O Relógio Solar foi inaugurado no 41° aniversário da UFSM, dia 14 de dezembro de 2001, às 14horas e trinta minutos, em data e horário da assinatura do ato de fundação da Universidade Federal de Santa Maria no ano de 1960. Localizado na Praça Santos Dumont, junto ao Planetário, na Cidade Universitária, teve como participantes do projeto Francisco José Mariano da Rocha, Débora Barros Sartori, Francisco José Mariano da Rocha Filho e Hugo Blois Filho.

Para funcionar corretamente todo relógio solar precisa ser calculado para a latitude e longitude do local onde será instalado. As partes de um relógio solar são o gnômon, a sombra e as linhas horárias, podendo também conter a linha de declinação e marcas comemorativas. O gnômon, também chamado de “estilo”, é o objeto que projeta a sombra em um relógio solar, assumindo o papel de ponteiro. Diariamente o sol em seu trajeto aparente no céu projeta através do gnômon uma linha de sombreamento.

O Relógio Solar foi escolhido como referência visual para criação de estampas referente ao Campus da UFSM, pelo fato de ser um monumento comemorativo da fundação da Universidade. O projeto “Design de Estampas para Produtos Têxteis da Grife da Universidade Federal de Santa Maria” foi desenvolvido no Curso de Especialização em Design para Estamparia, CAL/UFSM, de autoria da Especialista Dayane Cabral Ziegler, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Nara Cristina Santos, em 2009.