáticos, que atravessaram debates em torno da produção artística contemporânea, arte-educação, práticas colaborativas, processos curatoriais, acervos e coleções, entre outros. Apresentando 291 comunicações, o evento reuniu em Santa Maria cerca de 400 participantes, entre organização, comunicadores e ouvintes. Estiveram presentes, ainda, pesquisadores das cinco regiões do País.

Importante salientar, aqui, o envolvimento da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria para a realização do 24º Encontro da ANPAP. Contamos com o apoio do Reitor, Paulo Afonso Burmann, e do Vice-Reitor da instituição, Paulo Bayard Dias Gonçalves, bem como da Pró-Reitora de Extensão, Teresinha Heck Weiller, e do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Paulo Renato Schneider. Contribuíram, também, o Diretor do Centro de Artes e Letras, Pedro Brum Santos, e a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART–UFSM), Darci Raquel Fonseca. Contamos ainda com a colaboração da Direção do Centro de Ciências Sociais e Humanas através de seu Diretor, Mauri Leodir Lobler, e Vice-diretor, Wanderlei José Ghilardi. Participaram ativamente da organização e realização do evento os integrantes do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (LABART), os alunos da graduação do Curso de Artes Visuais e os mestrandos do PPGART.

Nara Cristina Santos
Ana Maria Albani de Carvalho